Desafios-do-setor-automotivo-dicas-para-aproveitar-as-oportunidades-e-fazer-seu-negocio-crescer

Desafios do setor automotivo: dicas para aproveitar as oportunidades e fazer seu negócio crescer

O setor automotivo aqueceu nos últimos meses de 2019. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros novos subiram em setembro. O setor registrou um aumento de 10,1% em relação ao mesmo mês de 2018. Além disso, foram emplacadas no último mês mais de 234 mil unidades divididas entre automóveis, caminhões, ônibus, carros leves, contra 213.323 do mesmo período do ano passado.

De janeiro a setembro deste ano, foram vendidos 2.029.590 veículos, um número 9,9% maior em relação aos 1.846.024 do acumulado de 2018. No entanto, apesar dos sinais de recuperação da economia, há muitos desafios no setor automotivo. Neste post, vamos falar sobre alguns e dar dicas para você aproveitar as oportunidades e aumentar os lucros do seu negócio.

E aí, você que é proprietário de loja de automóveis ou auto center, ou trabalha em oficina mecânica, quer ficar por dentro do tema deste artigo? Então, acompanhe a leitura!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Quais os maiores desafios do setor automotivo?

Novas tecnologias

Você já sabe que muitas montadoras de automóveis investem em carros tecnológicos, não é verdade? Aqui a gente ressalta a importância da especialização dos seus colaboradores. Como atender a essa demanda de carros se não capacitar a sua equipe? Portanto, faça uma boa pesquisa na internet, procure por cursos da área, acompanhe as novidades do setor automotivo para sair na frente da sua concorrência.

Gestão moderna e eficaz das empresas automotivas

Há várias maneiras de otimizar o serviço em sua oficina, auto center ou loja de automóveis. Você pode utilizar softwares, usar planilhas de controle financeiro e de estoque, e adotar programas para gestão de oficinas. Utilize a Internet para divulgar seu trabalho e disponibilize aplicativos para o cliente agendar visitas e manutenções de rotina.

WhatsApp para os negócios

Todo mundo usa o WhatsApp. Que tal utilizá-lo para os negócios? Crie uma conta da sua empresa. Ela auxilia na comunicação com o seu público e eleva de forma significativa os seus lucros.

Consumidores exigentes

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Isso porque têm mais conhecimento da área. Eles esperam que os serviços sejam realizados com qualidade e que você ofereça um bom atendimento.

Além disso, sua concorrência é grande. Logo, para atender essa demanda com qualidade é preciso capacitar a sua equipe, investir em equipamentos automotivos e que atendam à sua gestão.

Outra dica de bom atendimento ao cliente é você buscar conhecimento. Desta maneira, você irá satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores que procuram por novidades na sua empresa. Além disso, a gente conquista qualquer pessoa com bom atendimento e simpatia, não é mesmo?

Inovação

Sem dúvida, um dos maiores desafios do setor automotivo é a inovação. Isso vale tanto para as montadoras de automóveis, quanto para quem trabalha em outras empresas do setor. Cada vez mais as montadoras se preocupam em criar carros ecológicos, ou seja, que não emitem tantos gases na atmosfera.

Ao mesmo tempo, você precisa se preocupar em treinar a sua equipe para atender os clientes destes automóveis modernos. A inovação no setor está aí e é preciso caminhar com ela.

Como superar os desafios do setor automotivo?

Leia sempre as novidades

Busque informações sobre as novidades do setor automotivo. Para você aumentar os lucros, é necessário ficar atento às tendências do mercado.

Procure ler sobre os automóveis mais procurados, os mais tecnológicos e seguros. Aqui no blog da Engecass, em revistas automotivas e sites do setor, você encontrará tudo que precisa.

Faça uma gestão financeira eficiente

Entenda o mercado que você atua e faça uma gestão financeira eficiente. Somente desta forma você não terá problemas de caixa e irá assegurar o pagamento das contas e a lucratividade. Geralmente, os empreendedores entendem sobre mecânica, porém, na hora de realizar a gestão, cometem vários erros.

Para não passar por isso, você pode contratar colaboradores para o setor de finanças da sua empresa e contar com a tecnologia para auxiliar neste processo.

Ofereça preço competitivo

Quando pensamos em ofertar um preço competitivo, verificamos os custos da empresa automotiva. E, cobramos por um valor justo pelo serviço realizado.

Este valor não pode prejudicar a saúde do seu negócio. Portanto, quando determinar os preços cobrados, leve em consideração o tempo gasto para realizar a tarefa e os custos. Observe também os materiais que foram utilizados e outras despesas relativas à manutenção da oficina mecânica.

Você pode ainda fechar parcerias com fornecedores que trabalham com algo que você não tem em seu negócio. Dessa forma, é possível aumentar lucros em sua empresa automotiva.

Como você viu neste conteúdo, o setor automotivo tem muitos desafios. No entanto, para superá-los você deve ficar atento as novidades do mercado, estudar sempre e capacitar seus colaboradores para o trabalho em sua oficina, auto center ou loja de automóveis.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Queraprender um pouco mais sobre o setor automotivo? Acesse o nosso próximo post e conheça algumas estratégias para fidelizar clientes em sua oficina mecânica!

Deixe seu comentário
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.