As mulheres são destaque no setor automotivo

23 jul, 2019 | Informativos | 0 Comentários

Cerca de 25% do PIB industrial brasileiro é representado pelo setor automotivo. A mulher que trabalha neste segmento ou que é cliente das empresas deste setor, têm grande relevância para a economia do País. Diante deste fato, a maior presença feminina representa a participação mais ampla da sociedade na economia.

E esta representação está presente na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A agenda é elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como um dos objetivos alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Portanto, pensar nas mulheres como clientes e também apoiar o seu crescimento profissional no setor automotivo é tornar a sua empresa um exemplo positivo para outros segmentos da indústria e da economia.

Para você ter ideia, uma pesquisa realizada pela Fecomércio em 2015, apontou que cerca de 45% das compras de automóveis no Brasil são realizadas por pessoas do sexo feminino. Além disso, algumas montadoras de carros têm pensado nesse público, afinal, na hora de comprar um veículo, as mulheres observam muito mais o design do carro e como ele pode oferecer conforto.

Como você pode ver, elas são o tipo de público que vale a pena você pensar na hora de montar a sua oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center. Portanto, para que você entenda porque as mulheres no setor automotivo estão cada vez mais tendo destaque, preparamos este post.

Nele, você vai entender como é importante incluir o público feminino em seu negócio e porque você deve contratar mulheres para fazerem parte da sua equipe na loja de automóveis, auto center ou oficina mecânica. E aí, quer ficar por dentro do assunto e estar sempre atento ao mercado? Então, continue com a gente e acompanhe o nosso artigo!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Como atender o público feminino?

Seja honesto

A mulher que procura por atendimento no setor automotivo, busca por lojas, oficinas mecânicas e auto centers honestos. Não se esqueça que a honestidade é uma qualidade muito procurada pelos clientes e portanto, agir honestamente só irá trazer benefícios à sua empresa.

Respeite as mulheres

O respeito é  fundamental para você ser bem sucedido nos negócios. No entanto, há mulheres que se sentem intimidadas ao entrar em oficinas mecânicas. Esse ambiente masculino, muitas vezes, vem acompanhado de atitudes pouco profissionais, como comentários inconvenientes e até olhares maliciosos.

Para evitar esse tipo de constrangimento, converse com seus funcionários e mostre qual é a postura correta dentro da oficina para oferecer um bom atendimento ao cliente, independente do sexo. Isso fará com que as pessoas procurem sempre por seus serviços.

Explique com detalhes

Nem todas as pessoas entendem tudo de mecânica. Portanto, na hora de oferecer o atendimento, explique com detalhes as peças de forma simples e os motivos que levaram o veículo a ter problemas. Dê dicas de manutenção e enfatize a hora certa de se fazer a manutenção preventiva nos automóveis.

Aos poucos, as mulheres estão ganhando espaço no setor automotivo. Não só no lado consumidor, mas também como profissional. Muitas empresas automotivas passaram a contar com gestoras e até mecânicas. Contratar mulheres faz com que seus serviços sejam mais atraentes para o público feminino e sabem quais são as necessidades específicas desse público ao usar um carro.

Sendo assim, contratar mulheres para trabalhar na sua oficina provavelmente fará com as suas clientes se sintam-se à vontade no ambiente e sejam mais bem atendidas (e entendidas) do que seriam se o local só contasse com homens.

Isso gera um relacionamento com o cliente e, é verdade que nem sempre será possível encontrar uma mulher especializada em mecânica. Enquanto isso, você poderia colocar uma para cuidar da parte administrativa ou qualquer outra área em que se tenha contato com as clientes.

Por que levar em conta os desejos das consumidoras?

É importante levar em conta os desejos das consumidoras. Sabendo disso, entenda o perfil das mulheres que procuram por seus serviços e procure adaptar seu ambiente para que elas se sintam mais confortáveis.

Outra alternativa para chamar a atenção da mulher no setor automotivo é colocar uma manicure à disposição para fazer as unhas das clientes.

Boa parte das mulheres já faria isso em outra hora, então é uma ótima forma de agregar valor aos seus serviços. Mas claro, antes de tudo, avalie as demandas e o tipo de público que você tem atendido.

Qual é o maior desafio para a mulher no setor automotivo?

Ainda hoje há um modelo organizacional muito rígido no comércio. Isso afasta as mulheres e não as motiva a crescer no setor automotivo. Portanto, o maior desafio para a mulher no setor automotivo é trabalhar em uma empresa mais igualitária.

Com a diferença na remuneração de homens e mulheres em um mesmo cargo, estas trabalhadoras buscam espaço em outros setores ou, até mesmo, partem para o empreendedorismo.

Um indício deste movimento é o fato de que as mulheres são menos longevas no setor automotivo. Enquanto 21% dos homens que atuam no segmento têm mais de 46 anos, apenas 11% das mulheres com carreira neste setor estão na mesma faixa etária.

No entanto, uma empresa mais igualitária é mais atraente para os consumidores. Por isso, é importante você investir em um ambiente que atraia o olhar feminino para chamar os novos clientes e conquistar esse novo perfil de consumidoras.

Quer saber mais sobre a mulher no setor automotivo? Leia o nosso próximo post e veja que as mulheres querem as oficinas mecânicas só para elas!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do setor automotivo! | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *