Como-explicar-ao-seu-cliente-a-importância-da-manutenção-preventiva-do-carro

Como explicar ao seu cliente a importância da manutenção preventiva do carro

A manutenção preventiva deve ser feita em todos os automóveis. Esse serviço é uma maneira de prevenir avarias ou acidentes.

Além disso, realizar as inspeções nos freios, verificar o nível dos fluídos, trocar o óleo e calibrar os pneus são manutenções que precisam ser feitas regularmente.

No entanto, como explicar ao seu cliente a importância da manutenção preventiva? Pensando em te ajudar, preparamos este post com algumas dicas. Confira!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Qual é a importância da manutenção preventiva do automóvel?

Não há nada pior para o proprietário do automóvel do que encontrar problemas no carro ou ter o veículo quebrado em alguma área remota, não é verdade? Esses incidentes podem ser evitados se o veículo do seu cliente for inspecionado regularmente.

Além disso, quando o cliente compra um carro novo ou usado, este é um investimento caro que exige um cronograma de manutenção para proteger o bem e evitar reparos e avarias caras.

Portanto, a manutenção preventiva do carro é muito importante para aumentar a vida útil e melhorar o desempenho. As pessoas com orçamentos apertados negligenciam, muitas vezes, que os seus carros obtenham uma verificação de manutenção de rotina.

No entanto, os veículos mal mantidos podem causar milhares de acidentes e colisões a cada ano.

O que verificar na hora da manutenção preventiva?

Para manter o carro funcionando com o máximo de eficiência e prolongar sua vida útil, existem várias medidas de manutenção que você deve realizar rotineiramente.

Portanto, você deve instruir o seu cliente para que ele consulte o manual do fabricante e leve o veículo até a sua oficina nos intervalos sugeridos. Na hora da manutenção preventiva, é preciso verificar:

Os pneus

Os pneus suportam todo o peso do automóvel. Eles têm um papel vital no desempenho geral. Ao fazer as verificações regulares dos pneus, você pode encontrar alguns problemas que causam acidentes graves. Os pneus carecas podem deslizar sobre o asfalto.

Já os super-inflados são rígidos. Isso torna a direção do automóvel mais difícil e o desgaste do pneu de forma desigual.

Entretanto, quando você mantém a pressão de ar ideal, o carro fica mais seguro, o desempenho da condução é melhorado, a vida dos pneus é aumentada e o custo de combustível é reduzido.

A troca de óleo e filtro

A troca de óleo e filtro é o requisito de manutenção preventiva mais comum para melhorar o desempenho do automóvel. Quando a mudança de óleo é regularmente agendada é possível que um dos trabalhos de manutenção seja de maior importância porque é inestimável para a vida do motor.

Enquanto a lubrificação do motor com óleo reduz o desgaste e a fricção, ele leva calor longe de outras áreas críticas e deixa as peças do motor funcionando mais frias.

Uma troca de óleo regular também combate a ferrugem e a corrosão, e reduz o ruído do motor. Quando combinado com o filtro de óleo, ele também remove impurezas contaminantes.

Os freios

Os freios garantem a segurança do automóvel. Eles são os componentes mais críticos do carro. Os automóveis têm muitas características melhoradas em relação aos freios, mas eles ainda devem ser submetidos a controles de manutenção regulares para evitar falhas e reparos mais onerosos.

A manutenção dos freios deve ocorrer pelo menos uma vez por ano. Você deve explicar ao cliente que é preciso verificar a condição do sistema hidráulico, pois em caso de problemas operacionais, um mecânico deve ser procurado o mais rápido possível.

A suspensão

É preciso dar uma atenção especial ao conjunto e suspensão dos veículos. Um automóvel com a suspensão desgastada ou mal acondicionada pode ficar extremamente desconfortável e pouco seguro, podendo acarretar graves acidentes em função da falta de manutenção preventiva.

De quanto em quanto tempo a manutenção preventiva deve ser feita?

A manutenção preventiva deve ser feita de acordo com a quilometragem indicada pelo fabricante do automóvel. Isso vem escrito no manual do proprietário do veículo. Geralmente, a indicação é que ela seja feita de seis em seis meses.

[casal graxinha] O melhores Elevadores Automotivos a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Nos veículos usados, a recomendação é seguir a sequência indicada para as primeiras revisões sugeridas pelo fabricante.

No caso de viagens mais longas, o automóvel sempre deverá passar pela verificação dos principais itens como pneus, suspensão, filtros, freios, óleo, etc. Você deve orientar o seu cliente que a manutenção preventiva não diz respeito apenas ao meio de transporte, mas ao bolso e a segurança dele e de outros ocupantes do carro.

Também oriente para que o cliente não seja pego desprevenido. Peça que ele crie uma reserva financeira para que o automóvel nunca fique sem a devida manutenção e ele possa andar tranquilo.

Agora que você já sabe como orientar seu cliente sobre a manutenção preventiva, poderá lucrar ainda mais na sua oficina mecânica ou auto center, não é verdade? Seja atencioso com seus clientes e ofereça os melhores serviços!

Gostou do conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e saiba como fazer a manutenção preventiva dos veículos a gás!

Deixe seu comentário
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.