Em todos os setores, o distribuidor autorizado tem papel fundamental na divulgação das soluções das fabricantes e na experiência dos consumidores-finais.
É um agente estratégico que garante que a negociação, armazenagem e transporte do equipamento ou produto seja eficiente, da indústria ao cliente.
Mas, quais as vantagens para a empresa que distribui? A resposta está neste blog!
Você também vai descobrir qual o conceito do distribuidor autorizado e as diferenças para um não-autorizado, além das funções, tipos e a relação com os envolvidos no processo.
O que é distribuidor autorizado?
O distribuidor autorizado tem permissão da marca para vender as soluções dela, logo, cria-se um vínculo direto entre ambas empresas.
Resumidamente, é possível notar que esse agente, muitas vezes chamado de representante, atua como um intermediário entre a marca e o consumidor.
Essa parceria é benéfica a todos os envolvidos no processo: fabricante, distribuidor e consumidor – ao longo do texto, detalharemos mais essas vantagens.
Mas, qual é a função de um distribuidor autorizado?
Se quiser ser um distribuidor autorizado, será preciso ter uma excelente gestão para executar a venda de produtos de outra marca.
O que inclui oferecer as garantias e suportes que a própria fabricante destina aos clientes, especialmente pensando em políticas de trocas, devoluções e manutenções.
No geral, os requisitos para se tornar um distribuidor autorizado são definidos a partir do interesse das próprias fornecedoras, gerando um contrato de distribuição.
Os tipos de distribuidores autorizados
Nessa licença também devem estar as permissões de comercialização das mercadorias, o que vai depender do tipo de distribuição que será feita. Há pelo menos 5 delas:
- Distribuidor autorizado global: atende todas as regiões sem restrição;
- Distribuidor autorizado regional: atua em território mais restrito, local;
- Distribuidor autorizado de catálogo: trabalha com produtos categorizados;
- Revenda: atende com um comércio de prateleira e estoques;
- Brokers: costuma comprar estoques remanescentes de fabricantes.
A escolha do tipo de distribuidor vai depender de fatores relacionados ao seu negócio, como o tamanho do mercado, a natureza do produto e a estratégia de distribuição.
Distribuidor ou revenda?
Esses são termos dados como semelhantes, porém, há diferenças entre os tipos de distribuição de mercadorias, serviços, etc. Veja:
- O distribuidor tem relação direta com o fabricante, sendo responsável pela logística e representante da marca no mercado.
- A revenda não tem, necessariamente, essa relação direta e pode terceirizar a logística, não sendo um representante da marca.
Portanto, o papel de distribuidor é mais aconselhável para quem visa uma parceria de longo prazo e com acesso a produtos exclusivos. A revenda é mais flexível no seu modelo.
As diferenças do distribuidor autorizado e o não-autorizado
Há diferenças entre esses dois distribuidores, principalmente, referente à qualidade do produto que está em negociação – o que impacta todo processo de negociação e venda.
Quando existe uma preocupação com a experiência do consumidor e a experiência do produto não dá para abdicar desse detalhe: a satisfação.
Sabendo disso, o distribuidor autorizado tem vantagens, por exemplo:
- Vínculo com o fabricante;
- Acesso a produtos exclusivos;
- Suporte técnico acessível;
- Garantia de fabricação;
- Conhecimento técnico.
No caso dos não-autorizados, há limitações, como no suporte técnico e nas garantias. Já a expertise costuma ser variável – o que pode prejudicar o atendimento.
Por que ser um distribuidor autorizado é bom?
Ao contar com os distribuidores autorizados, os fabricantes têm a vantagem de terem facilitadores nas vendas, alcançando novos mercados e ampliando as vendas.
Logo, é como uma terceirização de atividades, envolvendo a logística de distribuição, armazenagem e gestão de estoques, por exemplo.
E as empresas que fazem a distribuição e os consumidores, também têm vantagens? A seguir, veja os principais benefícios a esses envolvidos no processo.
Distribuidoras autorizadas
São vários os pontos positivos a quem distribui produtos autorizados, os principais são:
- Qualidade garantida porque há certeza do que está sendo comercializado;
- Suporte técnico especializado, a fim de atender a demanda do mercado;
- Tranquilidade ao saber que está fazendo um bom negócio.
Por isso, é tão importante avaliar cuidadosamente a escolha de um fornecedor de equipamentos, produtos, serviços e soluções em qualquer setor.
O Sebrae comenta os riscos de vender produtos e equipamentos sem marca: “[…] Gerando desconfiança em relação à qualidade do produto, sensação de amadorismo e despreparo”.
Consumidores de autorizadas
Os consumidores também têm vantagens em comprar de distribuidores autorizados. Por exemplo, na garantia de adquirir produtos de empresas que têm vínculo próximo à marca.
Mas, não é só isso, há outros benefícios:
- Aquisição de produtos e serviços originais;
- Suporte técnico especializado e acessível;
- Garantia completa do fabricante;
- Informações precisas e atualizadas.
E, de fato, quem compra está pesquisando muito mais antes de fazer essa ação, o que aumenta a importância de distribuir soluções de qualidade.
Os exemplos de distribuidor autorizado
A ideia deste tópico é ilustrar o conceito do distribuidor autorizado por meio de exemplos.
Imagine a necessidade de comprar um celular novo. O que você faria? Uma ideia é ir até um distribuidor autorizado de uma marca que você goste e consultar os produtos, não é?
Mas, por que você faria isso? Por conta das vantagens:
- A certeza de comprar uma mercadoria original;
- A possibilidade de solicitar assistência técnica;
- O contato com suportes e atendimentos especializados, etc.
Ou seja, a compra nessa loja permite tranquilidade em saber que se está fazendo um negócio seguro e, também, que o produto terá a qualidade esperada.
A mesma segurança vale para quem distribui os produtos: há a certeza de oferecer ao mercado soluções originais, com suporte técnico, garantia e outros benefícios.
Agora, vamos a outro cenário: imagine que você tenha uma oficina mecânica e precise de equipamentos automotivos de qualidade. O que você faz?
A resposta pode ser a mesma: busca por um distribuidor autorizado de alguma marca que você conheça e confia, como a Engecass.
Os motivos são conhecidos – porque já falamos deles acima, incluindo a certeza de estar comprando uma solução de qualidade e durável, que vai atender bem os seus clientes.
Se aquela marca faz sentido para o consumidor, então, também pode ser um bom negócio para o distribuidor. Por isso, vale a reflexão sobre ser um distribuidor autorizado!
Ou seja, você oferecerá a solução a um problema que existe. Aqui há uma chance incrível de melhorar o seu portfólio de soluções e aumentar as vendas no seu setor de atuação.
Mas, será que é uma boa ideia no seu negócio? Vamos responder essa pergunta a partir de uma necessidade comum no mercado atual…
Onde encontrar uma distribuidora de elevadores automotivos?
Muitas oficinas mecânicas e centros automotivos perguntam onde encontrar uma distribuidora de elevadores automotivos, sabia?
Afinal, este é um equipamento necessário para suspender todo tipo de veículo, dos populares até modelos maiores, permitindo a execução de vários serviços.
É aí que entra o papel do distribuidor autorizado, que pode ofertar as melhores soluções do mercado, atendendo as principais demandas que existem.
A Engecass é uma fabricante referência na fabricação e controle de qualidade dos equipamentos automotivos, sendo uma oportunidade aos distribuidores.
Mercado em alta!
Em 2023, o “movimento nas oficinas mecânicas cresceu 4,88% após fechar o ano com recorde”, diz a Novo Varejo. O que inclui as tendências do setor, como lembra a Texaco:
- Carros híbridos e elétricos;
- Veículos por assinatura;
- Automóveis compartilhados;
- Aplicativos de transporte;
- Carros autônomos, etc.
Outras notícias que indicam o poder de crescimento do mercado são:
- Venda de carro 0Km no Brasil em 2024 é a mais alta desde 2014 (Mobiauto);
- Vendas de usados já superam 6 milhões de unidades em 2024 (Fenabrave);
- Vendas de carros elétricos e híbridos crescem 146% no Brasil (UOL).
Visando atender essas demandas atuais, as oficinas mecânicas têm se modernizado cada vez mais, principalmente com ferramentas tecnológicas e equipamentos atualizados.
Seja um distribuidor autorizado de equipamentos automotivos Engecass
Essa é uma indústria que tem quase 3 décadas de experiência, fazendo com que os distribuidores Engecass tenham lucratividade acima da média do mercado.
Além disso, há outras vantagens:
- Alta qualidade e segurança nas soluções automotivas;
- Tecnologia de última geração, com equipamentos duráveis e inteligentes;
- Preços mais competitivos, criando flexibilidade nas negociações;
- Distribuição nacional, em todos os estados do país;
- Catálogo completo, de modo a ampliar a carteira de parceiros.
Entre os equipamentos automotivos para distribuição da Engecass, considere: elevadores automotivos, rampas, alinhadores de direção, balanceadoras, desmontadoras de rodas, etc.
O que é preciso para ser um distribuidor Engecass?
E sabe aquelas burocracias e requisitos obrigatórios aos distribuidores autorizados, que dificultam o processo inicial da parceria? Esqueça!
Na Engecass não tem complicação: há uma equipe técnica completa e especializada que tira as dúvidas e auxilia no fechamento dos negócios conforme o seu interesse!
Ficou interessado? Então, dê o próximo passo e fale com um especialista Engecass:
0 comentários