Seja motorista ou mecânico, muitos confundem os termos alinhamento e geometria do carro. Embora ambos estejam relacionados ao ajuste da suspensão, eles têm funções um pouco distintas.
Compreender essas diferenças é essencial para garantir a segurança, o desempenho e a longevidade do veículo.
Neste post, vamos explicar quais são e destacar a importância de realizar esses ajustes de forma correta e periódica.
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Principais diferenças entre geometria e alinhamento de carro
É muito comum que o alinhamento e a geometria do carro sejam confundidos com frequência. Isso porque ambos estão relacionados ao ajuste de suspensão do veículo.
Contudo, eles abordam pontos distintos, mas complementares desse sistema. Afinal, o objetivo dos dois processos é o mesmo: melhorar a direção do carro e garantir que ele tenha uma boa performance.
Por isso, muita das vezes são usados como sinônimos e citados como processos corretivos para eliminar problemas com os pneus.
Apesar de fazer sentido, é possível dizer que um procedimento tem um significado mais amplo que o outro.
Para entender mais sobre o assunto, confira a definição de cada um a seguir!
1. Alinhamento do carro
O alinhamento do carro nada mais é do que o ajuste do ângulo das rodas para que elas permaneçam paralelas entre si e perpendiculares ao chão. Ou seja, foca mais nas rodas do que no sistema de suspensão como um todo.
Em outras palavras, é um procedimento mais corretivo e resolutivo que visa garantir que elas estejam devidamente posicionadas e em posição reta.
Sendo assim, é responsável por evitar que um lado puxe mais que o outro, reduzindo a possibilidade de desgaste nos pneus.
Por isso, é geralmente realizado após o condutor sentir esse desalinhamento devido a um impacto ou deterioração natural. Ou, como geralmente é recomendado, a cada 10 mil quilômetros rodados.
2. Geometria do carro
Já a geometria do carro avalia todo o sistema de suspensão para garantir o melhor desempenho do veículo. Nesse caso, considera o alinhamento, balanceamento e a cambagem das rodas.
Isto é, está relacionada a ajustes mais complexos e detalhados dos ângulos de todas as partes da suspensão. Para isso, realiza um estudo sobre o ângulo camber, caster e de convergência, sendo:
- Ângulo Camber: diz respeito a inclinação das rodas em relação ao eixo vertical quando vistas de frente;
- Ângulo Caster: inclinação do eixo da direção (barra de direção) visto de lado;
- Ângulo de Convergência: posição das rodas em relação à linha central do veículo, quando vistas de cima.
Portanto, nos processos de geometria do carro, todos esses pontos são avaliados e ajustados para garantir conforto, qualidade e dirigibilidade.
Logo, tende a ser aplicada quando são percebidos problemas mais graves na suspensão ou quando:
- O carro sofre alterações;
- Há dificuldades de desempenho;
- Trepidações incomuns;
- Direção pesada e volante “puxando”;
- Alto consumo de combustível;
- Dificuldade nas respostas dos pneus.
Leia também: Plano de Manutenção Preventiva: veja dicas e sua importância para oficina mecânica
Importância da geometria do carro
Apesar do alinhamento ser extremamente importante, às vezes, ele não é o suficiente. A persistência de sintomas mais graves, como falta de controle, precisam de uma avaliação mais aprofundada, dando espaço para as ações de geometria do carro.
Para além da preservação da roda e do pneu, a geometria garante a segurança da condução! É ela que permite maior estabilidade ao carro, garantindo que o mesmo seja capaz de realizar curvas e que tenha um bom desempenho em altas velocidades.
Sendo assim, com uma direção mais precisa, o condutor será capaz de reagir melhor a situações de emergência e condições adversas.
Além disso, um carro que responde bem na direção é mais leve, proporcionando maior conforto para o motorista e os passageiros.
E, consequentemente, ao minimizar o esforço, haverá menos desgastes em componentes importantes, como o rolamento. Esse que, inclusive, é responsável por aumentar o consumo de combustível.
Aqui, é preciso lembrar que, em 2020, segundo o Sentran, foram registrados 63.447 acidentes de trânsito, sendo 3.748 causados por defeitos mecânicos, ficando na quinta posição entre as principais causas.
E em 2023, o número de acidentes subiu para 65 mil. O que também pode indicar um aumento no risco de incidentes provocados por problemas na suspensão.
Por isso, é fundamental que você, ao oferecer o serviço automotivo, saiba diagnosticar e aplicar as melhores ações corretivas e preventivas.
Somente assim será possível garantir que seu cliente tenha um veículo seguro, com melhor desempenho e maior durabilidade, evitando problemas futuros e custos elevados com manutenção.
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