Gestão de fornecedores pode aumentar a eficiência do seu Auto Center

29 maio, 2018 | Autocenter, Informativos | 0 Comentários

Para que seu auto center funcione corretamente é importante que os processos estejam alinhados em várias áreas. Nesse sentido, a gestão de fornecedores é um trabalho importante, pois ela garante que não falte recursos para o bom funcionamento do seu negócio.

Em seu auto center, a realidade não é diferente. Manter um bom gerenciamento, fazer com que as atividades sejam eficientes e garanta uma boa prestação de serviços em relação aos reparos e a manutenção. Portanto, apresentamos neste post as melhores práticas para você fazer a gestão de fornecedores. Quer aprender cada uma delas? Então, vamos lá!

Defina seus objetivos

A boa gestão de fornecedores começa com um planejamento eficiente. Para fazer isso, o primeiro passo é definir os objetivos da empresa. É a partir desses objetivos que você se organiza e determina quais os fornecedores são os mais indicados para auxiliar o cumprimento das suas metas.

Isso inclui todos os setores da empresa, em especial, aqueles que dependem mais de fornecedores externos. Com essas metas é possível criar um plano eficaz que gerencia os processos impactados pelos suprimentos dos seus parceiros.

Seja organizado

Não adianta saber seus objetivos como auto center, se seus processos não são organizados. São esses processos que tornam o planejamento possível. Com essa organização, você visualiza os recursos e suprimentos que precisam ser adquiridos. Assim, dá para fazer uma gestão de fornecedores mais alinhada à realidade do seu auto center, com a visão dos pontos de melhoria.

Mantenha o bom relacionamento

Os fornecedores não são apenas as empresas de terceiros que vendem os produtos e serviços. Eles são os parceiros do seu negócio, que garantem o bom funcionamento da sua empresa e o sucesso do seu empreendimento. Sem eles, seu auto center não existiria. 

Portanto, você deve saber que essa não é apenas uma relação comercial, mas uma negociação baseada em um conceito onde todos ganham. Além disso, será mais fácil conseguir descontos ou produtos exclusivos.

Compreenda seus custos

Para que você consiga fazer uma boa gestão de fornecedores é necessário conhecer toda a cadeia de suprimentos que eles estão envolvidos. Isso inclui os custos nas operações. Com isso, você escolhe aquele que oferece a melhor condição, seja na qualidade do produto ou, no preço, no prazo.

Não importa. O mais importante nessa história é que você consiga evitar os fornecedores que não têm qualidade e que comprometem o serviço prestado ao seu cliente.

Avalie os riscos na gestão de fornecedores

Há riscos que as empresas podem sofrer, como os picos na demanda e os problemas com a produção. No entanto, nesses casos, é necessário encontrar os meios para contorná-los e, muitas vezes, a melhor maneira de fazer isso é contar com a ajuda dos seus fornecedores.

Um exemplo disso, seria no caso da empresa que recebe um pedido maior do que o planejado e o fornecedor não tem como atender a demanda toda de uma vez. Uma estratégia para resolver este problema é negociar a entrega de remessas. Dessa maneira, você libera a produção e ainda impede que o cliente fique sem o pedido.

Observe a logística de cada fornecedor

Para um negócio como um auto center, você precisa observar a logística de cada fornecedor. Dessa maneira, você assegura que, em nenhum momento, faltem insumos para um bom atendimento aos seus clientes. Esse trabalho inclui a administração do seu estoque para que não ocorra nenhuma surpresa que prejudique o negócio, o cuidado com o manuseio dos suprimentos da sua empresa e a garantia que nenhum dano seja causado ao que já está disponível na oficina.

O cuidado com a gestão de fornecedores evita que o serviço prestado por seu auto center não satisfaça os clientes. Esse é um esforço que no início pode parecer desnecessário, mas que faz uma boa diferença no futuro da sua empresa automotiva.

Invista em tecnologia

Os sistemas de gestão automatizam as atividades e tornam os processos mais ágeis. Eles também:

  • Reduzem o retrabalho nas atividades;
  • Auxiliam o compartilhamento de informações;
  • Reduzem os custos;
  • Permitem a geração de relatórios que ajudam o gestor no acompanhamento das operações e elaboração de planos de ação.

Agora que você já sabe como a gestão de fornecedores pode aumentar a eficiência do seu auto center, que tal colocá-la em prática? Siga as nossas dicas e tenha sucesso com seus parceiros!

Quer ler mais conteúdos sobre a gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post  e aprenda 10 dicas para melhorar a gestão da sua oficina mecânica!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *