Oficinas do Futuro: 5 Tendências para os próximos 5 anos

7 ago, 2018 | Duplicadores de Vaga, Informativos, Oficina Mecânica | 0 Comentários

As oficinas mecânicas já mudaram muito nas últimas décadas. Elas deixaram para trás a imagem de um ambiente sujo e desorganizado e passaram a ser vistas como verdadeiros locais de soluções automotivas. Além disso, as recentes mudanças tecnológicas e a internet sacudiram o setor automotivo, fazendo com que os empreendedores se adaptassem às oficinas do futuro.

Por isso, resolvemos preparar este post. Nele, vamos falar sobre 5 tendências dessas oficinas para os próximos 5 anos. Se você ficou interessado em saber se está no caminho certo e o que precisa melhorar em seu empreendimento para não ficar para trás, preste atenção e fique ligado em nosso artigo! Por aqui, você vai aprender algumas dicas que poderão ajudá-lo em seu dia a dia!

1. As oficinas do futuro terão que otimizar seus espaços

Você já sabe que está cada vez mais caro o metro quadrado para compra e venda de imóveis no Brasil, não é verdade? Isso significa que as oficinas do futuro terão que aprender a usar seus espaços de forma mais inteligente. Uma das regras é evitar os bloqueios em áreas onde há fluxo de veículos e/ou pessoas. Para isso, é necessário usar equipamentos que permitem uma movimentação mais ágil e, principalmente, duplicar as vagas.

Duplicador de vaga

Os duplicadores de vagas serão mais usados do que nunca, pois eles vão ajudá-lo a duplicar o estacionamento dentro de sua oficina mecânica. No entanto, os recursos e as capacidades do duplicador de vaga vão depender da necessidade da oficina.

2. As oficinas do futuro terão profissionais mais qualificados

Os profissionais das oficinas do futuro serão mais qualificados. Isso, porque, com os equipamentos e os acessórios dos automóveis cada vez mais tecnológicos, a mão de obra tradicional das oficinas brasileiras deve se preparar para essas mudanças. Afinal, se você deseja se destacar cada vez mais no mercado, deve contar com colaboradores dispostos a aprender cada vez mais, não é mesmo?

Por isso, se sua oficina mecânica quer ser cada vez mais competitiva, você deve especializar sua equipe ou até mesmo terceirizar alguns de seus serviços. Somente desta maneira vai sobreviver às exigências do mercado e deixará sua marca no pensamento dos clientes.

3. As oficinas do futuro terão um atendimento mais personalizado

Numa oficina do futuro, você não vai atender o cliente de qualquer maneira. Você oferecerá o melhor atendimento que puder, um atendimento personalizado. Mas o que seria esse tipo de atendimento? Bem, entende-se por atendimento personalizado aquele que leva em consideração as necessidades e os objetivos do seu cliente. É aquele que não se contenta com a frase “O que eu posso ajudar?”.

O atendimento personalizado investiga as reais necessidades do cliente. Você se preocupa com o que ele deseja e busca as melhores soluções possíveis para o problema. Se o seu cliente vai à oficina procurando trocar o óleo do automóvel, você faz este serviço e aproveita a oportunidade para ver o que mais o consumidor precisa. No atendimento personalizado, a atenção ao cliente está acima de tudo!

4. As oficinas terão muita tecnologia

As oficinas do futuro terão muita tecnologia. Além dos equipamentos como elevadores hidráulicos, balanceadoras e desmontadoras de pneus, alinhadores de automóveis e rampas para alinhamento automotivo, nessas oficinas você terá uma tecnologia que ajudará a:

  • Otimizar o tempo de operação na oficina;
  • Oferecer um serviço de qualidade e de valor para aumentar seu lucro;
  • Reduzir os custos operacionais;
  • Evitar erros operacionais causados por falhas humanas;
  • Investir em processos mais limpos, evitando sujeira e gastos com limpeza dentro das oficinas.

Equipamentos automotivos para oficina do futuro

Muitas oficinas já utilizam as tecnologias digitais. Entre elas, os alinhadores computadorizados que possuem tecnologia bluetooth são um dos aparelhos mais utilizados. Isso porque eles são equipamentos acessíveis e fáceis de operar. Além disso, o investimento no aparelho tem um retorno a médio prazo, uma vez que os serviços de alinhamento em oficinas que contam com este equipamento se tornam muito mais rápidos e precisos. E isso faz com que você otimize seu tempo e aumente a satisfação dos seus clientes com o serviço prestado.

5. As oficinas do futuro terão o serviço como diferencial

Você sabe que do conforto do sofá já dá para fazer compras no supermercado, comprar eletrodomésticos, livros, contratar profissionais para vários serviços e até marcar uma consulta médica, não é verdade? No entanto, quando se trata de consertar o carro, isso, na maioria das vezes, é diferente. O cliente precisa ligar com antecedência, pedir um orçamento, aguardar para receber, agendar um horário, deixar seu carro na oficina e retirá-lo novamente assim que o serviço for finalizado.

No entanto, você pode oferecer um serviço que seja realmente um verdadeiro diferencial e assim conquistar seu cliente. Crie, por exemplo, um site, com uma página onde o cliente possa agendar o serviço. Assim, o consumidor evitará ir várias vezes em sua oficina mecânica. Dá para pensar em criar outra página para que o cliente veja o andamento do reparo no automóvel.  Assim, ele poderá acompanhar o passo a passo de como o serviço está sendo executado.

Entretanto, para que você possa colocar à disposição dos seus clientes todos esses serviços é necessário treinar alguém da sua equipe para que fique de olho no site e também nas redes sociais, como o Facebook. Claro, o Facebook é uma das redes sociais mais populares e por ele, o cliente pode se conectar a você por meio do chat e tirar dúvidas sobre os reparos que estão sendo realizados no automóvel.

Tudo isso fará com que sua oficina mecânica seja um destaque no meio de tantas outras que existem no mercado. Afinal, um serviço diferenciado é o que realmente conta num mercado tão competitivo, não é mesmo? Portanto, coloque mais tecnologia em sua oficina mecânica e veja o seu negócio crescer cada vez mais!

Agora que você já conhece essas 5 tendências das oficinas do futuro, poderá adequar sua oficina para os próximos anos, não é mesmo? Invista em softwares de gestão, em marketing digital e, principalmente, em equipamentos automotivos e de qualidade e veja sua oficina mecânica mais competitiva!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *