Conheça as especializações para trabalhar com mecânica de automóveis

7 jul, 2021 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Trabalhar com mecânica de automóveis oferece muitas oportunidades e quem se especializa nesse mercado pode se destacar. Por isso, se você deseja conhecer algumas especializações na área de mecânica automotiva que estão em alta e quais são os cursos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos, leia nosso artigo, pois separamos algumas dicas de ouro a seguir. 

Confira aí! 

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Qual é a importância das especializações para mecânicos? 

A atualização profissional deixou de ser um diferencial e tornou-se um item obrigatório para quem trabalha com mecânica de automóveis. 

Grande parte desta necessidade está associada à evolução tecnológica dos automóveis e dos sistemas, o que demanda capacitação cada vez mais técnica por parte dos profissionais.  

Logo, especializações na área de mecânica automotiva podem abrir novas portas para a sua oficina e atrair clientes que precisam de serviços que a concorrência não está apta a prestar com a devida qualidade. 

Quais as melhores especializações para mecânica de automóveis? 

Hoje, há uma infinidade de cursos de especialização no setor automotivo, tanto presenciais, como à distância, facilitando o acesso a diferentes conteúdos. 

E para exemplificar, nós destacamos a seguir uma lista de dicas como os melhores cursos de especialização em mecânica de automóveis para você começar o quanto antes. Confira.

 

Curso de mecânica automotiva básica 

A Prime Cursos tem um curso grátis para mecânica de automóveis. Nele, os alunos aprendem os conhecimentos iniciais voltados para mecânica automotiva e passam pelos princípios básicos da manutenção de automóveis.  

O curso é voltado para profissionais que desejam fazer a manutenção com as próprias mãos ou ter conhecimento para tratar de assuntos ligados à mecânica. 

Entre os conteúdos abordados nesse curso, vale destacar: 

  • Elementos que fazem parte de um veículo e as respectivas funções; 
  • Funcionamento de freios e direção; 
  • Motores à explosão, funcionamento de tanque de combustível, sistema de escapamento e catalisador. 

 

Curso de noções básicas de mecânica automotiva 

Aplicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), este curso de noções básicas de mecânica automotiva é voltado para empregados e empregadores de áreas ligadas à mecânica de automóveis. 

Ele chama a atenção pela qualidade empregada no conteúdo programático e pelo pouco tempo necessário para finalizar o curso. 

 

Curso completo de Mecânica Automotiva da iPED 

Este é um curso mais completo do que as duas opções citadas anteriormente. Essa capacitação é do Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) e aborda a história dos automóveis, a prática na montagem e desmontagem das principais peças e a teoria dos componentes. A indicação é para profissionais que desejam se capacitar na mecânica automotiva completa, visando a realização de manutenções diversas. 

 

Curso de mecânica de motocicletas 

Uma dica interessante para quem busca especialização em mecânica de automóveis é o curso voltado para motos e motores 2T e 4T, que a Escola do Mecânico oferece em na plataforma. 

O curso é presencial e, portanto, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição para saber quando e como se inscrever para as próximas turmas. 

Vale destacar que a Escola do Mecânico é uma rede e está presente em diferentes cidades do país.  

 

Curso de Amortecedores 

A Nakata também oferece diferentes cursos de especialização para mecânicos automotivos e um dos destaques da plataforma EAD é o curso de Amortecedores. 

O conteúdo é 100% gratuito e online, desenvolvido por meio de videoaulas elaboradas e didáticas, onde você aprenderá os conceitos básicos sobre os sistemas de amortecimento de veículos e também sobre manutenção e troca de peças. 

 

Curso de eletricista de automóveis 

O site do Mundo Senai conta com inúmeros cursos e especializações para mecânica de automóveis. Um dos destaques é a programação oferecida pela instituição para quem buscar se especializar e agregar mais conhecimentos sobre elétrica veicular

No momento, o curso está sendo lecionado de forma presencial e apenas em algumas unidades do Senai no país. No entanto, você pode buscar mais informações diretamente no site oficial e consultar as previsões para a sua cidade também. 

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Quais outros tipos de especializações existem para mecânicos automotivos? 

A verdade é que existe uma infinidade de opções disponíveis, tanto na internet, como nas principais instituições do país, e até mesmo no exterior. 

Por isso, a dica é ir além do que listamos aqui. Caso você busque especializações ainda mais específicas na mecânica de automóveis, dá para ir atrás de áreas como: 

  • elétrica e eletrônica de automóveis; 
  • sistemas de arrefecimento; 
  • freios; 
  • amortecedores e suspensões; 
  • estética automotiva; 
  • sistemas de transmissão; 
  • manutenção de veículos leves e pesados. 

E muito mais! A ideia é olhar para o mercado atual, enxergar as oportunidades e tendências e investir naquilo que você acredita poder somar e agregar à sua rotina profissional. E o que não faltam são especializações de tudo o que se pode imaginar dentro do setor automotivo. 

Portanto, se você já tem uma oficina mecânica ou auto center, estimule os colaboradores a aprimorarem os conhecimentos. Incentive-os e ajude-os a fazer especializações para trabalhar com mecânica de automóveis. Isso poderá trazer resultados eficientes para o seu negócio! 

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas importantes para agregar conhecimento em sua profissão e na de seus colaboradores? Então, aproveite e dê uma olhadinha no nosso próximo post e conheça 9 fatores fundamentais que todo mecânico de automóveis precisa levar em consideração. Boa leitura! 

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *