Por que 2017 será o ano das oficinas multimarcas

24 jan, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Devido ao aumento nos custos de manutenção e revisão de veículos nas concessionárias, as oficinas multimarcas têm se tornado uma opção cada vez mais procurada por donos de veículos de todo o Brasil.

Mesmo assim, a maioria dos mecânicos e proprietários de oficinas mecânicas parecem não conhecer essa demanda ou, em alguns casos, ao menos o que o termo “oficina multimarca” significa.

Pensando nisso, preparamos um texto simples e direto que irá responder:

– O que é uma oficina multimarca?

– Como aproveitar essa oportunidade de mercado?

– Quais são as práticas indispensáveis para oficinas mecânicas multimarcas?

Aproveite a leitura e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário no final do texto. Vamos adorar respondê-los!

O que é uma oficina multimarca?

Por ser um termo relativamente novo, ainda não existe uma definição padrão sobre o que é uma oficina multimarca. Porém, baseado em nossa experiência no mercado automotivo, podemos definir que:

Uma oficina multimarca consiste numa oficina mecânica capaz de oferecer serviços de manutenção e revisão para modelos de veículos das mais variadas marcas.

Em outras palavras, as oficinas multimarcas são alternativas para quem deseja cuidar do veículo sem depender diretamente de concessionárias de marcas específicas que, por serem autorizadas pelas próprias marcas, cobram valores muito maiores do que as oficinas tradicionais.

Oficinas multimarcas também se diferenciam das oficinas tradicionais por suas especializações em trabalhar com diversos fabricantes de veículos, oferecendo não apenas os serviços personalizados de acordo com a marca mas também tendo acesso às peças originais, que é uma característica muitas vezes inexistente em oficinas mecânicas mais tradicionais.

Como oficinas mecânicas podem aproveitar essa oportunidade?

Como as oficinas mecânicas já atuantes no mercado, na maioria das vezes, possuem o conhecimento técnico (know-how) necessário para realizar manutenções (preventivas e periódicas) e revisões em diversas marcas de veículos, pode ser tentador acreditar que elas já podem ser consideradas oficinas multimarcas.

Porém, vale lembrar que apenas oferecer os serviços para marcas diferentes não é o suficiente para ser considerada uma oficina multimarca, sendo necessário também ter acesso aos equipamentos originais e, principalmente, conseguir garantir a qualidade máxima do serviço.

Isso porque, como a maioria dos serviços de garantia só cobrirem a manutenção dos veículos nas concessionárias autorizadas, a exigência de qualidade em oficinas multimarcas costuma ser bem maior por parte dos consumidores.

Mas afinal, como aproveitar essa demanda e consolidar a sua oficina mecânica como uma oficina multimarca?–– Entenda que cada marca trabalha de uma forma. O fato de uma ação funcionar para uma determinada marca não significa que ela irá funcionar para todas as outras. Veículos de marcas diferentes funcionam de formas diferentes e por isso é imprescindível conhecer a melhor solução para cada caso.

– Tenha acesso às peças originais. Uma dos principais diferenciais das oficinas multimarcas é o acesso às peças originais de cada marca, que diminuem drasticamente as chances de problemas futuros nos veículos e ainda passa confiança para os clientes mais exigentes – principalmente aqueles que possuem marcas mais “nobres”, como BMW, Nissan e Toyota.

– Se posicione como uma oficina multimarca. Como costumamos ressaltar bastante em nossas publicações do Blog, oficinas mecânicas diferenciadas (e que desejam atrair novos clientes) precisam investir em Marketing e se posicionar de forma apropriada no mercado. Afinal, como você espera que as pessoas saibam que a sua oficina é multimarca se a mesma não se posiciona como uma?

– Treine seus funcionários. Seja na hora de atender as dúvidas dos clientes ou realizar os consertos nos automóveis, é imprescindível treinar todos os funcionários da oficina sobre como lidar com diferentes marcas e, consequentemente, diferentes necessidades.

– Utilize equipamentos que funcionem com todas as marcas. Quem já comprou um equipamento automotivo “barato” e não conseguiu prestar determinados serviços para alguma marca específica sabe como tal situação pode ser frustrante e, principalmente, custosa. Por isso, encare sempre a compra de equipamentos automotivos como um investimento no seu negócio, priorizando sempre a qualidade e Assistência Técnica oferecida pelo fabricante.

Quer saber quais são os equipamentos automotivos indispensáveis para oficinas multimarcas? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Por meio de suas informações vamos encontrar a melhor solução para a sua oficina mecânica, sempre levando em consideração seus objetivos, necessidades e orçamentos.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *