Atendimento via whatsapp nas oficinas mecânicas

4 ago, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Uma das ferramentas mais importantes para comunicação de hoje é o whatsapp. Você sabia que esse aplicativo ajuda no atendimento dos clientes da sua oficina mecânica?

No artigo de hoje, vamos explicar como funciona esse tipo de atendimento, quais as vantagens e o que você deve fazer para ter sucesso com o uso do aplicativo.

Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe com atenção o nosso post!

Como começar a atender pelo whatsapp?

Para que você tenha sucesso com o whatsapp é preciso saber como começar atender pelo aplicativo.

Uma das primeiras coisas a se fazer é estruturar o atendimento. Para isso, preste atenção em nossas dicas:

1. Crie uma estratégia de atendimento aos clientes

Em primeiro lugar, você deve estipular um horário para atender seus clientes por whatsapp.

Afinal de contas, você não quer ficar até 1 hora da manhã disponível, não é mesmo?

Por isso, escolha um horário que seja mais apropriado para você e não se esqueça também de levar em consideração as necessidades dos clientes. Pense em algo que seja bom para ambos!

2. Faça um atendimento personalizado

Depois do horário definido, é hora de atender. Faça algo que seja um verdadeiro diferencial para o cliente, mas não esqueça do profissionalismo. Ele deve estar acima de tudo!

3. Escolha um funcionário que fique responsável pelo whatsapp

É importante que sua oficina seja organizada. Por isso, escolha um funcionário que fique encarregado para o atendimento via whatsapp.

Selecione um colaborador que tenha boa comunicação e que escreva corretamente.

4. Atenda todas as pessoas da mesma maneira

É importante atender todos os clientes da mesma forma. Não faça diferenças. Seja educado com todos e tenha paciência.

Quais as vantagens de utilizar o aplicativo?

O whatsapp oferece inúmeras vantagens. Entre elas, podemos citar:

1. Alcança mais clientes

O aplicativo é muito utilizado em todo o Brasil. As pessoas gostam de se conectar para trocarem mensagens de voz e texto, e isso facilita na hora de vender seu serviço.

2. Torna a empresa mais comunicativa

Se você ou sua equipe interagem com os clientes, isso é muito bom para a oficina, pois transmite mais segurança para quem procura por seus serviços.

Além disso, o cliente fica satisfeito em saber que será atendido por alguém que sabe o que ele quer e o que gosta.

Com o whatsapp, você se torna um profissional mais atencioso em relação aos seus clientes.

3. Oferece baixo custo para a oficina

O aplicativo é de baixo custo para a oficina mecânica. Você paga em torno de R$3,15, cerca de $1 dólar por ano, para utilizá-lo.

O investimento é praticamente nulo e traz muitos resultados positivos.

4. Possibilita uma resposta imediata

Se você divulga o número do whatsapp em anúncios e no site da sua oficina mecânica, isso permite que o cliente tenha mais facilidade para chegar até a você.

As mensagens enviadas em tempo real trazem um retorno instantâneo e com o bom atendimento, você terá mais clientes.

Quais os cuidados para utilizar o aplicativo?

Para que você tenha sucesso com o uso do aplicativo whatsapp, é necessário ter alguns cuidados. Veja:

1. Seja organizado

Registre as decisões tomadas por whatsapp e organize-se para não se perder nas conversas.

Seja dinâmico e gerencie o contato dos novos clientes individualmente e em grupos.

Também utilize um telefone específico para o aplicativo. Não use o telefone pessoal ou de funcionários.

2. Tenha cuidado para não perder informações

É importante tomar o cuidado para não perder informações dos seus contatos.

Vale a pena anotar os nomes dos seus clientes na velha e boa agenda.

3. Responda rápido

Não deixe seu cliente esperando. Responda as mensagens rapidamente. Seu cliente usa o whatsapp para ter um rápido retorno das informações.

4. Arquive as conversas

Não exclua nenhuma conversa do whatsapp. Mesmo se for uma crítica sobre sua oficina ou atendimento.

Entenda isso como algo construtivo, pois vale a pena arquivar a conversa e buscar soluções para melhorar o atendimento.

5. Tome cuidado na hora de falar

Lembre-se que você não está em um grupo qualquer de whatsapp. Este é o grupo da sua oficina mecânica.

Por isso, tome cuidado com o que fala, não use gírias e não faça pressões desnecessárias ao cliente.

Agora que você já sabe como funciona o atendimento pelo whatsapp, poderá implantá-lo na sua oficina, não é verdade?

Quer ler outros conteúdos como esse? Acesse então nosso próximo post e aprenda como atrair novos clientes para sua oficina mecânica!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Qual a diferença entre o alinhamento e a geometria do carro?

Seja motorista ou mecânico, muitos confundem os termos alinhamento e geometria do carro. Embora ambos estejam relacionados ao ajuste da suspensão, eles têm funções um pouco distintas.  Compreender essas diferenças é essencial para garantir a segurança, o desempenho e...
Aftermarket automotivo

Aftermarket automotivo: qual é o cenário no Brasil?

O setor de aftermarket automotivo tem ganhado cada vez mais importância no Brasil, refletindo as mudanças e as novas demandas do mercado.  Pensando nisso, exploramos as tendências e os números mais recentes desse segmento e o que esperar para os próximos anos. ...
Quais são as principais peças para elevadores automotivos?

Quais são as principais peças para elevadores automotivos?

Você sabia que o setor de comércio de veículos, peças e motocicletas conta com mais de 134 mil empresas ativas, segundo a Pesquisa Anual de Comércio (PAC)?  Esse cenário aumenta a competitividade, tornando essencial contar com fornecedores que oferecem peças para...
Elevador automotivo eletromecânico ou hidráulico?

Elevador automotivo eletromecânico ou hidráulico? Diferenças, vantagens e como escolher o seu

Está pensando em instalar um elevador automotivo na sua oficina? Com certeza, essa é uma sábia decisão, afinal, esse tipo de equipamento oferece diversos benefícios para seu fluxo de trabalho. Entretanto, aqui entra um detalhe importante: os elevadores automotivos não...
8 principais influenciadoras do setor automotivo!

8 principais influenciadoras do setor automotivo!

A indústria automotiva tem se transformado, e, com isso, as mulheres têm conquistado seu espaço nesse universo. Hoje, elas não são mais apenas consumidoras, mas protagonistas, ajudando a moldar a forma como marcas se conectam com seus públicos.  Pensando nisso,...
Principais tendências do setor automotivo para 2025

Principais tendências do setor automotivo para 2025

Desde a pandemia, o setor automotivo vem se reinventando e apostando em novas tendências. Muitas novidades prometem transformar o cenário automobilístico no Brasil neste novo ano. E como muitas dessas novidades já estão se tornando realidade, preparamos uma lista com...
Guia sobre a manutenção preventiva para elevadores automotivos

Guia sobre a manutenção preventiva para elevadores automotivos

A manutenção preventiva para elevadores automotivos é uma preocupação de todos os proprietários e profissionais do setor. Mas, ela é um dever especialmente para aqueles que trabalham em lojas de automóveis, oficinas mecânicas ou auto centers. Diante disso, preparamos...

Como gerenciar o estoque de autopeças?

Estoque de autopeças organizado é sinônimo de agilidade e credibilidade. Saiba como otimizar sua gestão e garantir o sucesso do seu negócio!

As vantagens de um alinhador 3D Engecass no seu auto center

Estar à frente da concorrência é uma necessidade em mercados competitivos. E quando se trata de serviços de alinhamento de excelência, nada supera a precisão e eficiência de um alinhador 3D. A seguir, descubra as principais vantagens de incorporar esta tecnologia de...
inovações em elevadores automotivos

Quais são as inovações em elevadores automotivos?

Explore as inovações em elevadores automotivos e entenda como elas garantem competitividade, eficiência e segurança para o seu negócio e de seus clientes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *