Escolha uma Página

O setor de reparação automotiva viveu um ótimo ano em 2016. Em 2017, ele seguiu em alta. Isso porque muitas pessoas deixaram de comprar automóveis zero quilômetro e optaram pelo conserto dos automóveis usados. Com isso, as empresas que oferecem serviços de reparo e manutenção preventiva ficaram aquecidas.

Mas essa “boa maré” não ficou apenas no ano passado. É preciso que você saiba que o mercado de reparação automotiva sempre terá clientes. Isso porque quem tem seu automóvel, tanto usado quanto novo, precisa estar em dia com a manutenção. Portanto, você que é empreendedor, deve conquistar esse cliente e investir no mercado de reparação automotiva que está cheio de oportunidades.

Portanto, para que você aprenda como investir da maneira correta, preparamos este post. Nele, você vai conferir quais os maiores desafios do setor da reparação automotiva e em que investir para se destacar como auto center. Pois então, ficou curioso para conferir o nosso artigo?  Acompanhe a leitura!

Quais os maiores desafios do setor de reparação automotiva?

Ter controle financeiro

Muitas das empresas do ramo de reparação automotiva são geridas por familiares, certo? Por isso, o controle financeiro profissional é pouco adotado. No entanto, para que seu auto center cresça, é necessário organizar as finanças. Por isso, é necessário ter em mãos o orçamento anual, trabalhar bem o fluxo de caixa e ter um demonstrativo financeiro. Com esses três relatórios, seu planejamento será mais eficiente e você poderá definir quais os períodos que sua empresa mais fatura. Dessa forma, poderá alinhar o planejamento de toda sua equipe.

Contratar e reter funcionários

A insegurança que os donos dos auto centers têm em relação aos seus empregados é uma das maiores dificuldades. Muitos não investem em capacitação por terem medo de perder seus empregados para os concorrentes ou até mesmo por pensarem que seus funcionários vão abrir a própria oficina ou auto center.

Se você também pensa dessa maneira, saiba que é um erro. Lembre-se que quanto melhor for seu funcionário, mais produtivo seu auto center será. Por isso, você deve treinar a sua equipe sempre que puder.

Acompanhar as tecnologias

Com tanta tecnologia nos automóveis, você já sabe que não dá para diagnosticar o problema de um carro pelo ruído, não é mesmo? Por isso, é importante que você acompanhe as tecnologias. Invista em equipamentos e ferramentas essenciais para seu auto center e tenha em mente que seus ganhos devem ser em cima dos serviços.

Atender bem e fidelizar clientes

O mau atendimento no auto center afasta os clientes. Portanto, atender bem quem chega à sua empresa é ter a certeza que seu negócio será um verdadeiro sucesso. Outro fator que você deve pensar é no público feminino. Hoje, as mulheres também procuram os serviços de reparação automotiva, e por isso, você precisa saber atender esse público. Seja agradável, respeitoso e atenda com muita educação. Com certeza, sua empresa conquistará muitos clientes de ambos os sexos e fará com que eles procurem mais por seus serviços.

Em que investir para se destacar no mercado?

Reparo de módulos

Esse é um dos mais rentáveis e procurados serviços automotivos. Ele é relacionado à tecnologia automotiva. São reparos de módulos de injeção eletrônica. Você já sabe que a injeção eletrônica é um dos principais avanços na história dos automóveis comerciais. Por isso, investir neste tipo de reparo é ter a certeza que você terá muitos clientes dispostos a pagar pelo serviço. Então, fique de olho nessa oportunidade!

Reprogramação eletrônica

Esse serviço também tem a ver com a injeção eletrônica. A reprogramação eletrônica é um dos elementos mais importantes e complexos deste sistema. Ela também é conhecida como chip de potência ou reprogramação de ECU. Essa reprogramação aumenta o desempenho do motor em diversas situações específicas, além de adequar o motor a possíveis atualizações que o modelo tenha recebido. A reprogramação eletrônica é indispensável porque traz mais segurança ao veículo, maior conforto na direção e melhor dirigibilidade, sem danos ao automóvel e ao meio ambiente.

Como investir na reparação automotiva?

Fique de olho nas novidades

É importante você ficar de olho para saber as novidades no mercado de reparação automotiva. Então, veja quais os equipamentos como elevadores automotivos, desmontadoras de pneus e ferramentas existem para facilitar seu trabalho e invista. Você pode até pensar que esse é um investimento alto, mas na realidade não é, pois com pouco tempo de trabalho realizado em seu auto center, você recupera seu dinheiro. O que não dá é para você ficar atrás da concorrência, não é mesmo?

Pense no cliente

Ao pensar em instalar sua empresa em um ponto comercial, coloque-se no lugar do cliente. Não esqueça que, muitas vezes, quem deixa o automóvel no auto center, precisa tomar um ônibus ou o metrô para ir ao trabalho. Então, instale sua empresa próxima aos pontos de ônibus e as estações de metrô. Dessa maneira, ficará mais fácil do cliente chegar até você.

Ofereça serviços especializados

A oferta dos serviços especializados vem dando certo no mercado de reparação automotiva. Algumas empresas se destacam por lidarem com problemas de ar condicionado e airbags, por exemplo. Também vale a pena você observar se há algum serviço com maior procura. Se isso  ocorrer, não pense duas vezes e ofereça no seu auto center.

Agora que você já sabe como investir no mercado de reparação automotiva, que tal começar hoje mesmo? Empreenda de verdade e não se esqueça de comprar os equipamentos necessários para oferecer o melhor serviço de reparação da sua cidade!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e conheça boas práticas para gestão de estoque da oficina mecânica!