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Você pode estar a um bom tempo no mercado automotivo e pensar que ninguém escolhe uma oficina pelo Facebook. “Um serviço de auto center se escolhe por indicação ou por uma boa propaganda no rádio”, você pode dizer.

Isso até poderia ser verdade anos atrás, porém, fato é que o mundo digital mudou — e muito — nossos comportamentos, principalmente o de consumidores.

É por isso que surgiu o Marketing Digital, uma maneira inovadora e muito mais eficiente de contar para o mundo que sua oficina existe e que ela oferece os melhores serviços da região!

Continue lendo e aprender a aplicar o Marketing Digital no seu auto center!

Afinal, o que é Marketing Digital?

Antes de saber como aplicar o Marketing Digital no auto center, é preciso entender o que ele é e como funciona. Para isso, pense no seu próprio comportamento como consumidor.

Quando você vai comprar algo, não costuma dar aquela pesquisada no “Google” antes para ter certeza que vai comprar o melhor modelo, com o melhor preço e que vai te trazer as melhores vantagens?

Ou quando você quer comprar algo mas não conhece nenhum fornecedor desse produto, o que faz? Vai ao “Google” de novo, certo? Ou quem sabe dá uma olhada nas suas redes sociais?

É exatamente isso que os consumidores de um auto center também fazem. Eles vão à internet para conhecer produtos, marcas, tirar dúvidas e ver referências de uma empresa, ou até mesmo para buscar seu telefone.

O Marketing Digital se baseia nesse novo comportamento para criar um marketing que as pessoas realmente amem. Ele diz respeito àquelas estratégias que buscam atrair a atenção do consumidor por meio dos canais digitais e oferecendo conteúdo útil e relevante para ele.

Mas por que investir nessa estratégia?

Quais as vantagens de investir em Marketing Digital no auto center?

Os benefícios de investir no Marketing Digital para o seu auto center são muitos, mas para que você possa entender porque deve fazer isso agora mesmo, listamos abaixo suas 4 principais vantagens:

É mensurável

É impossível medir quantas pessoas ouviram um anúncio no rádio. Por outro lado, saber quantos usuários acessaram o seu site é perfeitamente viável. O Marketing Digital é completamente mensurável, o que permite que você tenha nas mãos dados poderosos para te ajudar a vender mais.

Aumenta a divulgação dos diferenciais da sua oficina

Não adianta ter grandes diferenciais na sua oficina se você não tiver para quem mostrar. A internet se tornou a maior vitrine onde seu negócio pode se expor; já são mais da metade da população brasileira que acessam a web diariamente.

Você terá mais canais por onde mostrar e convencer o consumidor de que seu auto center possui os melhores equipamentos e profissionais para fornecer a ele o melhor serviço portanto.

Fortalece o relacionamento com o cliente

O marketing digital é uma conversa com o cliente. Você não está somente jogando informações em cima dele, você está abrindo caminho para que ele também fale com você. Isso fortalece o relacionamento entre vocês, faz dele um cliente fiel e gera as tão sonhadas indicações, tão importantes no mercado de serviços automotivos.

É mais barato

Por último, investir em marketing digital custa menos do que pagar uma propagando no rádio, em um outdoor ou em uma revista de carros. Além disso, como você estará alcançando mais consumidores em potencial, seu custo para conquistar cada venda — valor total investido em marketing dividido pelo número de clientes novos — também diminui.

Como aplicar o Marketing Digital no auto center?

Para você saber como iniciar uma boa estratégia de Marketing Digital, separamos aqui algumas dicas de como criar um plano completo e como botá-lo em prática. Acompanhe:

  • Defina suas “buyer persona”: representação do seu cliente ideal. Entender quem ele é e como ele se comunica vai te ajudar a criar mensagens que realmente o encantem.
  • Construa sua fundação: é preciso construir sua fundação, que é, criar ou otimizar seus canais digitais! Por exemplo, seu website, blog para reproduzir conteúdos, páginas nas principais redes sociais, e-mail marketing, entre outros.
  • Crie uma lista de palavras-chaves: esses são os termos que sua “buyer persona” utiliza para pesquisar algo relacionado aos serviços automotivos no Google. Saber isso permitirá que você crie conteúdos ricos e otimize suas páginas. Isso para que seu site seja bem posicionado nas pesquisas do Google e apareça entre os primeiros resultados toda vez que alguém pesquisar “oficina mecânica em tal bairro”, por exemplo.
  • Produza conteúdo que eduque: pense em um completo estranho procurando por informações sobre serviços automotivos na internet. Ele terá dúvidas e problemas que deseja resolver. Se você tem um blog com posts que fornecem as respostas, este estranho encontrará sua página, vai querer clicar no seu link e ler seu artigo, e se transformará em um potencial cliente.
  • Analise os resultados: é preciso definir os KPI’s — Indicadores-Chaves de Desempenho — dos seus processos. Essas métricas proporcionam um acompanhamento melhor do que está sendo feito nas suas divulgações em relação ao quanto de benefício essas ações estão trazendo para sua oficina.

Fechar uma venda na sua oficina não é a mesma coisa que vender um bem de consumo simples, como um eletrodoméstico ou uma roupa. Quem trabalha com serviços automotivos sabe da importância de conquistar o consumidor para que ele tenha confiança em deixar o carro com você.

É por isso que, para atrais novos clientes e aumentar a receita, o Marketing Digital no auto center é, sem dúvidas, o melhor caminho.

Quer continuar aprendendo sobre como atrair mais clientes para sua oficina? Leia também nosso post sobre como fidelizar clientes valiosos para sua oficina!