Por que os elevadores hidráulicos são tão populares?

14 mar, 2017 | Elevadores Automotivos | 0 Comentários

Quem é dono de auto center, sabe que escolher um elevador automotivo para sua oficina não é tarefa fácil. A dúvida sobre qual modelo do mercado atenderá melhor o negócio é um fantasma difícil de ser espantado.

Antigamente, essa escolha era muito mais fácil. As opções de elevadores automotivos eram escassas, e praticamente só existiam duas variações de modelos, um para carros leves e outros para veículos pesados.

Com o passar dos anos, contudo, não só a variedade de veículos foi aumentando, exigindo que os equipamentos que os levantam se adaptassem, como também a tecnologia foi sendo aplicada para tornar o trabalho do mecânico mais simples e seguro.

É assim com os elevadores automotivos hidráulicos, que surgiram justamente como alternativa mais eficiente aos tradicionais equipamentos com acionamento manual.

Quer saber por que os elevadores hidráulicos são tão populares? Acompanhe nosso post!

Elevador hidráulico x elevador eletromecânico

Em geral, os elevadores hidráulicos são mais baratos que os eletromecânicos. Isso porque este tipo de equipamento exige uma quantidade menor de componentes mecânicos e elétricos dos elevadores eletromecânicos.

Inventados ainda no século XIX, pelo engenheiro Richard Dudgeon, os elevadores hidráulicos funcionam a partir do Princípio de Pascal, que indica que todo líquido submetido à uma pressão irá se expandir com a mesma força, para todas as direções.

Na prática, isso significa que esses equipamentos usam a expansão do líquido para multiplicar a força do motor elétrico de forma muito mais eficiente do que os elevadores eletromecânicos.

Além disso, elevadores hidráulicos consomem menos energia elétrica, não necessitam de graxa para funcionar e dispensam completamente o uso do motor elétrico para descer os veículos da plataforma.

As vantagens do elevador automotivo hidráulico

Já deu para entender que os elevadores automotivos hidráulicos surgiram como forma de trazer mais eficiência e segurança para as atividades da oficina. Mas por que será que eles se tornaram tão populares, sendo os preferidos dos donos de auto centers de sucesso?

Quer saber? A gente te explica abaixo!

1. Maior potência que o elevador eletromecânico

Nos elevadores hidráulicos, toda a potência é gerada pela unidade hidráulica que movimenta os cilindros. Isso permite que ela seja multiplicada de forma muito mais rápida e econômica do que no método tradicional, que depende do consumo de energia elétrica para elevar os veículos.

2. Baixo custo de manutenção

Os elevadores eletromecânicos dependem de óleo ou graxa para funcionar de forma adequada. Já os elevadores hidráulicos trabalham exclusivamente com fluidos, o que lhes garante uma durabilidade superior aos modelos tradicionais.

Além disso, o elevador hidráulico é auto-lubrificante, o que evita sujeiras dentro do ambiente de trabalho e ainda diminui a frequência de pausas durante sua operação.

3. Aumento da segurança

Quando a carga máxima de um elevador hidráulico é atingida ou superada durante uma operação de elevação de um veículo, os acionamentos simplesmente param de funcionar até que o elevador seja baixado, aumentando a segurança dentro da sua oficina.

4. Mais flexibilidade

Por não possuírem tantos componentes mecânicos e elétricos como os elevadores eletromecânicos, os elevadores hidráulicos são muito mais flexíveis em termos de instalação e manutenção dentro do seu auto center.

Mas não pense que isso quer dizer que eles são frágeis. Pelo contrário, elevadores hidráulicos são equipamentos de alta tecnologia e, portanto, mais robustos e compactos – características essenciais de um bom equipamento.

5. Ótimo custo-benefício

E por último, considerando todas essas vantagens, vale dizer que os elevadores hidráulicos possuem uma ótima relação de custo-benefício, garantindo que seu dinheiro seja bem aplicado.

Isso porque, como já citamos anteriormente, eles demandam menos manutenções, diminuindo os gastos com esses trabalhos e ainda possuem uma vida útil muito mais longa do que os elevadores convencionais, o que garante um ótimo retorno para o seu investimento.

Convencido de que os elevadores hidráulicos são a melhor opção para o seu auto center? Entre em contato conosco e conheça nossos modelos!

Precisando de um Elevador Hidráulico? Clique AQUI.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *