O elevador para carros é o equipamento que não pode faltar na hora de você oferecer o serviço de vistoria em automóveis.
Só para lembrar, a vistoria veicular verifica as condições de segurança e a emissão de poluentes dos veículos em circulação no Brasil. Ela é obrigatória para veículos com mais de três anos rodados ou comerciais e de frota de empresa.
No entanto, você só poderá oferecer serviços de vistoria se tiver equipamentos adequados como o elevador para carros. E esses equipamentos também devem ser aprovados pelo INMETRO.
Entretanto, por que adquirir um elevador para carros na sua vistoria? Essa é a pergunta que vamos responder neste post. Acompanhe a leitura!
O que é verificado na vistoria automotiva?
- Sistema elétrico;
- Sistema de iluminação;
- Sistema de sinalização;
- Espelhos retrovisores interno e externo;
- Limpadores de para-brisa;
- Pala interna de proteção contra o sol;
- Velocímetro;
- Buzina;
- Dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência;
- Extintor de incêndio;
- Freios de estacionamento e de serviço com comandos independentes;
- Cintos de segurança;
- Roda sobressalente;
- Para-choques dianteiro e traseiro;
- Rodas e pneus;
- Sistemas componentes complementares;
- Portas, tampas e fechaduras;
- Vidros, janelas e bancos;
- Sistema de alimentação de combustível e reservatório;
- Sistema de exaustação de gases;
- Carroceria;
- Chassi/Estrutura do Veículo.
O que pode acontecer com quem não faz vistoria automotiva?
Quem não faz a vistoria veicular comete infração grave. Também paga multa de R$195,23 e tem o automóvel apreendido pelo Detran. Sem a vistoria automotiva não é possível fazer o licenciamento do veículo. Ou seja, a pessoa que não está em dia não pode andar com o automóvel.
Por que possuir um elevador para carros na sua vistoria
?
É importante que a empresa credenciada pelo Detran para o serviço de vistoria tenha um elevador para carros. Além de facilitar todo o trabalho, com esse equipamento pode ser observado itens na hora da vistoria que não são fáceis de serem vistos.
O equipamento oferece segurança na hora da sua operação e facilita o atendimento de mais pessoas e em menos tempo.
Quais equipamentos ter para abrir uma empresa de vistoria?
Os requisitos para abrir uma empresa de vistoria podem variar de acordo com as regras do Detran do seu estado. Por isso, cheque o site antes de abrir a sua empresa. Mas para que você tenha ideia dos equipamentos que irá precisar, separamos uma lista completa:
- Aparelho medidor de espessura com certificado emitido pela Rede Brasileira de Calibração (RBC);
- Paquímetro para sulcos de pneus com certificado emitido pela RBC;
- Elevador automotivo com capacidade mínima para elevar um automóvel de até 2,5T;
- Câmera IP tipo fixa para filmagem panorâmica;
- Dispositivo móvel com capacidade para processar tablet ou smartphone e integrar sistema homologado pelo Detran da sua cidade;
- Computador desktop com capacidade mínima core i5 (ou similar), 8GB de RAM e HD de 1TB;
- Ter internet mínima de upload de 1 MB;
- Leitor biométrico de impressão digital compatível com os requisitos previstos pelo Detran da sua cidade.
Como ser uma empresa credenciada de vistoria?
Em primeiro lugar, você deve se credenciar ao Detran. Busque informações no escritório local e cumpra com as exigências do órgão.
Tire dúvidas a respeito do elevador para carros. Caso você ainda não saiba qual é o melhor modelo de equipamento, entre em contato com empresas como a Engecass, que fabricam elevadores automotivos. Com certeza, haverá um profissional para ajudar na sua escolha.
Além disso, com a autorização do Detran você poderá emitir laudos de vistoria que tenham validade em órgãos oficiais.
Com o serviço de vistoria, você só terá a ganhar, já que irá economizar o tempo precioso de quem procura pelos serviços vistoria automotiva.
Quem deve fazer a vistoria?
A vistoria é obrigatória para a transferência de propriedade (compra/venda). Ela também é necessária para seu cliente regularizar a documentação do automóvel ou informar a mudança de domicílio.
Portanto, ter um serviço de vistoria pode ser muito lucrativo, pois você vai oferecer algo diferenciado e que todo motorista um dia irá precisar. Portanto, vale a pena ter um elevador para carros e oferecer a vistoria automotiva.
Qual é a importância de realizar a vistoria veicular para transferência?
A vistoria veicular para transferência garante a segurança de quem compra um automóvel usado. O objetivo é atestar que o veículo está conservado e em dia com a sua manutenção preventiva.
Além disso, a vistoria assegura ao novo proprietário que não foram realizadas adulterações no veículo e confere mais segurança ao trânsito.
Agora você entendeu porque deve possuir um elevador para carros na vistoria, não é verdade? Portanto, opte pelos equipamentos da Engecass para ter garantia de um ano e qualidade na aquisição dos equipamentos.
Quer conhecer o nosso elevador para vistoria? Acesse o link e confira mais esse produto da Engecass!
0 comentários