Devido ao aumento nos custos de manutenção e revisão de veículos nas concessionárias, as oficinas multimarcas têm se tornado uma opção cada vez mais procurada por donos de veículos de todo o Brasil.
Mesmo assim, a maioria dos mecânicos e proprietários de oficinas mecânicas parecem não conhecer essa demanda ou, em alguns casos, ao menos o que o termo “oficina multimarca” significa.
Pensando nisso, preparamos um texto simples e direto que irá responder:
– O que é uma oficina multimarca?
– Como aproveitar essa oportunidade de mercado?
– Quais são as práticas indispensáveis para oficinas mecânicas multimarcas?
Aproveite a leitura e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário no final do texto. Vamos adorar respondê-los!
O que é uma oficina multimarca?
Por ser um termo relativamente novo, ainda não existe uma definição padrão sobre o que é uma oficina multimarca. Porém, baseado em nossa experiência no mercado automotivo, podemos definir que:
Uma oficina multimarca consiste numa oficina mecânica capaz de oferecer serviços de manutenção e revisão para modelos de veículos das mais variadas marcas.
Em outras palavras, as oficinas multimarcas são alternativas para quem deseja cuidar do veículo sem depender diretamente de concessionárias de marcas específicas que, por serem autorizadas pelas próprias marcas, cobram valores muito maiores do que as oficinas tradicionais.
Oficinas multimarcas também se diferenciam das oficinas tradicionais por suas especializações em trabalhar com diversos fabricantes de veículos, oferecendo não apenas os serviços personalizados de acordo com a marca mas também tendo acesso às peças originais, que é uma característica muitas vezes inexistente em oficinas mecânicas mais tradicionais.
Como oficinas mecânicas podem aproveitar essa oportunidade?
Como as oficinas mecânicas já atuantes no mercado, na maioria das vezes, possuem o conhecimento técnico (know-how) necessário para realizar manutenções (preventivas e periódicas) e revisões em diversas marcas de veículos, pode ser tentador acreditar que elas já podem ser consideradas oficinas multimarcas.
Porém, vale lembrar que apenas oferecer os serviços para marcas diferentes não é o suficiente para ser considerada uma oficina multimarca, sendo necessário também ter acesso aos equipamentos originais e, principalmente, conseguir garantir a qualidade máxima do serviço.
Isso porque, como a maioria dos serviços de garantia só cobrirem a manutenção dos veículos nas concessionárias autorizadas, a exigência de qualidade em oficinas multimarcas costuma ser bem maior por parte dos consumidores.
Mas afinal, como aproveitar essa demanda e consolidar a sua oficina mecânica como uma oficina multimarca?–– Entenda que cada marca trabalha de uma forma. O fato de uma ação funcionar para uma determinada marca não significa que ela irá funcionar para todas as outras. Veículos de marcas diferentes funcionam de formas diferentes e por isso é imprescindível conhecer a melhor solução para cada caso.
– Tenha acesso às peças originais. Uma dos principais diferenciais das oficinas multimarcas é o acesso às peças originais de cada marca, que diminuem drasticamente as chances de problemas futuros nos veículos e ainda passa confiança para os clientes mais exigentes – principalmente aqueles que possuem marcas mais “nobres”, como BMW, Nissan e Toyota.
– Se posicione como uma oficina multimarca. Como costumamos ressaltar bastante em nossas publicações do Blog, oficinas mecânicas diferenciadas (e que desejam atrair novos clientes) precisam investir em Marketing e se posicionar de forma apropriada no mercado. Afinal, como você espera que as pessoas saibam que a sua oficina é multimarca se a mesma não se posiciona como uma?
– Treine seus funcionários. Seja na hora de atender as dúvidas dos clientes ou realizar os consertos nos automóveis, é imprescindível treinar todos os funcionários da oficina sobre como lidar com diferentes marcas e, consequentemente, diferentes necessidades.
– Utilize equipamentos que funcionem com todas as marcas. Quem já comprou um equipamento automotivo “barato” e não conseguiu prestar determinados serviços para alguma marca específica sabe como tal situação pode ser frustrante e, principalmente, custosa. Por isso, encare sempre a compra de equipamentos automotivos como um investimento no seu negócio, priorizando sempre a qualidade e Assistência Técnica oferecida pelo fabricante.
Quer saber quais são os equipamentos automotivos indispensáveis para oficinas multimarcas? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.
Por meio de suas informações vamos encontrar a melhor solução para a sua oficina mecânica, sempre levando em consideração seus objetivos, necessidades e orçamentos.
0 comentários