Importância do EPI nas oficinas mecânicas

25 set, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

A falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) na oficina mecânica ou no auto center é comum. Muitos funcionários, principalmente das empresas de pequeno porte, não utilizam esse tipo de equipamento de proteção. Porém, os proprietários desses empreendimentos têm muitos motivos para não só oferecer, mas como também exigir o uso do EPI.

Portanto, se você é proprietário de uma oficina ou auto center, preste atenção em nosso post. Aqui você entenderá a importância do equipamento individual e os problemas que sua empresa pode ter em não exigir o uso do EPI dos seus colaboradores.

Quer ficar por dentro desse assunto que é tão importante para sua empresa? Então, leia nosso post!

Qual é a importância do EPI?

1. Você cumpre a Legislação

Se você exige o uso do EPI, você cumpre a Legislação. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente os equipamentos de proteção individual (EPI) aos seus empregados.

Esses equipamentos também devem ser adequados ao risco que os trabalhadores estão expostos e precisam estar em perfeito estado de funcionamento e conservação.  Além disso, o EPI deve ter a indicação do certificado de aprovação do Ministério do Trabalho.

2 . Você previne acidentes e riscos

Mais do que cumprir a Legislação, fornecer o EPI adequado garante a proteção e a segurança dos seus funcionários. Você como proprietário conhece bem os riscos e os acidentes que podem ocorrer com seus colaboradores, não é verdade?

Portanto, não deixe de fornecer o EPI, pois esses equipamentos vão proteger toda sua equipe de trabalho e garantir que nada de ruim aconteça com seus funcionários.

3. Você evita prejuízos financeiros

Acidentes químicos, físicos ou com máquinas podem trazer muitos prejuízos financeiros para o seu negócio. Além de você perder materiais ou equipamentos operacionais, você pode perder algo que é mais precioso para sua empresa, que são seus colaboradores.

Já pensou ter que lidar com algum tipo de problema na Justiça e arcar com indenizações? Portanto, evite problemas e cumpra a lei fornecendo o EPI.

4. Você preserva a saúde dos seus colaboradores

Na oficina mecânica ou no auto center seus colaboradores lidam com todo tipo de produto. São graxas, tintas, óleos, combustíveis, etc. Materiais que podem causar problemas de saúde como alergias na pele, problemas respiratórios e em alguns casos, até câncer de pele que é uma doença grave.

Também tem os ruídos acima dos limites de tolerância que podem prejudicar a audição e provocar problemas no ouvido. Portanto, o EPI é a melhor maneira de evitar essas doenças do trabalho e reduzir os danos que podem afetar à saúde das pessoas.

O que constitui a falta do EPI adequado?

O Ministério do Trabalho e Emprego editou a Norma Regulamentadora nº 6 (NR6/TEM), a qual lista os equipamentos a serem fornecidos para a proteção de cada membro do corpo humano, além das obrigações que você como empregador deve ter e também do seu colaborador em relação ao uso do EPI.

A falta do EPI adequado é grave e sua empresa fica sujeita ao pagamento de multa imposto pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dessa maneira, a economia que você pensa que é feita ao não fornecer aos seus empregados os equipamentos de segurança adequados será bem inferior à multa que terá que pagar aos órgãos de fiscalização.

Quais os equipamentos que você deve fornecer?

No caso do auto center ou na oficina mecânica, recomenda-se o uso de luvas, máscaras e óculos de segurança para que possa ser evitado o contato direto e a inalação de produtos tóxicos que prejudicam a pele, as vias respiratórias e os olhos. Por isso, os óculos fornecidos aos colaboradores devem ter proteção lateral e as luvas devem ser de lona leve ou de um material chamado neoprene.

Já as máscaras, essas devem ter filtro de carvão ativado. Ainda para proteger a pele, você pode fornecer cremes de proteção para as mãos, bota de borracha e vestimenta apropriada, como botas e aventais. Caso seus colaboradores precisem trabalhar com a solda de materiais, é importante fornecer a máscara para o soldador, luvas, avental e perneira de raspa.

Para garantir ainda mais a segurança das pessoas você deve contar com os equipamentos de proteção coletiva como o extintor de incêndio no local apropriado e placas como a de proibido fumar e outros avisos de segurança.

Lembre-se que fornecer o EPI evita acidentes e garante a proteção dos seus colaboradores. Além disso, também é o jeito correto de evitar problemas com a Justiça do Trabalho como pagamentos de multas e indenizações.

Gostou do nosso post? Quer ter mais dicas como essa?

Acesse o nosso post: Como reduzir os custos operacionais da sua oficina!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *