Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Muito mais do que prestar serviços de qualidade em seu auto center, você também precisa ter conhecimento técnico de alguns assuntos e, principalmente, saber explicá-los de forma didática aos clientes. É o caso da dúvida recorrente sobre a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem. 

Sendo assim, para passar credibilidade e confiança ao consumidor com respostas exatas, nós preparamos um post exclusivo unicamente para esclarecer as principais diferenças entre os serviços de alinhamento e balanceamento em um auto center. 

 

Afinal, qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento? 

Praticamente todo auto center oferece os dois serviços de forma casada e, de fato, isso faz sentido na maior parte das vezes. No entanto, ainda que alinhamento e balanceamento se “completem”, é preciso saber explicar aos clientes que se trata de dois processos diferentes. 

E para entender melhor o que distingue ambos, nós explicaremos com mais detalhes a seguir. Confira! 

 

Alinhamento 

Como o próprio nome já sugere, o alinhamento serve para “alinhar” a posição das rodas na suspensão. Ele acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a direção.  

Em muitos casos, a falta de alinhamento nas rodas é visível a olho nu, apenas observando o desgaste nas partes externas dos pneus ou pela impressão de peças “soltas”, como se a roda estivesse frouxa.  

Isso pode acarretar em uma mudança na condução do automóvel, indicando o desalinhamento. Atualmente, muitos automóveis vêm equipados com suspensões traseiras que podem ser ajustadas para manter o alinhamento correto. 

Outro detalhe importante em relação ao alinhamento é que você precisa compreender que as peças da suspensão automotiva devem estar funcionando perfeitamente para que tudo fique 100%, uma vez que todas trabalham em conjunto. 

Graças ao advento da tecnologia, há alinhadores modernos e avançados que permitem não apenas realizar um alinhamento perfeito, como também mostrar um diagnóstico muito mais exato do serviço. 

 

Balanceamento 

Para melhor entender a diferença entre alinhamento e balanceamento, este segundo serviço visa equilibrar a estática e a dinâmica do conjunto pneu/roda. Ou seja, faz contra pesos de chumbo na roda, de modo que ela fique equilibrada no todo. 

Assim como os alinhadores, as balanceadoras de rodas também evoluíram muito nos últimos anos, permitindo serviços mais rápidos, eficientes e qualificados nos auto centers. 

 

E o que é cambagem? 

Já falamos das principais diferenças entre alinhamento e balanceamento, porém, nos serviços de auto center, ainda há um outro termo muito comum e que, inevitavelmente, suscita dúvidas: a cambagem. 

A cambagem é a inclinação da roda de um automóvel em relação ao plano horizontal. Ou seja, é quando os pneus estão desgastados mais de um lado do que do outro, justamente pelas rodas estarem levemente curvadas. 

Quando isso ocorre, naturalmente há o desgaste irregular dos pneus, acarretando a perda de estabilidade e o aumento do consumo do veículo.  

Nesses casos, o próprio serviço de alinhamento permite regular as rodas às posições originais. 

 

Quais os benefícios dos serviços de alinhamento, balanceamento e cambagem? 

O alinhamento e balanceamento são importantes porque aumentam a vida útil dos pneus e garantem a segurança do motorista. Quando eles estão alinhados corretamente, têm a vida útil prolongada. Além disso, o alinhamento ajusta a relação entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas do automóvel. 

Alinhador 3D de direção | Conheça e peça seu orçamento | Engecass Equipamentos Automotivos

Sobre o alinhamento, ele melhora consideravelmente a maneira de dirigir, reduz o consumo de combustível e evita o desgaste dos pneus e os danos nas peças sensíveis. Além disso, o automóvel balanceado e alinhado garante mais segurança para o motorista, os passageiros e também para os outros carros. 

Outra vantagem é a economia de gasolina e a prevenção em relação às manutenções maiores, pois aumenta o atrito do pneu com o solo, de pneus e rodas. Já a cambagem, melhora a durabilidade dos pneus e evita os desgastes. 

 

Quando fazer o alinhamento e balanceamento? 

A recomendação é que a cada 10 mil quilômetros rodados seja feito o alinhamento e balanceamento dos pneus. Entretanto, para que o serviço fique bem feito, é necessário que os pneus estejam em boas condições de uso e de forma, na qual não irá prejudicar tais ajustes. 

Mas, atenção! Se o carro alcançar 80 mil quilômetros, o ideal é que seja feita a troca dos pneus. 

 

Quando fazer a cambagem no automóvel? 

Para fazer a cambagem você deve observar a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais próximos do ângulo reto, que seria o ideal. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro. 

Portanto, o recomendado é que a cambagem seja feita junto com o alinhamento e balanceamento. Assim, você garantirá que o automóvel sairá da manutenção totalmente regulado. 

 

Quais os equipamentos necessários para os serviços? 

Como já bem destacamos, a diferença entre alinhamento e balanceamento não está apenas no conceito desses serviços. As práticas e processos também são distintas e, consequentemente, necessitam de equipamentos diferentes. 

Por isso, destacamos abaixo as opções de infraestrutura que o auto center pode investir. Confira! 

 

Balanceadora de Rodas 

Hoje, as balanceadoras de rodas são modernas, práticas e computadorizadas. Elas têm acionamento motorizado e automático que facilitam e agilizam os serviços de balanceamento em oficinas mecânicas modernas e auto centers. 

Isso garante não apenas serviços mais qualificados no auto center, como também mais seguros e rápidos, além de agregarem mais credibilidade e transparência aos diagnósticos. 

Conheça 3 modelos modernos de balanceadoras de rodas: 

Balanceadora de Rodas Computadorizada / Motorizada Automática BAL430

Balanceadora de Rodas Computadorizada / Motorizada Automática BAL430 | Engecass

 

 

 

Balanceadora de Rodas Manual Computadorizada BALM430

Balanceadora de Rodas Manual Computadorizada BALM430 | Engecass

 

 

 

Balanceadora de Rodas para Linha Pesada BAL430T

Balanceadora de Rodas para Linha Pesada BAL430T | Engecass

 

Alinhadores de direção 

Assim como as balanceadoras, há uma grande diversidade de alinhadores de direção no mercado, entre modelos mais clássicos e outros extremamente modernos e avançados. 

Independentemente da escolha, estes equipamentos têm a função de fazer um alinhamento preciso e rápido das rodas de automóveis dos mais variados tamanhos, agregando produtividade, transparência e credibilidade aos serviços. 

Para conferir a variedade de modelos existentes no mercado, nós destacamos alguns alinhadores de direção considerados top de linha no Brasil. 

Alinhador de Direção 3D AL-3D

Alinhador de Direção 3D AL-3D | Engecass

 

 

Alinhador de Direção Digital Wireless AD2000

Alinhador de Direção Digital Wireless AD2000 | Engecass

 

 

Alinhador de Direção a Laser 

Alinhador de Direção a Laser | Engecass

 

Kit de Cambagem 

Por fim, o kit de cambagem auxilia na hora de fazer o serviço de alinhamento dos veículos. Em geral, esses equipamentos são divididos conforme a necessidade e características dos rolamentos dianteiros e traseiros dos veículos. 

Para saber melhor o que inclui em cada conjunto, nós também separamos dois modelos de kits completos que você encontra no mercado. Confira abaixo: 

Kit de Cambagem e Caster Dianteiro

Kit de Cambagem e Caster Dianteiro | Engecass

 

 

Kit de Cambagem e Caster Dianteiro e Traseiro

Kit de Cambagem e Caster Dianteiro e Traseiro | Engecass

 

Em resumo, essas são as dicas e informações úteis sobre a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem. Como bem dissemos no início do artigo, a ideia aqui é agregar mais conhecimento técnico a você e a sua equipe, principalmente, quando os clientes questionam.  

Quer conhecer um pouco mais sobre os equipamentos para alinhamento, balanceamento e cambagem? Acesse o nosso próximo post e confira! 

 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Deixe seu comentário
5/5 - (2 votes)
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.