Mesmo em tempos de crise, o mercado de reparação automotiva se mantém aquecido e, inclusive, com tendências que apontam para um crescimento ainda maior no futuro pós-pandemia. Sendo assim, para você que tem um auto center ou oficina mecânica e busca se especializar em algum tipo de serviço específico ou expandir suas demandas, essa pode ser uma aposta de sucesso.

Quer entender melhor sobre as novas tendências da reparação automotiva e saber por onde começar para tornar o seu auto center ou oficina mecânica uma referência nesse mercado? Então, continue a leitura até o final do post e tome nota das dicas que trouxemos hoje. Vamos lá!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Menos carros na rua, porém mais procura por serviços de reparação automotiva

O atual isolamento social é um fenômeno temporário, mas já foi suficiente para demonstrar mudanças nos hábitos e consumos dos brasileiros. Enquanto as ruas e estradas do país tiveram uma queda brusca de tráfego desde o início do ano, muitas oficinas e auto centers alegam um crescimento significativo nas demandas de reparação automotiva.

Para se ter uma ideia melhor, segundo um levantamento do site GetNinjas, durante a quarentena a busca por serviços de funilaria cresceu 26%, seguido pela procura por auto elétricas, que também superou um aumento de 12%.

Esse crescimento significativo para o mercado de reparação automotiva, mesmo em tempo de crise, se explica por, pelo menos, dois fatores fundamentais. O primeiro se refere ao fato de que os consumidores estão mais preocupados em conservar seus carros do que investir em modelos novos nesse momento, enquanto o segundo fator está ligado a uma mudança de comportamento do brasileiro, que dedica cada vez mais tempo procurando por serviços na internet durante a quarentena.

O mercado de reparação automotiva requer também ações de gestores de auto centers e oficinas

A tendência por aumento de serviços de reparação automotiva existe e ela é promissora para o mercado. No entanto, não basta simplesmente cruzar os braços e esperar que os clientes batam à porta de seu auto center em busca de reparos.

Como bem explica José Paulo Albanez, consultor do Sebrae, em uma entrevista recente, junto com as mudanças de hábitos e perfis de consumo, é preciso que os gestores de oficinas e auto centers estejam atentos às tendências e exigências dos consumidores nesses novos tempos e reforça a importância de se investir na qualidade do atendimento, na imagem do estabelecimento e, principalmente, na infraestrutura do negócio.

Entre os principais destaques que devem ser levados em consideração, vale ressaltar:

  • cabe ao gestor do auto center ser proativo e incentivar o interesse por serviços que agreguem valor ao cliente, como manutenções preventivas e revisões, e não somente reparos e consertos de última hora;

  • investir na organização e limpeza da oficina também deve ser um diferencial;

  • bom atendimento e relacionamento mais próximo do cliente é fator primordial para ter sucesso no mercado;

  • capacitação profissional das equipes, com técnicos e especialistas em reparação automotiva farão toda a diferença para a escolha do consumidor;

  • investimento em novas tecnologias, sistemas e equipamentos automotivos ditarão quais são os estabelecimentos realmente profissionais e preocupados com resultados de qualidade.

Os serviços de reparação automotiva devem ir além do que já é ofertado

Uma outra visão importante que os gestores de auto center e oficinas devem levar em consideração ao investir no mercado de reparação automotiva é a expansão e inovação dos serviços oferecidos, que devem ir além do que é comum e “batido” nesse meio.

Evidentemente, que o “pacote básico” de reparação automotiva deve ser mantido em seu auto center, porém, o que queremos dizer, é que sempre haverá espaço e oportunidade para ir além e se destacar nesse mercado altamente dinâmico.

Para se ter uma ideia, a reparação automotiva pode englobar os mais variados tipos de serviços, desde a manutenção preventiva, até consertos emergenciais, mas nada impede de se expandir também para áreas de funilaria, estética automotiva, etc.

[eBook] Plano de negócios para estética automotiva | Baixar Grátis | Engecass

Como complemento, sugerimos algumas dicas essenciais que podem ser úteis na hora de investir no mercado de reparação automotiva e tornar seu auto center ou oficina mecânica uma referência na área. Confira!

  • Especialização em algum tipo de serviço, marca ou montadora;

  • Inovação no atendimento e na prestação dos serviços;

  • Investimento em tecnologias e sistemas de gestão do auto center;

  • Investimento na organização, limpeza e imagem do estabelecimento.

Equipamentos automotivos: o diferencial para se tornar referência nesse mercado

Levando em consideração todas as expectativas, tendências e dicas que vimos até agora, suas ações como profissional ou dono de auto center serão essenciais para tornar seu negócio uma referência de destaque no mercado de reparação automotiva.

Para isso, além da capacitação técnica, de novas estratégias de venda e atendimento e da reorganização dos espaços e ferramentas, seu estabelecimento precisa investir em infraestrutura e na imagem profissional do negócio.

Sendo assim, investir em equipamentos automotivos novos e de qualidade não reflete apenas em modernizar ou renovar a sua oficina, mas também é uma estratégia imprescindível para conseguir atender às novas exigências do mercado, aumentar a produtividade, reduzir custos e, principalmente, promover experiências diferenciadas ao consumidor final.

Entre as dicas de equipamentos automotivos indispensáveis para o seu auto center ou oficina, destacamos:

Enfim, essas são algumas dicas sobre o promissor mercado de reparação automotiva no Brasil, setor que já apresenta crescimentos significativos, mas que aponta, principalmente, para um horizonte repleto de oportunidades futuras. Para aproveitar e embarcar nessa “onda”, considere cada conselho destacado aqui e, em especial, invista no que há de mais moderno e eficiente em equipamentos e infraestrutura de seu negócio.

Gostou? Quer ficar por dentro de mais dicas sobre reparação automotiva ou qualquer outro assunto e novidade útil para o seu auto center? Então, confira outros artigos no nosso blog e acompanhe as próximas publicações.