As mulheres são destaque no setor automotivo

23 jul, 2019 | Informativos | 0 Comentários

Cerca de 25% do PIB industrial brasileiro é representado pelo setor automotivo. A mulher que trabalha neste segmento ou que é cliente das empresas deste setor, têm grande relevância para a economia do País. Diante deste fato, a maior presença feminina representa a participação mais ampla da sociedade na economia.

E esta representação está presente na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A agenda é elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como um dos objetivos alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Portanto, pensar nas mulheres como clientes e também apoiar o seu crescimento profissional no setor automotivo é tornar a sua empresa um exemplo positivo para outros segmentos da indústria e da economia.

Para você ter ideia, uma pesquisa realizada pela Fecomércio em 2015, apontou que cerca de 45% das compras de automóveis no Brasil são realizadas por pessoas do sexo feminino. Além disso, algumas montadoras de carros têm pensado nesse público, afinal, na hora de comprar um veículo, as mulheres observam muito mais o design do carro e como ele pode oferecer conforto.

Como você pode ver, elas são o tipo de público que vale a pena você pensar na hora de montar a sua oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center. Portanto, para que você entenda porque as mulheres no setor automotivo estão cada vez mais tendo destaque, preparamos este post.

Nele, você vai entender como é importante incluir o público feminino em seu negócio e porque você deve contratar mulheres para fazerem parte da sua equipe na loja de automóveis, auto center ou oficina mecânica. E aí, quer ficar por dentro do assunto e estar sempre atento ao mercado? Então, continue com a gente e acompanhe o nosso artigo!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Como atender o público feminino?

Seja honesto

A mulher que procura por atendimento no setor automotivo, busca por lojas, oficinas mecânicas e auto centers honestos. Não se esqueça que a honestidade é uma qualidade muito procurada pelos clientes e portanto, agir honestamente só irá trazer benefícios à sua empresa.

Respeite as mulheres

O respeito é  fundamental para você ser bem sucedido nos negócios. No entanto, há mulheres que se sentem intimidadas ao entrar em oficinas mecânicas. Esse ambiente masculino, muitas vezes, vem acompanhado de atitudes pouco profissionais, como comentários inconvenientes e até olhares maliciosos.

Para evitar esse tipo de constrangimento, converse com seus funcionários e mostre qual é a postura correta dentro da oficina para oferecer um bom atendimento ao cliente, independente do sexo. Isso fará com que as pessoas procurem sempre por seus serviços.

Explique com detalhes

Nem todas as pessoas entendem tudo de mecânica. Portanto, na hora de oferecer o atendimento, explique com detalhes as peças de forma simples e os motivos que levaram o veículo a ter problemas. Dê dicas de manutenção e enfatize a hora certa de se fazer a manutenção preventiva nos automóveis.

Aos poucos, as mulheres estão ganhando espaço no setor automotivo. Não só no lado consumidor, mas também como profissional. Muitas empresas automotivas passaram a contar com gestoras e até mecânicas. Contratar mulheres faz com que seus serviços sejam mais atraentes para o público feminino e sabem quais são as necessidades específicas desse público ao usar um carro.

Sendo assim, contratar mulheres para trabalhar na sua oficina provavelmente fará com as suas clientes se sintam-se à vontade no ambiente e sejam mais bem atendidas (e entendidas) do que seriam se o local só contasse com homens.

Isso gera um relacionamento com o cliente e, é verdade que nem sempre será possível encontrar uma mulher especializada em mecânica. Enquanto isso, você poderia colocar uma para cuidar da parte administrativa ou qualquer outra área em que se tenha contato com as clientes.

Por que levar em conta os desejos das consumidoras?

É importante levar em conta os desejos das consumidoras. Sabendo disso, entenda o perfil das mulheres que procuram por seus serviços e procure adaptar seu ambiente para que elas se sintam mais confortáveis.

Outra alternativa para chamar a atenção da mulher no setor automotivo é colocar uma manicure à disposição para fazer as unhas das clientes.

Boa parte das mulheres já faria isso em outra hora, então é uma ótima forma de agregar valor aos seus serviços. Mas claro, antes de tudo, avalie as demandas e o tipo de público que você tem atendido.

Qual é o maior desafio para a mulher no setor automotivo?

Ainda hoje há um modelo organizacional muito rígido no comércio. Isso afasta as mulheres e não as motiva a crescer no setor automotivo. Portanto, o maior desafio para a mulher no setor automotivo é trabalhar em uma empresa mais igualitária.

Com a diferença na remuneração de homens e mulheres em um mesmo cargo, estas trabalhadoras buscam espaço em outros setores ou, até mesmo, partem para o empreendedorismo.

Um indício deste movimento é o fato de que as mulheres são menos longevas no setor automotivo. Enquanto 21% dos homens que atuam no segmento têm mais de 46 anos, apenas 11% das mulheres com carreira neste setor estão na mesma faixa etária.

No entanto, uma empresa mais igualitária é mais atraente para os consumidores. Por isso, é importante você investir em um ambiente que atraia o olhar feminino para chamar os novos clientes e conquistar esse novo perfil de consumidoras.

Quer saber mais sobre a mulher no setor automotivo? Leia o nosso próximo post e veja que as mulheres querem as oficinas mecânicas só para elas!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do setor automotivo! | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *