Cada ano que passa, o certificado de qualidade para oficina mecânica ganha mais espaço no mercado automotivo. Isso ocorre devido ao número de brasileiros que procuram por esse tipo de serviço e também por causa do lucro que o negócio movimenta.
Com o aumento da concorrência no setor, é importante que os centros de reparação automotivos se diferenciem no mercado e ofereçam algo mais do que um bom serviço.
Assim, as certificações são importantes porque proporcionam mais segurança ao cliente, que procura sempre por um produto ou serviço de alta qualidade, funcionando como uma espécie de garantia de especialização para os estabelecimentos.
Além disso, caso a sua oficina mecânica ainda não possua o certificado de qualidade, você pode perder clientes e deixar de lado um excelente diferencial competitivo.
Portanto, pensando em ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o certificado de qualidade para oficina mecânica e auto center preparamos este post.
Nele, você vai aprender o que é a certificação de qualidade, quais os tipos de certificações que existem e o que fazer para ter o seu certificado.
E aí, quer aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!
O que é o certificado de qualidade?
Você já deve ter recebido um certificado em sua vida, não é mesmo? Geralmente, a gente ganha um certificado após participar de uma palestra ou fazer um curso. Esse documento atesta que você adquiriu o conhecimento necessário sobre o assunto abordado.
E é exatamente isso que o certificado de qualidade representa. Essas certificações comprovam que a sua empresa possui critérios técnicos e de segurança de acordo com as normas estabelecidas pelas instituições que regulamentam a profissão.
Por que ter um certificado de qualidade para oficina mecânica?
Quando você implanta um sistema de gestão de qualidade, você obtém produtos e serviços que vão além das exigências requeridas pelo Inmetro. Com isso, sua oficina mecânica ou auto center conquistam a admiração e a preferência dos clientes.
Além disso, hoje, muitas pessoas preferem comprar automóveis de segunda mão e revisá-los em oficinas mecânicas confiáveis. Portanto, este cenário é uma grande oportunidade para os empreendedores do ramo, que podem lucrar muito se souberem explorar esse tipo de negócio.
Assim, com tantos automóveis rodando por aí, claro que uma hora ou outra, muitos deles terão que passar por algum tipo de manutenção preventiva ou reparação.
Dessa forma, se no bairro aonde você mora tem duas oficinas, uma com certificação de qualidade e outra sem, qual o cliente escolheria? Claro que o certificado de qualidade otimiza os seus negócios com um diferencial competitivo e ao mesmo tempo eleva o padrão de qualidade do seu estabelecimento, não é verdade?
A certificação também traz consigo uma bagagem de segurança que é sentida pelos próprios clientes na hora que eles vão escolher qual a oficina deixar seus automóveis para arrumar.
Por isso, o ICQ, em conjunto com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) desenvolveu um trabalho de certificação para os centros de reparação automotivos e qualquer oficina, com pelo menos três funcionários, pode procurar essa certificação, tudo isso para ajudar a empreender da melhor maneira possível!
Quais os tipos de certificado que existem?
Qualificação de Mecânico de Manutenção
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio da norma técnica nº 15681/2009 determina a capacitação e a padronização da atuação dos profissionais mecânicos. Essa norma também é chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção e foi criada em 2007 por uma iniciativa do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e de várias outras entidades do ramo automotivo.
A certificação baseia-se na norma da ABNT NBR 15681/2009, que padroniza a capacitação de profissionais da reparação.
ISO 9001
Você já deve ter escutado falar sobre a ISO 9001, não é verdade? Essa norma garante a qualidade de gestão da sua oficina mecânica ou do seu auto center.
Para você conseguir esta certificação, sua oficina deve atender a uma série de normas que dizem respeito à saúde ocupacional, segurança, administração, meio ambiente e etc.
Em alguns casos, serão até necessários ajustes para adequar o funcionamento da empresa ao que determina a certificação ISO 9001. Por isso, é importante definir um plano de implementação, incluindo uma consultoria que poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico e a desenvolver as melhores práticas para sua oficina mecânica.
Qualificações específicas
Essas qualificações específicas representam um diferencial na sua oficina mecânica ou auto center. É possível que você encontre vários cursos para as mais variadas áreas da reparação automotiva, como módulos diesel, alarmes, funilaria, imobilizadores, sistema elétrico e hidráulico, transmissão, diagnóstico de motores, entre outros.
Apesar desses cursos não serem obrigatórios, contar com qualquer uma dessas certificações, fará com que você se destaque da concorrência.
Além disso, uma vez que os seus clientes terão a certeza que os seus serviços de manutenção preventiva, alinhamento, balanceamento e troca de óleo serão feitos com qualidade, você conseguirá fidelizar clientes.
O que fazer para ter um certificado?
Para você conseguir um certificado de qualidade é necessário que sua oficina mecânica tenha, no mínimo, 50% dos 140 itens diferentes da lista de requisitos do IQA. De maneira geral, esses itens são observados levando em conta as seguintes questões:
Organização da oficina mecânica ou do auto center
Direção, sistemas de gestão, quantidade de funcionários, documentações da empresa e missão da oficina são algumas questões que devem ser avaliadas para você conseguir seu certificado de qualidade. Também é preciso avaliar se a oficina ou o auto center respeitam a sua visão e os seus valores.
Boa gestão financeira
As inadimplências também são analisadas. Portanto, faça uma boa gestão financeira para que você não fique com os impostos atrasados. Verifique, ainda, os meios de pagamentos oferecidos para os clientes, como é feita a segurança de dados, entre outros fatores.
Instalações da sua oficina ou do auto center
Também será feita uma avaliação da sua infraestrutura, será verificada se há segurança do trabalho e organização espacial.
Equipamentos da oficina ou do auto center
Tome cuidado com a manutenção dos equipamentos, principalmente o elevador automotivo, pois estes serão avaliados durante a inspeção. Assim também acontecerá com as ferramentas da sua oficina mecânica ou auto center.
Comunicação da empresa
A comunicação da sua empresa com o cliente também será avaliada. Portanto, cuide dela. Tenha um canal de atendimento ou veja se há alguém na sua empresa responsável por gerir as reclamações indiretas e expostas no Reclame Aqui, por exemplo. Não deixe o seu cliente sem resposta!
Viu como o certificado de qualidade é importante para sua oficina mecânica ou auto center? Agora que você já sabe, que tal colocar as nossas dicas em prática, conquistar as suas certificações e sair na frente da concorrência? Pense nisso e tenha destaque no mercado automotivo!
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como deixar a sua oficina mecânica mais sustentável!
0 comentários