Escolha uma Página

Tornar a oficina mais sustentável é uma preocupação da maioria dos empreendedores. Mas será que você realmente sabe como fazer isso?  Neste post, você vai entender que a sustentabilidade em empresas pode ser definida como a capacidade de gerar lucros sem prejudicar a qualidade de vida dos seus funcionários e do meio ambiente.

Dessa maneira, é possível investir em crescimento e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, a oficina mais sustentável traz muitos benefícios para você que é empreendedor.

Entre tantos, destacamos a economia, otimização de tempo e recursos, maior produtividade dos funcionários, diferencial no mercado, serviços com maior valor agregado e prevenção de multas.

Pois então, quer aprender como deixar sua oficina mais sustentável? Continue com a gente e leia o nosso post até o final!

1. Separe os resíduos antes de descartá-los

Uma das maiores preocupações ambientais é a geração de resíduos. Você já sabe que diariamente são consumidos em oficinas mecânicas do País uma série de produtos que precisam ter uma destinação adequada. Isto significa que você precisa destinar os resíduos de maneira que eles não agridam o meio ambiente e não gerem poluição no próprio local de trabalho.

No entanto, como fazer isso? Você pode utilizar containers específicos e treinar seus funcionários para que eles descartem os resíduos sólidos como papel, plástico, metal e lixo orgânico sempre nos locais indicados. Já quando o volume desses materiais for considerável, venda os materiais para algum serviço de reciclagem.

O óleo retirado dos veículos deve ser armazenado em tambores de 200 litros, para no futuro também ser vendido a alguma credenciada da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além de você ajudar o meio ambiente, terá uma oficina mais sustentável.

2. Ofereça medidas de segurança

As medidas de segurança nem sempre eliminam o risco de acidentes ambientais ou com os próprios funcionários. Entretanto, elas oferecem uma boa maneira de tratar esses riscos, caso eles aconteçam.

Quando você adota essas medidas em sua oficina mecânica ou auto center, você resolve os problemas com mais rapidez, o que evita outros transtornos a toda sua equipe de trabalho.

3. Use o marketing a seu favor

Para tornar a oficina mais sustentável, você pode usar o marketing a seu favor. Leia os relatórios de mercado, converse com os consumidores mais jovens e perceba que a sustentabilidade é uma preocupação real dos consumidores atuais e, quanto maior for a responsabilidade da sua oficina mecânica em relação à ela, maior sua visibilidade a respeito do mercado.

4. Invista em equipamentos inteligentes

Não dá para falar em otimização de recursos de oficinas mecânicas e auto centers, sem falar nos equipamentos que são mais econômicos e inteligentes. Eles são essenciais para todos os serviços oferecidos. Além disso, facilitam nas boas práticas citadas neste artigo. A desmontadora mão amiga, por exemplo, torna a desmontagem e montagem de rodas um processo mais eficiente, aumenta a  segurança do funcionário e a qualidade de trabalho.

Outros equipamentos considerados inteligentes são os elevadores hidráulicos. Eles dispensam a lubrificação, o que reduz o uso de graxa ou óleo lubrificante dentro da oficina mecânica ou do auto center, e isso ajuda a diminuir a geração de resíduos poluentes. Além disso, os elevadores promovem a economia de energia, pois são fáceis e rápidos de operar.

5. Colete água da chuva e torne sua oficina mais sustentável

Várias atividades de uma oficina ou auto center requer o uso de água para lavagem de veículos, limpeza da sua própria empresa e peças automotivas. A captação da água da chuva é a solução para evitar o desperdício e economizar na conta no fim do mês.

Com um pequeno investimento, você instala um sistema de coleta da chuva com calhas e redireciona a água para uma cisterna de armazenamento.

6. Substitua as telhas comuns

Use telhas translúcidas. Você aproveita a luz natural durante todo o dia para realizar o seu trabalho. Dessa maneira, economiza energia elétrica, ajuda na utilização de fontes de energia renováveis e resulta em uma conta mais barata, o que pode ser ainda melhor no período de horário de verão.

7. Capacite os colaboradores

Não adianta renovar o seu negócio com medidas de preservação do meio ambiente e não capacitar seus colaboradores e os colegas de trabalho. A sustentabilidade deve estar presente desde o bom atendimento ao seu cliente até o cumprimento dos procedimentos adequados da parte de todos os envolvidos. Tudo isso é importante para o andamento da sua empresa.

8. Adquire um selo verde para sua empresa

Ter responsabilidade com o meio ambiente é um passo muito importante na direção do seu negócio. O investimento vale pelo pequeno capital inicial que você terá que investir, e que se reverte como lucro na sua oficina ou auto center.

Entretanto, para divulgar o seu trabalho e atrair clientes interessados em empresas ecológicas, é necessário credenciar em redes que fornecem um selo verde de qualidade ambiental. A sua empresa ganha reconhecimento do público e se torna mais sustentável.

9. Utilize contenções

É comum ocorrerem vazamentos de óleo ou outro líquido ou material perigoso ao meio ambiente. Sendo assim, é importante que você utilize contenções nesse tipo de produto.

Quando ocorre um vazamento, o tempo é algo precioso, pois quanto mais passar, mais difícil será conter o material. Sendo assim, é importante que você utilize contenções nesse tipo de produto. As contenções não evitam o erro ou incidente, mas diminuem o impacto causado.

10. Crie um sistema de Gestão Ambiental

É importante você criar um Sistema de Gestão Ambiental para auxiliar nos processos que serão implantados na sua oficina mecânica ou auto center. Lembre-se que as práticas ambientais que sua empresa deverá tomar para que seja implantado o conceito da oficina verde, certamente demandarão um serviço extra da sua equipe e da gestão.

Agora que você aprendeu como deixar a oficina mais sustentável, que tal colocar nossas dicas em prática? E não se esqueça de adquirir equipamentos que tornarão a sua oficina mecânica ou auto center ainda mais verdes!

Quer aprender mais dicas sobre sustentabilidade? Acesse o nosso próximo post e tire todas as suas dúvidas sobre oficina sustentável!