Loja de automóveis: como atrair mais clientes com Geomarketing

19 jun, 2018 | Loja de Automóveis | 0 Comentários

Um dos principais objetivos dos empreendedores é vender, certo? Para isso, vale investir em estratégias de marketing que mantém uma boa presença da sua loja de automóveis nas redes sociais, otimizam o site do seu empreendimento para os mecanismos de busca do Google e até investem no atendimento. Se você ainda não sabe, uma dessas estratégias é o geomarketing.

Neste post, você vai aprender como usar essa estratégia a favor da sua loja de automóveis. Também vai entender o que é o geomarketing e quais são as suas vantagens. Além disso, vai compreender que essa estratégia possibilita campanhas mais efetivas e apresenta melhores resultados nas suas vendas. Ficou interessado em aprender tudo sobre essa técnica? Então, confira o nosso post!

O que é geomarketing?

O geomarketing é todas as ações que você toma a partir dos dados de localização dos usuários. Isso pode até parecer complexo, não é verdade? No entanto, você verá que essa estratégia é muito simples de ser aplicada na sua loja de automóveis. Você já deve ter percebido o quanto a tecnologia avançou e como ela oferece a praticidade para seus usuários no dia a dia. Os celulares se tornaram cada vez mais presentes na vida das pessoas, conectando-as umas com as outras.

Com essa facilidade e o acesso à internet, esses aparelhos criaram uma espécie de rastro digital, onde é possível mostrar a localização geográfica do usuário. Imagine então que você está inaugurando uma loja de automóveis e deseja divulgá-la ao público que está próximo ao seu empreendimento. Seria complicado fazer essa segmentação sem usar os dados geográficos, não é verdade?

O mais provável seria atingir várias pessoas que não têm acesso físico à loja, desperdiçando assim seu tempo e dinheiro. Entretanto, com o geomarketing você pode direcionar suas campanhas através das redes sociais, do seu site ou de outros canais para o público próximo a sua loja de automóveis.

Quais as vantagens do geomarketing?

Você cria uma segmentação do seu público-alvo

No caso da sua loja de automóveis, o objetivo da sua campanha de marketing será atingir, a princípio, o público das proximidades da sua empresa. Nesse sentido, você pode criar campanhas nas redes sociais, utilizar o e-mail marketing ou ter um site otimizado. No entanto, tudo isso atingirá um público geral. No entanto, o geomarketing tem a função de segmentar o seu público-alvo. Essa estratégia faz com que você foque suas campanhas na localização dos usuários.

Você melhora o engajamento dos usuários

Após ter utilizado os dados geográficos para promover uma campanha, você atingiu seu público alvo, não é mesmo? Agora você vai observar que o engajamento tem números interessantes, pois nas redes sociais é possível fazer essa segmentação. No Facebook, por exemplo, você escolhe a região que quer atingir e os anúncios serão voltados para esse público. Por sua vez, as ações que representam o engajamento terão um ótimo desempenho, aumentando assim, a visibilidade da sua loja de automóveis e criando novas oportunidades de vendas.

Você foca no cliente da sua loja de automóveis

Uma das principais vantagens do geomarketing é o foco no cliente. Com essa estratégia, você melhora o relacionamento com as pessoas, busca dados mais completos, entende melhor as necessidades e, propõe melhorias mais eficazes.  Dessa maneira, o processo de atrair e fidelizar clientes se torna ainda mais fácil, tendo impacto direto nas suas vendas.

Como atrair mais clientes com essa estratégia?

Estimule o check-in

Quando uma pessoa entra em sua loja pela internet e faz o check-in, ela divulga seu empreendimento para toda sua rede de contados. Essa é uma importante divulgação da sua  loja de automóveis. Além disso, também é uma forma de avaliar seu negócio. Afinal, ninguém marca que está em um local que não gosta, não é verdade?

Promova campanhas de fidelização

Para atrair mais clientes com o geomarketing, você pode fazer um marketing voltado para a região e o público em que atua. Leve em consideração os costumes desse público, suas características econômicas e de consumo. Você pode, ainda, criar promoções exclusivas para  seus clientes, oferecer um cartão de fidelidade ou cupons para que eles concorram a brindes.

Incentive os comentários

Assim como o check-in que é feito no Facebook, os comentários são a prova social que a sua empresa precisa. Quando as pessoas procurarem por você na internet, verão os comentários e saberão que seu negócio é bem recomendado. Essas pessoas se sentirão mais seguras para visitar o ambiente físico e realizarem suas compras.

Deixe um campo para comentários em seu site

No caso do seu site, deixe um campo para comentários. Peça às pessoas avaliações e estimule o engajamento de seus clientes atuais para ajudá-lo a trazer novos clientes. Ao incentivar os comentários, você poderá ter uma ideia de como está sua empresa no mercado e, de certa forma, também conseguirá identificar aonde precisa melhorar sua estratégia de marketing.

Utilize o Google Maps e o Waze

O Google Maps e o Waze são duas ferramentas que podem ajudar em sua estratégia de geomarketing. Quando o sinal de GPS estiver ativado no celular, sua empresa conseguirá extrair vários dados do perfil e do comportamento dos seus consumidores. Você saberá se ele costuma a ir à lojas como a sua, se frequenta parques ou até restaurantes.

Agora que você já sabe como atrair clientes com o geomarketing, poderá desenvolver essa estratégia, não é verdade? Não se esqueça que essa técnica de marketing traz bons resultados porque foca no público certo, na hora certa e nos interesses em comum com a oferta da sua loja de automóveis.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais artigos incríveis como este? Acesse o nosso próximo post e aprenda 15 passos para montar uma loja de automóveis!

 

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