7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

Uma pesquisa realizada no final de 2019 apontou que os donos de oficinas mecânicas no Brasil estão mais atentos à gestão de qualidade e aos resultados que certos investimentos podem trazer para os estabelecimentos. E como não poderia ser diferente, quem mais apostou em capacitação profissional e investiu em equipamentos automotivos de ponta, hoje, já colhe resultados superiores, mesmo em tempos de crise.

Por isso, preparamos um post completo com dicas de equipamentos automotivos realmente indispensáveis em uma oficina mecânica moderna e as vantagens práticas que eles agregam ao negócio.

Vamos conferir?

1. Elevadores automotivos

Para começar nossa lista de equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica, destacamos as vantagens do elevador profissional e específico para os serviços.

De começo, o quesito segurança é o diferencial indiscutível desse tipo de equipamento, principalmente se compararmos com as tradicionais – e obsoletas – calhas automotivas embutidas no chão da oficina.

Outro ponto favorável é a questão da otimização do espaço físico, no qual, nitidamente, é possível aproveitar muito melhor os ambientes e até mesmo mudar o layout se for necessário.

Por fim, a produtividade! Oficinas mecânicas que operam com elevadores automotivos profissionais, certamente, apresentam resultados superiores e em menos tempo do que outras.

Para facilitar a busca pelo elevador automotivo mais adequado para sua oficina mecânica, destacamos uma pequena lista com alguns dos modelos mais referenciados do mercado. Confira!

2. Rampas de alinhamento

Outra dica indispensável de equipamentos automotivos para uma oficina é a rampa de alinhamento. Afinal, é extremamente versátil, prática e eficiente para a realização de diferentes serviços no dia a dia.

Mais qualidade nas entregas e segurança no serviço são algumas das vantagens notórias do equipamento. Porém, indiscutivelmente, a agilidade no trabalho e o baixo custo de manutenção são os principais diferenciais das rampas de alinhamento, que agregam resultados imediatos às oficinas mecânicas.

Confira alguns modelos de rampas, que também são referências no mercado:

3. Rampa de troca de óleo

Aproveitando o gancho das rampas automotivas, uma rampa de troca de óleo pode fazer toda a diferença na produtividade e profissionalismo de uma oficina mecânica.

Esses equipamentos automotivos dão outra “cara” ao estabelecimento, aumentando a confiança do consumidor e garantindo serviços mais ágeis, limpos e de qualidade. Fica a dica!

4. Alinhadores automotivos

Alinhamento e balanceamento também são serviços rotineiros e que podem render muito mais do que se imagina em uma oficina mecânica. Para quem não sabe como, a resposta pode estar na evolução e modernização dos equipamentos automotivos específicos nos últimos anos.

Hoje, há alinhadores de direção 3D, Digitais e a Laser disponíveis no mercado, que são capazes de colocar qualquer oficina mecânica em outro patamar de serviços.

Investir nessas tecnologias é acompanhar o ritmo das tendências automotivas que o mundo está seguindo. E, inevitavelmente, isso reflete em mais transparência nos serviços, maior qualidade nas entregas e mais lucro para o negócio em menos tempo de operação.

5. Balanceadoras de rodas

Quando se fala de alinhadores de direção, automaticamente, temos que emendar as dicas para outro equipamento automotivo indispensável: a balanceadora de rodas.

Assim como os demais equipamentos automotivos destacados acima, as balanceadoras também evoluíram muito nos últimos anos e hoje oferecem tecnologia e praticidade nas funções exercidas.

Exemplos disso são as balanceadoras computadorizadas, que apresentam diagnósticos mais precisos. Além disso, as operações são mais seguras, rápidas e com resultados finais totalmente satisfatórios.

6. Desmontadoras de rodas

Em oficinas mecânicas, tempo é dinheiro! Por isso, investir em desmontadoras de rodas motorizadas é aumentar os lucros.

Esses equipamentos automotivos são indicados para sessões de borracharias dos estabelecimentos e, sem dúvidas, agregam valor nos quesitos segurança, agilidade e praticidade no desmonte de rodas.

Há diferentes modelos disponíveis no mercado, desde os mais básicos, até os mais robustos para veículos pesados, além de outros com acessórios extras, como “mão amiga“. Entenda as necessidades de seu negócio e escolha o mais adequado para ele!

7. Macacos hidráulicos

Se a oficina mecânica é especializada em manutenção de caixas de câmbio, certamente um macaco hidráulico faz toda a diferença na rotina.

No entanto, o que vale destacar é a qualidade desses equipamentos automotivos. Afinal, há diversos modelos e fabricantes no mercado, que nem sempre cumprem com o prometido e, em pouco tempo, esses acessórios podem perder a produtividade e até mesmo a segurança.

Por isso, invista em marcas renomadas e escolha macacos hidráulicos adequados para as necessidades de sua oficina mecânica, levando em consideração, por exemplo, o número de estágios do equipamento e todas as funcionalidades.

Enfim, essas são algumas dicas de equipamentos automotivos indispensáveis em qualquer oficina mecânica moderna e que preza por qualidade. Para finalizar, vale reforçar que investir nesses equipamentos não visa unicamente melhorar os serviços, mas também agregar questões como segurança, tempo, redução de custos e experiências para os clientes.

Curtiu? Quer conferir mais dicas para sua oficina mecânica? Então, aproveite para acessar o Blog da Engecass e veja outras leituras de seu interesse.

Deixe seu comentário
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.