Entenda o que é o rodízio de pneus

20 fev, 2018 | Informativos, Oficina Mecânica, Rampa de Alinhamento | 0 Comentários

O rodízio de pneus é um procedimento importante, pois garante que os pneus dos automóveis tenham um desgaste uniforme e ajudam a fazer a manutenção preventiva do veículo. Os pneus da frente, por exemplo, possuem um desgaste maior do que os traseiros porque eles são os mais exigidos pelo sistema de direção e de tração, localizados na dianteira dos veículos.

No entanto, você realmente sabe como explicar aos seus clientes o que é, qual é a importância e como funciona o rodízio de pneus? No artigo de hoje, vamos ajudá-lo a entender tudo sobre o assunto, para que você possa explicar o procedimento para seus clientes. Afinal, quanto mais conhecimento, melhor, não é verdade?

Pois então, se você ficou interessado em aprender com a gente, acompanhe com atenção a leitura deste post e fique preparado para tirar todas as dúvidas dos seus clientes!

Quando fazer o rodízio de pneus?

O recomendado, pela maioria dos fabricantes, é que o rodízio de pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros. No entanto, esse prazo é uma espécie de estimativa, pois pode acontecer uma variação no desgaste e o proprietário do automóvel precisar antecipar o rodízio. Entretanto, você deve orientar ao seu cliente que ele faça inspeções diárias antes de sair com o automóvel. Essas observações servirão para verificar se há uma necessidade de adiantar o procedimento.

Também é importante lembrar que os pneus podem sofrer com os desgastes prematuros devido ao jeito do motorista dirigir o carro. As características da pista que se costuma trafegar também podem afetar no desgaste dos pneus, afinal, andar em estradas com valetas ou cheias de buracos traz consequências para o automóvel.

Qual é a importância do procedimento?

O rodízio de pneus é importante porque garante que haja um desgaste uniforme dos mesmos. Esta ação de revezamento ajuda a prolongar a vida útil dos pneus e evita que o carro perca seu rendimento. O rodízio também representa maior segurança para o motorista e os passageiros do veículo e equilibra o desempenho do automóvel em relação a sua dirigibilidade e frenagem.

Além disso, fazer o rodízio de pneus significa economizar dinheiro, pois seu cliente não terá que investir em 4 pneus novos, ele poderá aproveitar ao máximo os pneus que já estão sendo utilizados no veículo.

Como fazer o rodízio?

Tração Traseira

Em relação a tração traseira, os pneus posteriores devem ser levados para frente em linha reta e ao mesmo tempo que os anteriores vão para trás de forma cruzada. Se essa tração for inteira, basta você alterar os componentes de lugar fazendo um “X”.

Tração Dianteira

Na tração dianteira, você deve levar em consideração a ordem da troca das rodas que é a seguinte: os pneus traseiros devem ir para frente, mas é necessário invertê-los em relação aos lados, ou seja, o traseiro esquerdo será o dianteiro direito. Já os dianteiros voltam em linha reta para trás.

Pneu Unidirecional

Já em relação ao pneu unidirecional, aquele que possui desenhos, devem ser trocados em linha reta. Assim, os de trás vão para frente e os de frente vão para trás. Para o revezamento, você também deve seguir essas três dicas importantes:

  • Nunca utilize o estepe de fábrica para fazer o rodízio de pneus. Ele vem em um tamanho menor;
  • Nunca troque entre si os pneus de tamanhos diferentes;
  • Nunca esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento do automóvel depois do rodízio de pneus.

 Agora que você entende o que é o rodízio de pneus e sabe a sua importância, ficará mais fácil orientar seus clientes, não é verdade? Além disso, depois de realizar o rodízio, não se esqueça de fazer o balanceamento e o alinhamento das rodas do veículo do seu cliente para garantir um serviço de qualidade.

E aí, tem mais alguma dúvida sobre rodízio de pneus? Escreva para gente nos comentários!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *