As oficinas mecânicas já mudaram muito nas últimas décadas. Elas deixaram para trás a imagem de um ambiente sujo e desorganizado e passaram a ser vistas como verdadeiros locais de soluções automotivas. Além disso, as recentes mudanças tecnológicas e a internet sacudiram o setor automotivo, fazendo com que os empreendedores se adaptassem às oficinas do futuro.
Por isso, resolvemos preparar este post. Nele, vamos falar sobre 5 tendências dessas oficinas para os próximos 5 anos. Se você ficou interessado em saber se está no caminho certo e o que precisa melhorar em seu empreendimento para não ficar para trás, preste atenção e fique ligado em nosso artigo! Por aqui, você vai aprender algumas dicas que poderão ajudá-lo em seu dia a dia!
1. As oficinas do futuro terão que otimizar seus espaços
Você já sabe que está cada vez mais caro o metro quadrado para compra e venda de imóveis no Brasil, não é verdade? Isso significa que as oficinas do futuro terão que aprender a usar seus espaços de forma mais inteligente. Uma das regras é evitar os bloqueios em áreas onde há fluxo de veículos e/ou pessoas. Para isso, é necessário usar equipamentos que permitem uma movimentação mais ágil e, principalmente, duplicar as vagas.
Os duplicadores de vagas serão mais usados do que nunca, pois eles vão ajudá-lo a duplicar o estacionamento dentro de sua oficina mecânica. No entanto, os recursos e as capacidades do duplicador de vaga vão depender da necessidade da oficina.
2. As oficinas do futuro terão profissionais mais qualificados
Os profissionais das oficinas do futuro serão mais qualificados. Isso, porque, com os equipamentos e os acessórios dos automóveis cada vez mais tecnológicos, a mão de obra tradicional das oficinas brasileiras deve se preparar para essas mudanças. Afinal, se você deseja se destacar cada vez mais no mercado, deve contar com colaboradores dispostos a aprender cada vez mais, não é mesmo?
Por isso, se sua oficina mecânica quer ser cada vez mais competitiva, você deve especializar sua equipe ou até mesmo terceirizar alguns de seus serviços. Somente desta maneira vai sobreviver às exigências do mercado e deixará sua marca no pensamento dos clientes.
3. As oficinas do futuro terão um atendimento mais personalizado
Numa oficina do futuro, você não vai atender o cliente de qualquer maneira. Você oferecerá o melhor atendimento que puder, um atendimento personalizado. Mas o que seria esse tipo de atendimento? Bem, entende-se por atendimento personalizado aquele que leva em consideração as necessidades e os objetivos do seu cliente. É aquele que não se contenta com a frase “O que eu posso ajudar?”.
O atendimento personalizado investiga as reais necessidades do cliente. Você se preocupa com o que ele deseja e busca as melhores soluções possíveis para o problema. Se o seu cliente vai à oficina procurando trocar o óleo do automóvel, você faz este serviço e aproveita a oportunidade para ver o que mais o consumidor precisa. No atendimento personalizado, a atenção ao cliente está acima de tudo!
4. As oficinas terão muita tecnologia
As oficinas do futuro terão muita tecnologia. Além dos equipamentos como elevadores hidráulicos, balanceadoras e desmontadoras de pneus, alinhadores de automóveis e rampas para alinhamento automotivo, nessas oficinas você terá uma tecnologia que ajudará a:
- Otimizar o tempo de operação na oficina;
- Oferecer um serviço de qualidade e de valor para aumentar seu lucro;
- Reduzir os custos operacionais;
- Evitar erros operacionais causados por falhas humanas;
- Investir em processos mais limpos, evitando sujeira e gastos com limpeza dentro das oficinas.
Muitas oficinas já utilizam as tecnologias digitais. Entre elas, os alinhadores computadorizados que possuem tecnologia bluetooth são um dos aparelhos mais utilizados. Isso porque eles são equipamentos acessíveis e fáceis de operar. Além disso, o investimento no aparelho tem um retorno a médio prazo, uma vez que os serviços de alinhamento em oficinas que contam com este equipamento se tornam muito mais rápidos e precisos. E isso faz com que você otimize seu tempo e aumente a satisfação dos seus clientes com o serviço prestado.
5. As oficinas do futuro terão o serviço como diferencial
Você sabe que do conforto do sofá já dá para fazer compras no supermercado, comprar eletrodomésticos, livros, contratar profissionais para vários serviços e até marcar uma consulta médica, não é verdade? No entanto, quando se trata de consertar o carro, isso, na maioria das vezes, é diferente. O cliente precisa ligar com antecedência, pedir um orçamento, aguardar para receber, agendar um horário, deixar seu carro na oficina e retirá-lo novamente assim que o serviço for finalizado.
No entanto, você pode oferecer um serviço que seja realmente um verdadeiro diferencial e assim conquistar seu cliente. Crie, por exemplo, um site, com uma página onde o cliente possa agendar o serviço. Assim, o consumidor evitará ir várias vezes em sua oficina mecânica. Dá para pensar em criar outra página para que o cliente veja o andamento do reparo no automóvel. Assim, ele poderá acompanhar o passo a passo de como o serviço está sendo executado.
Entretanto, para que você possa colocar à disposição dos seus clientes todos esses serviços é necessário treinar alguém da sua equipe para que fique de olho no site e também nas redes sociais, como o Facebook. Claro, o Facebook é uma das redes sociais mais populares e por ele, o cliente pode se conectar a você por meio do chat e tirar dúvidas sobre os reparos que estão sendo realizados no automóvel.
Tudo isso fará com que sua oficina mecânica seja um destaque no meio de tantas outras que existem no mercado. Afinal, um serviço diferenciado é o que realmente conta num mercado tão competitivo, não é mesmo? Portanto, coloque mais tecnologia em sua oficina mecânica e veja o seu negócio crescer cada vez mais!
Agora que você já conhece essas 5 tendências das oficinas do futuro, poderá adequar sua oficina para os próximos anos, não é mesmo? Invista em softwares de gestão, em marketing digital e, principalmente, em equipamentos automotivos e de qualidade e veja sua oficina mecânica mais competitiva!
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