Escolha uma Página

Trabalhar com mecânica de automóveis oferece muitas oportunidades. Porém, em cada área deste segmento exige uma capacitação. Portanto, quanto mais você aprende, maior é o seu crescimento profissional. Afinal, um mecânico capacitado poderá oferecer um serviço de manutenção preventiva e reparo mais eficiente e de qualidade, não é verdade?

Por isso, se você deseja conhecer algumas especializações na área de mecânica automotiva que estão em alta e quais os cursos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos, continue com a gente e confira o nosso post!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Qual é a importância das especializações?

A atualização profissional deixou de ser um diferencial e tornou-se um item quase que obrigatório para quem trabalha com mecânica de automóveis, principalmente em oficina mecânica e auto center. Grande parte desta necessidade é por causa da evolução tecnológica dos automóveis. Assim, quanto mais você se capacita, mais serviços oferece e mais cliente você conquista.

Mas não se esqueça que os bons profissionais, mesmo com grande experiência no meio de atuação, estão sempre em busca de aquisição de conhecimento, tanto para conhecer as novas tecnologias quanto as ferramentas e os equipamentos para executarem os serviços.

E você não precisa achar que não dá para fazer os cursos. Com os profissionais cada vez mais sem tempo de frequentar os cursos presenciais, a opção são os cursos online ministrados por instituições reconhecidas no mercado.

Quais as melhores especializações para mecânica de automóveis?

Curso de mecânica automotiva básica

A Prime Cursos tem um curso grátis para mecânica de automóveis. No curso, o aluno aprende os conhecimentos iniciais voltados para mecânica automotiva e passa pelos princípios básicos da manutenção de automóveis. O curso é para profissionais que desejam fazer a manutenção com as próprias mãos ou ter conhecimento para tratar de assuntos ligados a mecânica automotiva.

Objetivo

O Curso tem o objetivo de capacitar o profissional sobre os conhecimentos básicos para a manutenção de automóveis. Você também vai aprender um pouco sobre o funcionamento do motor e demais componentes do veículo.

Carga horária

40 horas.

Conteúdos abordados

  • Elementos que fazem parte de um veículo e suas funções;
  • Funcionamento de freios e direção;
  • Motores à explosão, funcionamento de tanque de combustível, sistema de escapamento e catalisador.

Pré-requisitos

Não há pré-requisito para fazer o curso. Porém, é recomendado que o aluno tenha o Ensino Médio completo para ter uma melhor interpretação dos materiais utilizados.

Noções básicas de mecânica automotiva

Aplicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), este curso de noções básicas de mecânica automotiva é voltado para empregados e empregadores de áreas ligadas à mecânica de automóveis.

Ele chama a atenção pela qualidade empregadas no conteúdo programático e pelo pouco tempo necessários para finalizar o curso.

Carga horária

14 horas.

Após a conclusão do curso, o aluno passa por uma avaliação e se tiver um aproveitamento de mais de 70% recebe o certificado.

Curso de Mecânica Automotiva

Este é um curso mais completo do que as duas opções citadas anteriormente. Essa capacitação é do Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) e aborda a história dos automóveis, a prática na montagem e desmontagem das principais peças e a teoria dos componentes. Sua indicação é para profissionais que desejam se capacitar na mecânica automotiva completa, visando a realização de manutenções diversas.

Carga horária

30 dias de estudos.

Investimento

O iPED possui diversos planos de cursos com valores proporcionais à carga horária e a emissão de certificado. Nesse curso, por exemplo, é possível a realização grátis sem avaliação e emissão de certificado.

Quais as especializações você deve investir?

Você pode buscar por especializações em carros de luxo, automóveis antigos, reparação de sistemas específicos, preparação e customização e até consultoria automotiva. Essas são algumas boas ideias para você se diferenciar no mercado. Para encontrar essas especializações é fácil, basta você pesquisar na Internet em sites próprios de cursos ou no próprio Google.

Portanto, se você já tem uma oficina mecânica ou auto center, estimule seus colaboradores para aprimorarem os conhecimentos. Incentive-os e ajude-os a fazer especializações para trabalhar com mecânica de automóveis. Isso poderá trazer resultados eficientes para o seu negócio!

Gostou do conteúdo? Quer ler mais artigos como este e ficar bem informado sobre o mundo automotivo? Acesse o nosso próximo post e entenda tudo sobre certificação de oficinas mecânicas!

[Facebook] Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades | Engecass Equipamentos Automotivos