Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

13 maio, 2021 | Elevadores Automotivos

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista. 

No entanto, assim como com qualquer outro tipo de equipamento usado, é preciso atenção e cuidados especiais na hora de fechar o negócio. Afinal, não se sabe o histórico da ferramenta ou como foi conservada desde a compra.

Para entender melhor o por que vale mais a pena investir em um elevador automotivo novo, nós preparamos este post com dicas e informações úteis para o seu conhecimento. 

Sendo assim, antes de achar que está fazendo um bom negócio, dê uma lida completa até o final do artigo e tire suas próprias conclusões. Vamos lá? 

 

Afinal, quando vale a pena comprar um elevador automotivo usado? 

Você estaria disposto a colocar em risco os veículos dos seus clientes ou investir em um equipamento que pode parar de funcionar a qualquer hora, só para economizar alguns reais? Certamente não.

E são justamente essas pontuações que devem ser colocadas em questão ao investir em um elevador automotivo usado para a sua oficina mecânica. Afinal, trata-se de um equipamento que envolve a integridade do patrimônio dos clientes e a produtividade dos serviços oferecidos.

Por outro lado, é sim possível encontrar um elevador automotivo usado em boas condições no mercado. Mas é preciso entender que essa escolha não deve jamais contar com a sorte, mas sim com uma avaliação mais técnica e transparente. 

Em outras palavras, só vale a pena investir em um elevador automotivo usado se você tiver a CERTEZA que: 

  • O equipamento está em pleno funcionamento; 
  • O antigo dono tenha realizado a devida manutenção preventiva; 
  • O equipamento não tenha ultrapassado sua capacidade operacional nos últimos tempos; 
  • Não haja manutenções a serem feitas; 
  • Haja garantia total de segurança. 

Caso contrário, como dica de especialistas, opte sempre por um elevador automotivo novo e com garantia de fábrica. 

 

Quais as desvantagens de adquirir um elevador automotivo usado? 

É verdade que o preço do elevador automotivo é mais baixo do que os novos equipamentos. E é exatamente por isso que, fazer esse tipo de negócio, a princípio parece ser tão tentador. 

No entanto, você deve levar em conta que os elevadores automotivos usados podem trazer consigo uma série de desvantagens para sua oficina mecânica, auto center ou loja de automóveis. Entre as principais, podemos citar: 

Quais as desvantagens de adquirir um elevador automotivo usado?

Queda na produtividade 

Independentemente de onde ou de quem você comprou o equipamento, é inegável que os elevadores automotivos usados têm um funcionamento mais lento e problemático do que os novos modelos. 

Por isso, todo o dinheiro que você economizou para comprar o equipamento pode rapidamente ser perdido devido a interrupções ou manutenções do mesmo. 

 

Maior custo de manutenção 

Outro problema é com o custo. Esse é um dos aspectos que costumam ser ignorados na hora de comprar um elevador automotivo usado. 

Sabe por quê? Esses são gastos que você verá no futuro e que terá de fazer para manter o equipamento em pleno funcionamento. 

É que os equipamentos usados são muito mais desgastados e precisam de mais manutenções do que os novos. 

Risco à segurança 

Por ser um equipamento que eleva o veículo sobre a cabeça dos funcionários, o elevador automotivo usado pode trazer riscos à segurança dos colaboradores, além de, claro, envolver riscos ao próprio veículo, como ocorre com as tradicionais valas de oficinas.

 

Perda da credibilidade 

Além de todos os problemas que citamos nos tópicos anteriores, o elevador automotivo usado pode fazer com que você perca a credibilidade com os clientes. 

Não se esqueça que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e por isso, eles não vêem com bons olhos um elevador automotivo de segunda mão. 

 

Prejuízos ao seu negócio 

Além dos automóveis dos clientes e dos colaboradores correrem riscos com o elevador automotivo usado, você pode ter muitos prejuízos por causa do equipamento. 

Os clientes podem querer uma indenização devido aos danos provocados em caso de queda. Portanto, não caia na besteira de pensar só no investimento que você terá que fazer para adquirir um novo elevador. 

Ao invés disso, pense na segurança e na confiança, sabendo que usará um equipamento de qualidade para fazer reparos e manutenções nos automóveis.

 

Equipamento ultrapassado 

Outra grande desvantagem de adquirir o elevador automotivo usado é que ele pode ser um equipamento ultrapassado. 

Não se esqueça que, para sua oficina poder atender bem, deve contar com equipamentos modernos, com recursos e capazes de ajudá-lo a fazer qualquer tipo de reparo ou manutenção. 

 

Perda de garantia 

Uma outra prova de que não vale a pena comprar elevador automotivo usado para sua oficina mecânica é a perda da garantia de fábrica que só um equipamento zero vai poder proporcionar. Ou seja, comprou o equipamento de segunda mão e o mesmo apresentou defeito em pouco tempo, prepare-se para investir e perder tempo com consertos, que poderiam ser dispensáveis. 

 

Quanto vale a qualidade do seu serviço? 

Outra questão que você deve refletir é sobre quanto vale a qualidade do seu serviço. Isso pode determinar o sucesso ou o fracasso no médio ou longo prazo da sua oficina mecânica, loja ou auto center. O elevador automotivo usado provoca queda na qualidade dos serviços veiculares. 

É fato que essa qualidade também depende de outros fatores, mas é importante lembrar que os elevadores são indispensáveis para a execução de vários serviços, sem contar que um equipamento ineficiente pode causar muitos prejuízos ao negócio. Já pensou que furada? 

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

 

Também é importante saber que os equipamentos automotivos novos não garantem a qualidade do serviço, mas tornam o trabalho muito mais fácil para você e seus colaboradores. 

Outro ponto que deve-se levar em consideração é quanto à assistência técnica dos elevadores usados. Eles não possuem essa assistência. 

Por outro lado, os novos aparelhos, como os elevadores da Engecass, oferecem assistência especializada, treinamento de funcionários, reposição de peças e até instalação do equipamento. 

Apesar desses serviços serem ignorados muitas vezes por oficinas mecânicas, eles valem muito, pois evitam problemas e despesas futuras. 

Pois então, antes de você comprar um elevador automotivo usado, coloque na ponta do lápis se realmente vale a pena. 

Veja todos os gastos que você terá com o equipamento e as desvantagens. Certamente você verá que o custo-benefício desses equipamentos não compensa e que eles não são tão vantajosos quanto parece. 

Você também deve levar em consideração que um novo elevador automotivo vem direto da loja para sua empresa e o equipamento se paga sozinho, em pouco tempo, pois a produtividade aumenta.

Como você pode ver, há várias desvantagens ao adquirir um elevador automotivo usado. Além de não conhecer como o equipamento foi usado, de não saber se todas as manutenções foram feitas seguindo as normas de segurança, esse elevador pode trazer problemas para você, os colaboradores e os clientes. 

Portanto, antes de adquirir qualquer elevador automotivo de segunda mão, coloque na “balança” e avalie todas as desvantagens do equipamento. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer conhecer alguns dos melhores modelos de elevadores automotivos no Brasil e ter todas as garantias de investir em um equipamento novo e eficiente? Então, acesse o site da Engecass e confira toda a nossa linha!

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários