Como explicar ao seu cliente a importância da manutenção preventiva do carro

10 set, 2019 | Super Dicas | 0 Comentários

A manutenção preventiva deve ser feita em todos os automóveis. Esse serviço é uma maneira de prevenir avarias ou acidentes.

Além disso, realizar as inspeções nos freios, verificar o nível dos fluídos, trocar o óleo e calibrar os pneus são manutenções que precisam ser feitas regularmente.

No entanto, como explicar ao seu cliente a importância da manutenção preventiva? Pensando em te ajudar, preparamos este post com algumas dicas. Confira!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Qual é a importância da manutenção preventiva do automóvel?

Não há nada pior para o proprietário do automóvel do que encontrar problemas no carro ou ter o veículo quebrado em alguma área remota, não é verdade? Esses incidentes podem ser evitados se o veículo do seu cliente for inspecionado regularmente.

Além disso, quando o cliente compra um carro novo ou usado, este é um investimento caro que exige um cronograma de manutenção para proteger o bem e evitar reparos e avarias caras.

Portanto, a manutenção preventiva do carro é muito importante para aumentar a vida útil e melhorar o desempenho. As pessoas com orçamentos apertados negligenciam, muitas vezes, que os seus carros obtenham uma verificação de manutenção de rotina.

No entanto, os veículos mal mantidos podem causar milhares de acidentes e colisões a cada ano.

O que verificar na hora da manutenção preventiva?

Para manter o carro funcionando com o máximo de eficiência e prolongar sua vida útil, existem várias medidas de manutenção que você deve realizar rotineiramente.

Portanto, você deve instruir o seu cliente para que ele consulte o manual do fabricante e leve o veículo até a sua oficina nos intervalos sugeridos. Na hora da manutenção preventiva, é preciso verificar:

Os pneus

Os pneus suportam todo o peso do automóvel. Eles têm um papel vital no desempenho geral. Ao fazer as verificações regulares dos pneus, você pode encontrar alguns problemas que causam acidentes graves. Os pneus carecas podem deslizar sobre o asfalto.

Já os super-inflados são rígidos. Isso torna a direção do automóvel mais difícil e o desgaste do pneu de forma desigual.

Entretanto, quando você mantém a pressão de ar ideal, o carro fica mais seguro, o desempenho da condução é melhorado, a vida dos pneus é aumentada e o custo de combustível é reduzido.

A troca de óleo e filtro

A troca de óleo e filtro é o requisito de manutenção preventiva mais comum para melhorar o desempenho do automóvel. Quando a mudança de óleo é regularmente agendada é possível que um dos trabalhos de manutenção seja de maior importância porque é inestimável para a vida do motor.

Enquanto a lubrificação do motor com óleo reduz o desgaste e a fricção, ele leva calor longe de outras áreas críticas e deixa as peças do motor funcionando mais frias.

Uma troca de óleo regular também combate a ferrugem e a corrosão, e reduz o ruído do motor. Quando combinado com o filtro de óleo, ele também remove impurezas contaminantes.

Os freios

Os freios garantem a segurança do automóvel. Eles são os componentes mais críticos do carro. Os automóveis têm muitas características melhoradas em relação aos freios, mas eles ainda devem ser submetidos a controles de manutenção regulares para evitar falhas e reparos mais onerosos.

A manutenção dos freios deve ocorrer pelo menos uma vez por ano. Você deve explicar ao cliente que é preciso verificar a condição do sistema hidráulico, pois em caso de problemas operacionais, um mecânico deve ser procurado o mais rápido possível.

A suspensão

É preciso dar uma atenção especial ao conjunto e suspensão dos veículos. Um automóvel com a suspensão desgastada ou mal acondicionada pode ficar extremamente desconfortável e pouco seguro, podendo acarretar graves acidentes em função da falta de manutenção preventiva.

De quanto em quanto tempo a manutenção preventiva deve ser feita?

A manutenção preventiva deve ser feita de acordo com a quilometragem indicada pelo fabricante do automóvel. Isso vem escrito no manual do proprietário do veículo. Geralmente, a indicação é que ela seja feita de seis em seis meses.

[casal graxinha] O melhores Elevadores Automotivos a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Nos veículos usados, a recomendação é seguir a sequência indicada para as primeiras revisões sugeridas pelo fabricante.

No caso de viagens mais longas, o automóvel sempre deverá passar pela verificação dos principais itens como pneus, suspensão, filtros, freios, óleo, etc. Você deve orientar o seu cliente que a manutenção preventiva não diz respeito apenas ao meio de transporte, mas ao bolso e a segurança dele e de outros ocupantes do carro.

Também oriente para que o cliente não seja pego desprevenido. Peça que ele crie uma reserva financeira para que o automóvel nunca fique sem a devida manutenção e ele possa andar tranquilo.

Agora que você já sabe como orientar seu cliente sobre a manutenção preventiva, poderá lucrar ainda mais na sua oficina mecânica ou auto center, não é verdade? Seja atencioso com seus clientes e ofereça os melhores serviços!

Gostou do conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e saiba como fazer a manutenção preventiva dos veículos a gás!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *