Por que 2017 será o ano das oficinas multimarcas

24 jan, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Devido ao aumento nos custos de manutenção e revisão de veículos nas concessionárias, as oficinas multimarcas têm se tornado uma opção cada vez mais procurada por donos de veículos de todo o Brasil.

Mesmo assim, a maioria dos mecânicos e proprietários de oficinas mecânicas parecem não conhecer essa demanda ou, em alguns casos, ao menos o que o termo “oficina multimarca” significa.

Pensando nisso, preparamos um texto simples e direto que irá responder:

– O que é uma oficina multimarca?

– Como aproveitar essa oportunidade de mercado?

– Quais são as práticas indispensáveis para oficinas mecânicas multimarcas?

Aproveite a leitura e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário no final do texto. Vamos adorar respondê-los!

O que é uma oficina multimarca?

Por ser um termo relativamente novo, ainda não existe uma definição padrão sobre o que é uma oficina multimarca. Porém, baseado em nossa experiência no mercado automotivo, podemos definir que:

Uma oficina multimarca consiste numa oficina mecânica capaz de oferecer serviços de manutenção e revisão para modelos de veículos das mais variadas marcas.

Em outras palavras, as oficinas multimarcas são alternativas para quem deseja cuidar do veículo sem depender diretamente de concessionárias de marcas específicas que, por serem autorizadas pelas próprias marcas, cobram valores muito maiores do que as oficinas tradicionais.

Oficinas multimarcas também se diferenciam das oficinas tradicionais por suas especializações em trabalhar com diversos fabricantes de veículos, oferecendo não apenas os serviços personalizados de acordo com a marca mas também tendo acesso às peças originais, que é uma característica muitas vezes inexistente em oficinas mecânicas mais tradicionais.

Como oficinas mecânicas podem aproveitar essa oportunidade?

Como as oficinas mecânicas já atuantes no mercado, na maioria das vezes, possuem o conhecimento técnico (know-how) necessário para realizar manutenções (preventivas e periódicas) e revisões em diversas marcas de veículos, pode ser tentador acreditar que elas já podem ser consideradas oficinas multimarcas.

Porém, vale lembrar que apenas oferecer os serviços para marcas diferentes não é o suficiente para ser considerada uma oficina multimarca, sendo necessário também ter acesso aos equipamentos originais e, principalmente, conseguir garantir a qualidade máxima do serviço.

Isso porque, como a maioria dos serviços de garantia só cobrirem a manutenção dos veículos nas concessionárias autorizadas, a exigência de qualidade em oficinas multimarcas costuma ser bem maior por parte dos consumidores.

Mas afinal, como aproveitar essa demanda e consolidar a sua oficina mecânica como uma oficina multimarca?–– Entenda que cada marca trabalha de uma forma. O fato de uma ação funcionar para uma determinada marca não significa que ela irá funcionar para todas as outras. Veículos de marcas diferentes funcionam de formas diferentes e por isso é imprescindível conhecer a melhor solução para cada caso.

– Tenha acesso às peças originais. Uma dos principais diferenciais das oficinas multimarcas é o acesso às peças originais de cada marca, que diminuem drasticamente as chances de problemas futuros nos veículos e ainda passa confiança para os clientes mais exigentes – principalmente aqueles que possuem marcas mais “nobres”, como BMW, Nissan e Toyota.

– Se posicione como uma oficina multimarca. Como costumamos ressaltar bastante em nossas publicações do Blog, oficinas mecânicas diferenciadas (e que desejam atrair novos clientes) precisam investir em Marketing e se posicionar de forma apropriada no mercado. Afinal, como você espera que as pessoas saibam que a sua oficina é multimarca se a mesma não se posiciona como uma?

– Treine seus funcionários. Seja na hora de atender as dúvidas dos clientes ou realizar os consertos nos automóveis, é imprescindível treinar todos os funcionários da oficina sobre como lidar com diferentes marcas e, consequentemente, diferentes necessidades.

– Utilize equipamentos que funcionem com todas as marcas. Quem já comprou um equipamento automotivo “barato” e não conseguiu prestar determinados serviços para alguma marca específica sabe como tal situação pode ser frustrante e, principalmente, custosa. Por isso, encare sempre a compra de equipamentos automotivos como um investimento no seu negócio, priorizando sempre a qualidade e Assistência Técnica oferecida pelo fabricante.

Quer saber quais são os equipamentos automotivos indispensáveis para oficinas multimarcas? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Por meio de suas informações vamos encontrar a melhor solução para a sua oficina mecânica, sempre levando em consideração seus objetivos, necessidades e orçamentos.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *