Oficina mecânica: saiba como obter o certificado de qualidade

25 mar, 2019 | Oficina Mecânica | 0 Comentários

Cada ano que passa, o certificado de qualidade para oficina mecânica ganha mais espaço no mercado automotivo. Isso ocorre devido ao número de brasileiros que procuram por esse tipo de serviço e também por causa do lucro que o negócio movimenta.

Com o aumento da concorrência no setor, é importante que os centros de reparação automotivos se diferenciem no mercado e ofereçam algo mais do que um bom serviço.

Assim, as certificações são importantes porque proporcionam mais segurança ao cliente, que procura sempre por um produto ou serviço de alta qualidade, funcionando como uma espécie de garantia de especialização para os estabelecimentos.

Além disso, caso a sua oficina mecânica ainda não possua o certificado de qualidade, você pode perder clientes e deixar de lado um excelente diferencial competitivo.

Portanto, pensando em ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o certificado de qualidade para oficina mecânica e auto center preparamos este post.

Nele, você vai aprender o que é a certificação de qualidade, quais os tipos de certificações que existem e o que fazer para ter o seu certificado.

E aí, quer aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Engecass

O que é o certificado de qualidade?

Você já deve ter recebido um certificado em sua vida, não é mesmo? Geralmente, a gente ganha um certificado após participar de uma palestra ou fazer um curso. Esse documento atesta que você adquiriu o conhecimento necessário sobre o assunto abordado.

E é exatamente isso que o certificado de qualidade representa. Essas certificações comprovam que a sua empresa possui critérios técnicos e de segurança de acordo com as normas estabelecidas pelas instituições que regulamentam a profissão.

Por que ter um certificado de qualidade para oficina mecânica?

Quando você implanta um sistema de gestão de qualidade, você obtém produtos e serviços que vão além das exigências requeridas pelo Inmetro. Com isso, sua oficina mecânica ou auto center conquistam a admiração e a preferência dos clientes.

Além disso, hoje, muitas pessoas preferem comprar automóveis de segunda mão e revisá-los em oficinas mecânicas confiáveis. Portanto, este cenário é uma grande oportunidade para os empreendedores do ramo, que podem lucrar muito se souberem explorar esse tipo de negócio.

O que é o certificado de qualidade? | Engecass

Assim, com tantos automóveis rodando por aí, claro que uma hora ou outra, muitos deles terão que passar por algum tipo de manutenção preventiva ou reparação.

Dessa forma, se no bairro aonde você mora tem duas oficinas, uma com certificação de qualidade e outra sem, qual o cliente escolheria? Claro que o certificado de qualidade otimiza os seus negócios com um diferencial competitivo e ao mesmo tempo eleva o padrão de qualidade do seu estabelecimento, não é verdade?

A certificação também traz consigo uma bagagem de segurança que é sentida pelos próprios clientes na hora que eles vão escolher qual a oficina deixar seus automóveis para arrumar.

Por isso, o ICQ, em conjunto com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) desenvolveu um trabalho de certificação para os centros de reparação automotivos e qualquer oficina, com pelo menos três funcionários, pode procurar essa certificação, tudo isso para ajudar a empreender da melhor maneira possível!

Quais os tipos de certificado que existem?

Qualificação de Mecânico de Manutenção

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio da norma técnica nº 15681/2009 determina a capacitação e a padronização da atuação dos profissionais mecânicos.  Essa norma também é chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção e foi criada em 2007 por uma iniciativa do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e de várias outras entidades do ramo automotivo.

A certificação baseia-se na norma da ABNT NBR 15681/2009, que padroniza a capacitação de profissionais da reparação.

ISO 9001

Você já deve ter escutado falar sobre a ISO 9001, não é verdade? Essa norma garante a qualidade de gestão da sua oficina mecânica ou do seu auto center.

Para você conseguir esta certificação, sua oficina deve atender a uma série de normas que dizem respeito à saúde ocupacional, segurança, administração, meio ambiente e etc.

Em alguns casos, serão até necessários ajustes para adequar o funcionamento da empresa ao que determina a certificação ISO 9001. Por isso, é importante definir um plano de implementação, incluindo uma consultoria que poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico e a desenvolver as melhores práticas para sua oficina mecânica.

Qualificações específicas

Essas qualificações específicas representam um diferencial na sua oficina mecânica ou auto center. É possível que você encontre vários cursos para as mais variadas áreas da reparação automotiva, como módulos diesel, alarmes, funilaria, imobilizadores, sistema elétrico e hidráulico, transmissão, diagnóstico de motores, entre outros.

Apesar desses cursos não serem obrigatórios, contar com qualquer uma dessas certificações, fará com que você se destaque da concorrência.

Além disso, uma vez que os seus clientes terão a certeza que os seus serviços de manutenção preventiva, alinhamento, balanceamento e troca de óleo serão feitos com qualidade, você conseguirá fidelizar clientes.

O que fazer para ter um certificado?

Para você conseguir um certificado de qualidade é necessário que sua oficina mecânica tenha, no mínimo, 50% dos 140 itens diferentes da lista de requisitos do IQA. De maneira geral, esses itens são observados levando em conta as seguintes questões:

Organização da oficina mecânica ou do auto center

Direção, sistemas de gestão, quantidade de funcionários, documentações da empresa e missão da oficina são algumas questões que devem ser avaliadas para você conseguir seu certificado de qualidade. Também é preciso avaliar se a oficina ou o auto center respeitam a sua visão e os seus valores.

Boa gestão financeira

As inadimplências também são analisadas. Portanto, faça uma boa gestão financeira para que você não fique com os impostos atrasados. Verifique, ainda, os meios de pagamentos oferecidos para os clientes, como é feita a segurança de dados, entre outros fatores.

Instalações da sua oficina ou do auto center

Também será feita uma avaliação da sua infraestrutura, será verificada se há segurança do trabalho e organização espacial.

Equipamentos da oficina ou do auto center

Tome cuidado com a manutenção dos equipamentos, principalmente o elevador automotivo, pois estes serão avaliados durante a inspeção. Assim também acontecerá com as ferramentas da sua oficina mecânica ou auto center.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Comunicação da empresa

A comunicação da sua empresa com o cliente também será avaliada. Portanto, cuide dela. Tenha um canal de atendimento ou veja se há alguém na sua empresa responsável por gerir as reclamações indiretas e expostas no Reclame Aqui, por exemplo. Não deixe o seu cliente sem resposta!

 

Viu como o certificado de qualidade é importante para sua oficina mecânica ou auto center? Agora que você já sabe, que tal colocar as nossas dicas em prática, conquistar as suas certificações e sair na frente da  concorrência? Pense nisso e tenha destaque no mercado automotivo!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como deixar a sua oficina mecânica mais sustentável!

Elevador Automotivo Hidráulico | O melhor elevador automotivo hidráulico para a sua oficina! | Peça seu orçamento AQUI | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *