Atendimento via whatsapp nas oficinas mecânicas

4 ago, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Uma das ferramentas mais importantes para comunicação de hoje é o whatsapp. Você sabia que esse aplicativo ajuda no atendimento dos clientes da sua oficina mecânica?

No artigo de hoje, vamos explicar como funciona esse tipo de atendimento, quais as vantagens e o que você deve fazer para ter sucesso com o uso do aplicativo.

Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe com atenção o nosso post!

Como começar a atender pelo whatsapp?

Para que você tenha sucesso com o whatsapp é preciso saber como começar atender pelo aplicativo.

Uma das primeiras coisas a se fazer é estruturar o atendimento. Para isso, preste atenção em nossas dicas:

1. Crie uma estratégia de atendimento aos clientes

Em primeiro lugar, você deve estipular um horário para atender seus clientes por whatsapp.

Afinal de contas, você não quer ficar até 1 hora da manhã disponível, não é mesmo?

Por isso, escolha um horário que seja mais apropriado para você e não se esqueça também de levar em consideração as necessidades dos clientes. Pense em algo que seja bom para ambos!

2. Faça um atendimento personalizado

Depois do horário definido, é hora de atender. Faça algo que seja um verdadeiro diferencial para o cliente, mas não esqueça do profissionalismo. Ele deve estar acima de tudo!

3. Escolha um funcionário que fique responsável pelo whatsapp

É importante que sua oficina seja organizada. Por isso, escolha um funcionário que fique encarregado para o atendimento via whatsapp.

Selecione um colaborador que tenha boa comunicação e que escreva corretamente.

4. Atenda todas as pessoas da mesma maneira

É importante atender todos os clientes da mesma forma. Não faça diferenças. Seja educado com todos e tenha paciência.

Quais as vantagens de utilizar o aplicativo?

O whatsapp oferece inúmeras vantagens. Entre elas, podemos citar:

1. Alcança mais clientes

O aplicativo é muito utilizado em todo o Brasil. As pessoas gostam de se conectar para trocarem mensagens de voz e texto, e isso facilita na hora de vender seu serviço.

2. Torna a empresa mais comunicativa

Se você ou sua equipe interagem com os clientes, isso é muito bom para a oficina, pois transmite mais segurança para quem procura por seus serviços.

Além disso, o cliente fica satisfeito em saber que será atendido por alguém que sabe o que ele quer e o que gosta.

Com o whatsapp, você se torna um profissional mais atencioso em relação aos seus clientes.

3. Oferece baixo custo para a oficina

O aplicativo é de baixo custo para a oficina mecânica. Você paga em torno de R$3,15, cerca de $1 dólar por ano, para utilizá-lo.

O investimento é praticamente nulo e traz muitos resultados positivos.

4. Possibilita uma resposta imediata

Se você divulga o número do whatsapp em anúncios e no site da sua oficina mecânica, isso permite que o cliente tenha mais facilidade para chegar até a você.

As mensagens enviadas em tempo real trazem um retorno instantâneo e com o bom atendimento, você terá mais clientes.

Quais os cuidados para utilizar o aplicativo?

Para que você tenha sucesso com o uso do aplicativo whatsapp, é necessário ter alguns cuidados. Veja:

1. Seja organizado

Registre as decisões tomadas por whatsapp e organize-se para não se perder nas conversas.

Seja dinâmico e gerencie o contato dos novos clientes individualmente e em grupos.

Também utilize um telefone específico para o aplicativo. Não use o telefone pessoal ou de funcionários.

2. Tenha cuidado para não perder informações

É importante tomar o cuidado para não perder informações dos seus contatos.

Vale a pena anotar os nomes dos seus clientes na velha e boa agenda.

3. Responda rápido

Não deixe seu cliente esperando. Responda as mensagens rapidamente. Seu cliente usa o whatsapp para ter um rápido retorno das informações.

4. Arquive as conversas

Não exclua nenhuma conversa do whatsapp. Mesmo se for uma crítica sobre sua oficina ou atendimento.

Entenda isso como algo construtivo, pois vale a pena arquivar a conversa e buscar soluções para melhorar o atendimento.

5. Tome cuidado na hora de falar

Lembre-se que você não está em um grupo qualquer de whatsapp. Este é o grupo da sua oficina mecânica.

Por isso, tome cuidado com o que fala, não use gírias e não faça pressões desnecessárias ao cliente.

Agora que você já sabe como funciona o atendimento pelo whatsapp, poderá implantá-lo na sua oficina, não é verdade?

Quer ler outros conteúdos como esse? Acesse então nosso próximo post e aprenda como atrair novos clientes para sua oficina mecânica!

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