Para se destacar no mercado automotivo, você precisa conhecer as novidades que envolvem o seu segmento. Também é importante manter-se sempre atualizado.

No entanto, você sabe como capacitar um mecânico de automóveis, para que ele trabalhe com o segmento automotivo? Saiba que além de cursos é possível acessar canais com dicas muito importantes.

Quer conferir tudo com a gente? Então, siga com a leitura!

Especialize-se  

Há muitas empresas que atendem públicos específicos. Algumas oficinas mecânicas são especializadas em carros clássicos, veículos a diesel ou motos.

O mecânico de automóveis precisa focar em seu preparo para atingir o público alvo. Se esse é o seu caso, estude sobre as demandas que você atende em seu dia a dia. Tenha foco, é possível aprender melhor e mais rapidamente.

Busque cursos a distância

Você pode buscar por cursos online de mecânica. Eles são bons porque não comprometem o seu horário de trabalho ou lazer. Também não exigem deslocamento e são mais acessíveis financeiramente. Por esses motivos, são excelentes opções para se manter atualizado.

Acesse blogs sobre o assunto

Blogs também são uma boa maneira de você manter um mecânico de automóveis atualizado. Um exemplo de blog com dicas mecânicas é o da Engecass. Além de você aprender um pouco sobre novidades automotivas, você também se informa sobre equipamentos automotivos.

Inscreva-se em canais do YouTube

No entanto, se você gosta de aprender conteúdos em vídeo, existem vários canais no YouTube que são excelentes.

Em alguns canais, você se depara corretamente vários modelos de veículos, apresentam novas ferramentas, passam dicas de comunicação e gestão da oficina. Entretanto, indicamos que você siga canais conhecidos e confiáveis.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Participe de fóruns

Outra maneira de manter os fóruns de discussão sempre atualizados é usar ferramentas para você compartilhar experiências, aprender com os erros de outras pessoas e tirar as suas dúvidas. A única recomendação é ter cuidado com pessoas desinformadas ou mal intencionadas.

Para quem trabalha com oficina mecânica, um bom fórum para seguir é o jornal Oficina Brasil. Ele conta com milhares de mecânicos e muitos participantes são grandes especialistas em determinados sistemas automotivos.

Alguns deles passam dicas valiosas para quem deseja acompanhar a página. Sempre que puder, entre e participe das discussões do grupo.

Leia revistas, jornais e sites de empresas especializadas

Há vários sites com informações valiosas para você que deseja manter um mecânico de automóveis sempre atualizado.

Por isso, você pode buscar por jornais e revistas. Assim, você poderá aprender um pouco mais sobre lançamentos de veículos, equipamentos, ferramentas automotivas e peças. Também dá para se informar sobre as tecnologias que poderão fechar nas indústrias automotivas.

Entre os principais canais, podemos destacar: sites como Quatro Rodas, AutoEsporte e Notícias Automotivas, e jornais como Oficina Brasil, Correio Mecânico e Balcão Automotivo. Também há opções de revistas como Reparação Automotiva, O Mecânico, Oficina Brasil e Mercado Automotivo.

Acesse os canais das indústrias e dos distribuidores de equipamentos

Indústrias e distribuidores de equipamentos criam canais exclusivos para o atendimento dos mecânicos. Nos sites e nos canais você conta com informações valiosas que reparam até modelos sofisticados.

Se você quiser saber as novidades do setor automotivo, a maioria das montadoras anuncia suas novidades nas páginas especializadas.

Faça parcerias com fábricas e distribuidores de autopeças

Também é importante fazer parcerias com fábricas e distribuidores de autopeças. Assim, você poderá valorizar ainda mais as oficinas mecânicas.

Tenha um contato direto com os promotores e assistentes técnicos. Você poderá também participar de seminários, palestras e cursos. Esses treinamentos costumam ser gratuitos, contar com certificados e serem valorizados no setor.

Manter o mecânico de automóveis sempre atualizado é muito importante para a sua oficina se destacar no mercado automotivo.

Afinal, cada ano que passa, os automóveis estão cada vez mais tecnológicos. Além disso, você precisa aprender como utilizar equipamentos como elevadores, balanceadoras de rodas e alinhadores.

E para ter o conhecimento, é importante adquirir aparelhos de empresas que dão assistência técnica e treinamentos para sua equipe de profissionais.

Quer saber um pouco mais porque você deve manter o mecânico de automóveis sempre atualizado? Leia o nosso próximo post e aprenda tudo sobre a profissionalização de mecânico!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass