11 dicas certeiras para captar clientes para sua oficina mecânica

9 abr, 2019 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica | 0 Comentários

As oficinas mecânicas modernas estão cada vez mais preocupadas em captar clientes. Por isso, o espaço é mais organizado, limpo, aconchegante e tecnológico. No entanto, para atrair clientes de verdade é necessário ir além de todo esse ambiente.

É preciso criar algumas estratégias que podem ser colocadas em prática, tanto por você, quanto por sua equipe.

Para você que deseja se informar um pouco mais sobre o assunto, continue lendo o nosso post. Nele, vamos apresentar 11 dicas certeiras para você atrair mais consumidores!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar gratuitamente | Engecass

1. Conheça seus clientes

Essa, é sem dúvidas, é a primeira dica para você captar clientes. Não dá para atraí-los sem conhecê-los. Alguns consumidores preferem um atendimento mais rápido, enquanto outros, desejam uma abordagem mais personalizada.

Por isso, você não pode oferecer o mesmo atendimento para todos os clientes. Isso é um erro e deve ser evitado.

Mas então, qual é a solução? Você pode ter um programa que ajude a coletar dados e hábitos dos seus consumidores. Desta forma, você poderá oferecer o atendimento que cada cliente precisa.

2. Priorize a organização da sua oficina para captar clientes

Mantenha a organização da sua oficina mecânica. Priorize um ambiente limpo e confortável, tanto para os seus colabores quanto para os clientes.

Você deve mostrar para quem procura os seus serviços, que o seu empreendimento é confiável. Portanto, mantenha as paredes limpas e o local iluminado. Desta maneira, você terá mais credibilidade com seus clientes.

3. Invista em equipamentos e recursos tecnológicos

Outra forma de captar clientes para as oficinas mecânicas, é investir em equipamentos e recursos tecnológicos.

Atualmente, também existem várias ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas em seu negócio. Uma boa maneira é oferecer ao cliente condições para que ele acompanhe o que está sendo feito no veículo.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação!

Dá também para fotografar os automóveis e disponibilizar as imagens em um canal online para que os proprietários acompanhem em tempo real o andamento dos trabalhos.

Outra dica é oferecer o atendimento via WhatsApp e também contar com equipamentos que facilitam o seu trabalho na oficina mecânica ou no auto center.

Um dos equipamentos que você deve investir são os elevadores automotivos que ajudam a suspender os carros para que o serviço seja executado com mais tranquilidade e segurança.  Além de aumentar a confiança do consumidor, investir em tecnologia ajuda a captar clientes e agrega valor ao seu negócio.

4. Pense nas mulheres que gostam de automóveis

Se engana quem pensa que somente os homens buscam os serviços de uma oficina mecânica. Cada vez mais as mulheres são independentes, têm seu carro que é utilizado para o trabalho ou para o lazer.

Portanto, você deve pensar em atrair esse público para o seu negócio. Para isso, invista em estratégias que possam fazer as mulheres lembrarem da sua oficina mecânica.

Uma dessas dicas é contratar um profissional de beleza para oferecer serviços de corte de cabelo, tratamento de pele e manicure.

Com certeza, a sua oficina terá muitas clientes! Essa dica se refere a um atendimento personalizado e, portanto, você não deve esquecer de que as mulheres procuram sempre por esses serviços de beleza.

5. Tenha um site completo

Para captar clientes você deve ter um site completo. Ter esse tipo de canal faz toda a diferença para sua oficina ou auto center.

Por isso, pense em um portal com páginas e informações de contato, telefone e endereço. Também não se esqueça de trabalhar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e a produção de conteúdo para que seu website esteja posicionado nas buscas do Google.

6. Faça promoções para captar clientes

A promoção é uma excelente estratégia para atrair consumidores para sua oficina mecânica. Com ela, você fideliza os clientes valiosos já existentes e aumenta os seguidores nas redes sociais.

Portanto, pense em quais promoções você pode fazer. Uma ideia é fazer uma oferta gratuita de um produto ou serviço e pedir para que os seguidores de sua fan page curtam o post, compartilhem e comentem. Assim, você amplia a presença online do seu negócio e ganha a visita de um futuro cliente.

7. Capacite a sua equipe

A capacitação da equipe é um dos segredos para manter a sua oficina ou o seu auto center sempre cheios! Você precisa ter colaboradores ágeis, que cumpram com os prazos estabelecidos e que sejam capacitados para utilizar programas como o de gestão de oficinas mecânicas. Com esse conhecimento, seus colaboradores poderão atender as necessidades dos seus clientes.

8. Invista nas redes sociais

O Facebook e o Instagram são duas redes perfeitas para você vender seus produtos e serviços. Por isso, crie uma fanpage da sua oficina mecânica.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do setor automotivo! | Engecass

Ao iniciar o processo de criação da sua página, classifique-a como “negócio local”. Isso ajudará aos usuários localizarem sua empresa no mapa. Desta maneira, sua oficina aparecerá mais para o público que reside ou está próximo a ela.

9. Tenha bons fornecedores

É importante você ter bons fornecedores de peças automotivas e materiais para captar clientes, pois quando você trabalha com peças de qualidade, passa mais credibilidade e confiança.

Então, não se esqueça que os fornecedores são como agentes que agregam valor aos serviços da sua oficina mecânica. Por isso, invista em boas parcerias que possam lhe dar prazos flexíveis de pagamento.

10. Use o Google Meu Negócio

Já falamos sobre você ter um site, certo? Depois de ele pronto e completo você deverá cadastrá-lo no Google Meu Negócio. Desta forma, conquistará clientes para sua oficina mecânica.

Esta ferramenta ajuda a promover o seu negócio, já que quando o usuário procura pelo serviço, ele tem acesso às informações sobre o seu site e a sua empresa.

Assim, a sua oficina ou seu auto center serão exibidos no Google Maps para buscas na sua região e no Google +. Isso possibilitará alcançar mais pessoas que poderão se tornar verdadeiros clientes.

11. Invista no e-mail marketing

Usar estratégias de marketing digital automotivo é um diferencial para sua oficina. E uma das estratégias mais importantes está o e-mail marketing. Ele é mais uma boa ferramenta para você captar clientes.

Você já deve ter percebido que as pessoas adoram se sentir especiais e quando alguma empresa faz uma ação que as valorizam e as tornam únicas  — essa experiência é sempre um sucesso.

Então, para usar o e-mail marketing como se deve, você pode montar sua lista de e-mails com o banco de dados que já possui na sua oficina e ainda criar uma landing page para captar informações dos visitantes do seu site.

Isso será importante para você criar e-mails e oferecer descontos e brindes exclusivos apenas para quem recebeu aquele e-mail.Invista em estratégias de marketing para melhorar e aumenta o desempenho da sua empresa

E você pode ser criativo e colocar gatilhos mentais como: cliente VIP; apenas neste fim de semana; serviço de troca de óleo grátis; na compra de um acessório para o seu carro, ganhe outro. Essas estratégias vão captar clientes para o seu empreendimento.

Além dessas ideias, o marketing oferece inúmeras possibilidades para você atrair mais clientes de acordo com o seu orçamento e conhecimento na área.

Caso você tenha dificuldades para implantar alguma ideia na sua oficina mecânica ou no auto center, procure um profissional da área de marketing digital.

Viu como é possível captar clientes? Agora que você já sabe o que fazer, coloque as nossas dicas em prática e conquiste mais consumidores para sua oficina ou auto center!

Quer ler mais dicas incríveis? Baixe o nosso e-book e aprenda a precificar o valor da hora de mão de obra!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *