Oficinas do Futuro: 5 Tendências para os próximos 5 anos

7 ago, 2018 | Duplicadores de Vaga, Informativos, Oficina Mecânica | 0 Comentários

As oficinas mecânicas já mudaram muito nas últimas décadas. Elas deixaram para trás a imagem de um ambiente sujo e desorganizado e passaram a ser vistas como verdadeiros locais de soluções automotivas. Além disso, as recentes mudanças tecnológicas e a internet sacudiram o setor automotivo, fazendo com que os empreendedores se adaptassem às oficinas do futuro.

Por isso, resolvemos preparar este post. Nele, vamos falar sobre 5 tendências dessas oficinas para os próximos 5 anos. Se você ficou interessado em saber se está no caminho certo e o que precisa melhorar em seu empreendimento para não ficar para trás, preste atenção e fique ligado em nosso artigo! Por aqui, você vai aprender algumas dicas que poderão ajudá-lo em seu dia a dia!

1. As oficinas do futuro terão que otimizar seus espaços

Você já sabe que está cada vez mais caro o metro quadrado para compra e venda de imóveis no Brasil, não é verdade? Isso significa que as oficinas do futuro terão que aprender a usar seus espaços de forma mais inteligente. Uma das regras é evitar os bloqueios em áreas onde há fluxo de veículos e/ou pessoas. Para isso, é necessário usar equipamentos que permitem uma movimentação mais ágil e, principalmente, duplicar as vagas.

Duplicador de vaga

Os duplicadores de vagas serão mais usados do que nunca, pois eles vão ajudá-lo a duplicar o estacionamento dentro de sua oficina mecânica. No entanto, os recursos e as capacidades do duplicador de vaga vão depender da necessidade da oficina.

2. As oficinas do futuro terão profissionais mais qualificados

Os profissionais das oficinas do futuro serão mais qualificados. Isso, porque, com os equipamentos e os acessórios dos automóveis cada vez mais tecnológicos, a mão de obra tradicional das oficinas brasileiras deve se preparar para essas mudanças. Afinal, se você deseja se destacar cada vez mais no mercado, deve contar com colaboradores dispostos a aprender cada vez mais, não é mesmo?

Por isso, se sua oficina mecânica quer ser cada vez mais competitiva, você deve especializar sua equipe ou até mesmo terceirizar alguns de seus serviços. Somente desta maneira vai sobreviver às exigências do mercado e deixará sua marca no pensamento dos clientes.

3. As oficinas do futuro terão um atendimento mais personalizado

Numa oficina do futuro, você não vai atender o cliente de qualquer maneira. Você oferecerá o melhor atendimento que puder, um atendimento personalizado. Mas o que seria esse tipo de atendimento? Bem, entende-se por atendimento personalizado aquele que leva em consideração as necessidades e os objetivos do seu cliente. É aquele que não se contenta com a frase “O que eu posso ajudar?”.

O atendimento personalizado investiga as reais necessidades do cliente. Você se preocupa com o que ele deseja e busca as melhores soluções possíveis para o problema. Se o seu cliente vai à oficina procurando trocar o óleo do automóvel, você faz este serviço e aproveita a oportunidade para ver o que mais o consumidor precisa. No atendimento personalizado, a atenção ao cliente está acima de tudo!

4. As oficinas terão muita tecnologia

As oficinas do futuro terão muita tecnologia. Além dos equipamentos como elevadores hidráulicos, balanceadoras e desmontadoras de pneus, alinhadores de automóveis e rampas para alinhamento automotivo, nessas oficinas você terá uma tecnologia que ajudará a:

  • Otimizar o tempo de operação na oficina;
  • Oferecer um serviço de qualidade e de valor para aumentar seu lucro;
  • Reduzir os custos operacionais;
  • Evitar erros operacionais causados por falhas humanas;
  • Investir em processos mais limpos, evitando sujeira e gastos com limpeza dentro das oficinas.

Equipamentos automotivos para oficina do futuro

Muitas oficinas já utilizam as tecnologias digitais. Entre elas, os alinhadores computadorizados que possuem tecnologia bluetooth são um dos aparelhos mais utilizados. Isso porque eles são equipamentos acessíveis e fáceis de operar. Além disso, o investimento no aparelho tem um retorno a médio prazo, uma vez que os serviços de alinhamento em oficinas que contam com este equipamento se tornam muito mais rápidos e precisos. E isso faz com que você otimize seu tempo e aumente a satisfação dos seus clientes com o serviço prestado.

5. As oficinas do futuro terão o serviço como diferencial

Você sabe que do conforto do sofá já dá para fazer compras no supermercado, comprar eletrodomésticos, livros, contratar profissionais para vários serviços e até marcar uma consulta médica, não é verdade? No entanto, quando se trata de consertar o carro, isso, na maioria das vezes, é diferente. O cliente precisa ligar com antecedência, pedir um orçamento, aguardar para receber, agendar um horário, deixar seu carro na oficina e retirá-lo novamente assim que o serviço for finalizado.

No entanto, você pode oferecer um serviço que seja realmente um verdadeiro diferencial e assim conquistar seu cliente. Crie, por exemplo, um site, com uma página onde o cliente possa agendar o serviço. Assim, o consumidor evitará ir várias vezes em sua oficina mecânica. Dá para pensar em criar outra página para que o cliente veja o andamento do reparo no automóvel.  Assim, ele poderá acompanhar o passo a passo de como o serviço está sendo executado.

Entretanto, para que você possa colocar à disposição dos seus clientes todos esses serviços é necessário treinar alguém da sua equipe para que fique de olho no site e também nas redes sociais, como o Facebook. Claro, o Facebook é uma das redes sociais mais populares e por ele, o cliente pode se conectar a você por meio do chat e tirar dúvidas sobre os reparos que estão sendo realizados no automóvel.

Tudo isso fará com que sua oficina mecânica seja um destaque no meio de tantas outras que existem no mercado. Afinal, um serviço diferenciado é o que realmente conta num mercado tão competitivo, não é mesmo? Portanto, coloque mais tecnologia em sua oficina mecânica e veja o seu negócio crescer cada vez mais!

Agora que você já conhece essas 5 tendências das oficinas do futuro, poderá adequar sua oficina para os próximos anos, não é mesmo? Invista em softwares de gestão, em marketing digital e, principalmente, em equipamentos automotivos e de qualidade e veja sua oficina mecânica mais competitiva!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *