Plano de marketing para oficina mecânica: saiba qual a importância e como fazer

14 jan, 2020 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica

Você já parou para pensar como um plano de marketing pode ser importante para sua oficina mecânica? Com ele, você elabora estratégias eficientes para atrair e conquistar clientes.

Também consegue aumentar seu faturamento. E acredite, com a estratégia certa, você faz tudo isso de forma simples e barata.

Neste post, você vai aprender como elaborar o seu plano de marketing. São ideias que você mesmo pode colocar em prática. Confira!

[E-book] 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Baixar Grátis | Engecass

Entenda um pouco sobre marketing

Você pode até pensar que é difícil fazer marketing. E é por isso que você deve compreender o que são e para que servem as estratégias.

Para isso, sabe aqueles minutos que você fica em casa no computador? Aproveite os momentos livres para ler um pouco sobre marketing para oficinas mecânicas. Aqui no blog tem mais conteúdo sobre o assunto.

Defina o seu público alvo

O foco do seu plano de marketing é o cliente. Conheça bem o seu público. Portanto, pense em quais tipos de pessoas você deseja alcançar com as suas ações de marketing.

Veja quem são seus clientes e porque eles procuram a sua oficina mecânica. Reflita sobre o que você pode fazer para ajudá-los. Crie um arquivo em seu computador e anote todas as informações.

Classifique seu público alvo por idade, gênero, estrutura familiar e estado civil. Vale também acrescentar informações como local de moradia, classe econômica e hábitos de consumo.

Você pode ter a certeza que essas informações são essenciais para o plano de marketing da sua oficina mecânica.

Planeje sempre as suas ações

Tenha tudo detalhado. Nada funciona se você não planejar. Defina ações para serem tomadas e metas que te ajudam alcançá-las.

Neste planejamento, liste como conquistar novos clientes, melhorar o seu atendimento e fidelizar os consumidores. Também não se esqueça de pensar em como aumentar seu ticket médio e trabalhar o seu pós vendas.

Invista em ações de marketing digital

As ações de marketing digital não podem faltar em seu plano de marketing. Por isso, cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio.

Como hoje em dia as pessoas pesquisam tudo que precisam no Google, a sua oficina mecânica deve estar lá. Outra ação importante são as redes sociais.

Mas antes de se cadastrar no Facebook ou Instagram, faça uma pesquisa com seus próprios clientes para saber quais as redes que eles mais utilizam e invista em uma boa estratégia em cada uma delas.

Uma ideia de marketing para o Facebook é publicar posts com dicas sobre cuidados com automóveis, como dirigir sem desgastar a caixa de marcha ou como cuidar do câmbio automático.

Já no Instagram, dá para pensar em várias estratégias. Você pode usar os Stories para publicar vídeos sobre reparação automotiva. Mostre o cuidado com os automóveis dos clientes.

Na caixinha de perguntas, deixe seus seguidores a vontade para tirarem dúvidas. Se for algo relacionado ao serviço que você oferece, faça um vídeo para responder quem tem dúvidas ou crie um post. Aproveite para falar que na sua oficina mecânica o trabalho é diferenciado e ressalte seus equipamentos automotivos.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Organize suas ações

Mas nada do que foi dito até agora vai adiantar se você não organiza as ações do seu plano de marketing. Saiba que muitas delas precisam de metas e exigem algum tipo de investimento. Portanto, faça um cronograma e separe uma verba para o marketing da sua oficina mecânica.

Crie uma boa estratégia

Não confunda marketing com propaganda. Na verdade, eles são coisas diferentes. No marketing, há várias ações de comunicação que te ajudam a melhorar o seu relacionamento com os clientes.

Pensar em como conquistar novos consumidores e qual é a melhor maneira de tratá-los já é uma boa estratégia para o seu plano de marketing.

Fique de olho na concorrência

Observe o que a concorrência faz. Ações diferenciadas são importantes para o seu plano de marketing dar certo. Então, aproveite toda informação que tiver, inclusive o que a concorrência não consegue atender.

Explore promoções e brindes

Faça promoções, dê brindes que sejam úteis para os seus clientes e que tenham a ver com a sua oficina mecânica. O consumidor precisa ficar feliz com o presente e usá-lo para que o seu investimento dê retorno. Quer uma boa dica? Pense em chaveiros com o logo da sua oficina mecânica.

Avalie os resultados

Avalie os resultados do seu plano de marketing. Escute o que os clientes dizem, disponibilize uma pesquisa de satisfação na recepção da sua oficina mecânica e deixe sugestões de melhoria. Entre em contato por mensagem ou telefone depois de algum tempo.

Agora que você aprendeu como montar um plano de marketing para sua oficina mecânica, que tal colocá-lo em prática? Comece hoje mesmo e conquiste de vez seus clientes!

Quer aprender um pouco mais sobre marketing para oficinas mecânicas? Acesse o nosso próximo post e saiba como utilizar as redes sociais!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários