Atendimento ao cliente: o que modifica a experiência na oficina?

1 dez, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Sabemos que o mercado está cada vez mais concorrido, não é verdade? E no ramo automotivo a história se repete. Porém, para  que você tenha uma boa experiência em sua oficina mecânica é necessário oferecer um bom atendimento ao cliente.

Afinal, com as empresas do setor oferecendo produtos e serviços tão parecidos, o cliente passa a dar mais credibilidade aos estabelecimentos que atendem melhor as suas necessidades. Portanto, para que você entenda a importância de oferecer um bom atendimento ao cliente e também de como aumentar as vendas da oficina, nós preparamos o post de hoje.

Aqui você saberá que o atendimento influencia e muito no trabalho da sua oficina mecânica. Você também aprenderá que se não adequar o seu negócio, começará a ver seus clientes sumirem. No entanto, não é isso que você quer, não é mesmo?

Contudo, não é preciso se preocupar. Afinal, estamos aqui para ajudá-lo a empreender. Por isso, se o assunto lhe interessou, acompanhe o nosso post e fique de olho em nossas dicas!

Quando você melhora o atendimento ao cliente, você o escuta mais

A partir do momento que você melhora o atendimento ao cliente em sua oficina mecânica, você o escuta mais. E fazer isso é importante para demonstrar que a sua oficina se importa com os problemas dos seus clientes, pois é fato que a internet tem um mundo de respostas para qualquer problema mecânico.

No entanto, nem sempre essas respostas levam em consideração o exame prévio do veículo, e aí que escutar o cliente se torna importante, para evitar um diagnóstico errado do automóvel.

Quando você melhora o atendimento ao cliente, você elabora um orçamento justo

Quando se tem um atendimento ao cliente de qualidade, você consegue elaborar um orçamento mais justo. Saiba que a hora de passar esse orçamento, muitas vezes, pode ser problemática, principalmente se o serviço for grande.

Por isso, ao lembrar de oferecer um atendimento de qualidade, pense também na questão do valor cobrado pelo seu serviço. Seja bem transparente e mostre ao seu cliente todos os detalhes do serviço que precisará ser feito.

Se o diagnóstico for demorado, não passe o orçamento só por telefone. É melhor enviar uma cópia por e-mail. Isso dará tempo para que o cliente estude a proposta e decida se autorizará o serviço.

Quando você melhora o atendimento ao cliente, você conquista mais fornecedores

Pensar no cliente é também pensar em aumentar sua carteira de fornecedores. Com mais fornecedores, você terá mais oportunidades de negociar preços e oferecer as melhores soluções em serviços.

Quando você melhora o atendimento ao cliente, você cria um espaço aconchegante

Quem tem oficina mecânica sabe o quanto é difícil manter o espaço limpo e organizado. Mas se você pensa em oferecer um atendimento de qualidade, você deve investir em um espaço exclusivo, para que o cliente se sinta bem para negociar e analisar os orçamentos.

Isso também vale quando você realiza os serviços mais rápidos, os quais o cliente espera na própria oficina. Então, invista num sofá aconchegante, coloque um ar-condicionado, ofereça água e café em uma sala fechada. Esses são alguns itens que fazem toda a diferença na oficina mecânica.

Quando você melhora o atendimento ao cliente, você cumpre com os prazos

Cumprir com os prazos acordados é uma tarefa que reflete a qualidade no atendimento ao cliente. Portanto, se você combinou a entrega do trabalho em um determinado dia e horário, não atrase. As pessoas não têm muito tempo hoje em dia e qualquer “tempo perdido” na oficina mecânica, pode ser um grande prejuízo para o cliente.

Caso realmente precise atrasar o serviço, avise o cliente pelo menos 24 horas com antecedência e dê um desconto ou ofereça um carro reserva. Oferecer soluções ao cliente é mostrar o quanto ele é importante para o seu negócio.

Viu como o atendimento ao cliente modifica a experiência na oficina mecânica? Agora que você já sabe, que tal mudar suas atitudes  e oferecer um atendimento de qualidade? Se quiser saber mais sobre o assunto, continue acessando o nosso blog. Aqui temos várias dicas de gestão para o seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário em nosso post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *