Como fidelizar clientes valiosos para sua oficina

Gerenciar uma oficina mecânica vai muito além de ter equipamentos ou uma equipe de colaboradores. É fundamental saber como fidelizar clientes. Isso pode te trazer muito mais consumidores do que aquela propaganda em uma revista especializada. Mas como investir em fidelização de clientes?

Neste post, ensinaremos como manter seus clientes fiéis. Quer conferir tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura do nosso artigo!

Por que é importante fidelizar clientes?

Segundo o guru do marketing digital, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Não é difícil ver gestores de oficinas mecânicas ou auto centers se esforçando para conquistar novas vendas, sem realmente se preocupar com o pós-venda e que pode trazer retornos melhores para a empresa.

Depois de estudar o marketing, Kotler entendeu tudo isso. Mas para que você não leve tanto tempo para saber como fidelizar clientes é importante entender alguns benefícios que essa estratégia traz a sua oficina mecânica ou auto center. Veja no próximo tópico!

Quais as vantagens da fidelização de clientes?

Garantia de uma loja cheia

Outra mudança no comportamento do consumidor é onde ele deposita sua confiança para escolher qual empresa prestará o serviço. Quando você quer ir a um restaurante, o que você leva em consideração? Muitos é a propaganda que ouviu no rádio ou a opinião de um amigo de confiança que já foi ao estabelecimento e garantiu comida boa, não é verdade?

Bom, arriscamos dizer que a maioria das pessoas prefere uma opinião sincera de quem frequentou o local. E na hora de escolher uma oficina mecânica ou auto center, ganha o estabelecimento com equipes de vendas que se preocupam com os consumidores, e que oferecem um bom atendimento.

Propaganda gratuita

O cliente satisfeito faz propaganda gratuita. Hoje, as redes sociais fizeram com que esse cliente ganhasse uma vitrine, e toda vez que ele acha que gastou seu dinheiro bem com algum serviço, ele vai para Internet e deixa um comentário ou depoimento. Portanto, pensar em oferecer um bom atendimento ao cliente é uma boa maneira de fidelizá-lo. Assim como oferecer produto ou serviço de qualidade e programas de fidelidade.

A fidelização de clientes também te dará a oportunidade de ter consumidores encantados com seus serviços, que voltarão sempre que precisar de uma manutenção preventiva ou um reparo automotivo. Além disso, esses clientes podem oferecer informações sobre a sua oficina ou auto center e fazer aquela bela propaganda boca a boca.

Destaque da concorrência

Quem trabalha com setor automotivo sabe o quanto a fidelização do cliente é necessária. A concorrência é enorme e por isso ter equipes de vendas competentes e uma boa gestão comercial são requisitos essenciais para qualquer tipo de empreendimento. Você pode também ter a certeza que o consumidor que procura por produtos na Internet, descobre vários estabelecimentos que fornecem opções parecidas.

Isso mostra a importância que é investir em táticas que destaquem a sua marca dos concorrentes. E a fidelização do cliente é uma delas. Por isso, quem investe em fidelização de clientes, foca em um bom atendimento, consegue se destacar no mercado e garantir a sua fatia.

Como fidelizar clientes | Engecass

Como fidelizar clientes?

Use o marketing digital

Se você quer saber como fidelizar clientes, outra maneira de fazer isso é utilizar o marketing digital para lembrar as datas especiais e oferecer promoções. Com um cadastro atualizado do seu público é possível utilizar o e-mail marketing para relembrar as datas especiais como aniversários, enviar mensagem de parabéns no dia e oferecer uma promoção.

Saiba que o cliente é especial

Todo o cliente é especial. Portanto, trate bem quem procura por seus produtos ou serviços. Vender é oferecer uma experiência de compra memorável. É o primeiro passo para você saber como fidelizar clientes e garantir que eles falarão bem do seu estabelecimento para quem quiser ouvir.

Invista em programas de fidelização

Como já mencionamos neste artigo, se você quer saber como fidelizar clientes, invista em programas de fidelização. O consumidor adora ganhar benefícios e pontos são uma ótima oportunidade de fazer isso.

Se você permite que seu cliente acumule pontos que poderão ser trocados por benefícios no futuro, cada vez que realiza um serviço na sua oficina ou auto center, certamente ele voltará.O programa pode ocorrer de várias maneiras.

O cliente acumula pontos por cada real pago pelos serviços e ganha descontos de acordo com sua pontuação nas próximas vezes que retornar.

Crie vínculos com seus clientes

Cada vez mais os clientes valorizam empresas que reconhecem a sua presença. Portanto, conheça quem são seus clientes mais assíduos. Peça que façam registro nas redes sociais, e crie campanhas para parabenizá-los por uma determinada marca no consumo, oferecendo também um brinde ou algum tipo de bonificação. Também não se esqueça de dar atenção ao pós-venda.

Ofereça um serviço extra

Outra maneira de saber como fidelizar clientes é oferecer um serviço extra. Assim é que você conquistará de vez o consumidor. E pode ser um serviço simples como leva e traz. Leve o automóvel do cliente até o trabalho ou a residência. Combine um horário mais adequado. Ou, você pode entregar o veículo todo lavado. Esses mimos são simples, mas se forem bem planejados e calculados farão toda a diferença na fidelização do cliente.

Agora que você aprendeu como fidelizar clientes e a sua importância. Assim poderá conquistar mais consumidores para o seu negócio, não é verdade? Coloque as nossas dicas em prática e tenha sucesso no seu empreendimento!

Gostou do conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e entenda o que é NPS e o que pode ajudar em sua oficina!Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

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