Em tempos de tecnologia, não é só a sua oficina ou auto center que precisa estar guarnecida de equipamentos automotivos de ponta. Sua gestão também pode ser automatizada com ferramentas modernas e avançadas e, o melhor, sem grandes investimentos.

Afinal, o que não faltam aí são aplicativos para mecânicos, que contribuem e agilizam o trabalho do dia a dia a partir de um celular ou de um tablet.

E você? Já usufrui de algum desses apps? Então, continue a leitura até o final, pois separamos uma lista bem interessante e que pode ser muito útil na rotina de sua oficina mecânica. Vamos conferir?

[E-book] 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Baixar Grátis | Engecass

6 aplicativos para mecânicos para baixar agora

De agendamento de clientes até diagnósticos de problemas, os aplicativos para mecânicos são variados e podem facilitar diferentes tarefas em uma oficina ou auto center profissional. Confira as dicas a seguir e escolha aqueles que melhor atendem suas necessidades!

1. Engie Connect

Entre os aplicativos para mecânicos mais avançados, sem dúvidas, o Engie Connect se destaque na lista! Literalmente, ele funciona como um “mecânico digital”, pois sua função principal é diagnosticar problemas no motor do veículo.

Para que ele funcione, é preciso trabalhar em conjunto com um scanner especial, desenvolvido pela mesma empresa do aplicativo e que fica a venda no site oficial. Esse dispositivo tem uma entrada tipo OBD e que é conectada diretamente no veículo, fazendo assim uma análise completa do motor e repassando as informações para a tela do celular.

Os pontos fracos desse aplicativo para mecânico é que ele consegue diagnosticar problemas de carros mais antigos e, infelizmente, ainda não há uma versão disponível em português. Mas para o profissional que quer testar e ver se vale a pena, o site oferece uma versão demo gratuita por alguns dias!

2. OnMotor

Se você só achava que encontraria aplicativos para mecânicos em inglês, está aí uma ferramenta 100% nacional e, cá entre nós, bem completa e eficiente para diversas tarefas de uma oficina.

Na verdade, o OnMotor vai além de um app, pois opera também em uma plataforma bem ampla como um programa de gestão para auto centers. Ou seja, você pode controlar suas tarefas tanto no celular, como em um computador.

Entre as funcionalidades desse software para mecânicos, destacam-se as seguintes:

  • controle de fluxo de NFs;

  • gestão financeira;

  • rendimento por funcionário ou serviço;

  • análise de fornecedores;

  • acompanhamento de vendas.

3. Oficina Integrada

Outra opção bem interessante entre os aplicativos para mecânicos é o Oficina Integrada! Esse programa foi desenvolvido no intuito de otimizar os serviços prestados em um auto center, com a possibilidade de acompanhamento tanto dos profissionais, como dos clientes.

Ou seja, na prática, assim que um veículo dá entrada na oficina, ele é cadastrado no programa com todos os seus dados e o tipo de serviço a ser realizado. A partir da conclusão de cada etapa, o cliente pode acompanhar o andamento dos serviços e a oficina controlar melhor os prazos.

Além disso, esse aplicativo para mecânicos conta com funcionalidades extras e de extrema utilidade para os profissionais, como controle de estoque de peças, avisos sobre prazos das ordens de serviços e monitoramento do fluxo de caixa. Uma mão na roda para a gestão da oficina mecânica!

VEJA TAMBÉM 

– Reparação Automotiva: um mercado de oportunidades 

– 60 dicas de como atrair novos clientes para sua oficina mecânica 

– A falta de equipamentos na oficina mecânica pode prejudicar a agilidade do serviço? 

4. Fórum Oficina Brasil

Essa é uma ferramenta bem útil e eficiente para os profissionais desse meio. O Fórum Oficina Brasil é um espaço compartilhado, onde mecânicos, usuários ou mesmo curiosos podem tirar suas dúvidas ou dar sugestões nos diversos tópicos existentes no site.

Recentemente, os desenvolvedores anunciaram o lançamento do app do Fórum, o que facilita as consultas e a abertura de novos tópicos na plataforma.

Tudo é gratuito e, portanto, para baixar mais esse aplicativo para mecânicos, basta se cadastrar no site oficial do Fórum e instalar o app, que tem versões tanto para Android, como para IOS.

5. Nosso Estoque

Outra solução interessante e que tem lugar em nossa lista de aplicativos para mecânicos é o sistema Nosso Estoque.

De fato, esse app não foi desenvolvido diretamente para atender serviços de uma oficina mecânica, mas pode ajudar em muitos casos, em especial, aqueles estabelecimentos que também contam com uma auto peças.

Afinal, o foco principal do software é otimizar o estoque de sua loja, com o grande diferencial, ele é conectado a um grande distribuidor especializado em peças automotivas.

Ou seja, na prática, o app ajuda a controlar seus estoques e, ao mesmo tempo, disponibiliza reposições de produtos de um mesmo fornecedor, contribuindo assim para redução de custos e na praticidade de compras.

6. Ultracarweb

Uma outra dica entre os aplicativos para mecânicos é o Ultracarweb, autointitulado pelos próprios desenvolvedores como “o melhor programa de gestão para oficinas mecânicas”.

De fato, a ferramenta é bem completa e atende perfeitamente às necessidades do gerenciamento de uma oficina ou auto center, desde o controle de estoques de peças e ferramentas, até o monitoramento e emissão de relatórios de vendas.

A grande vantagem desse app para mecânico é que todo o sistema opera em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar e horário e sem a necessidade de instalá-lo em um servidor ou computador fixo do estabelecimento.

Em resumo, essas são algumas dicas de aplicativos para mecânicos disponíveis hoje. Certamente, há muitas outras ferramentas e soluções úteis para o setor e cabe a cada gestor de oficina descobrir as funcionalidades que melhor atendem suas necessidades.

Gostou? Quer mais dicas para tornar sua oficina mecânica ainda mais moderna? Então, não deixe de conferir também nosso próximo post e veja dicas imbatíveis de como manter sua equipe sempre atualizada! Boa leitura!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass