Como evitar problemas com o seu carro durante a quarentena

7 maio, 2020 | Autocenter, Concessionária, Informativos, Loja de Automóveis, Oficina Mecânica, Super Dicas

Com o isolamento social, dirigir tem se tornado algo cada vez mais raro no dia a dia da maioria dos brasileiros. Porém, enquanto esta medida visa reduzir um pouco a propagação da doença entre as pessoas, por outro lado, deixar completamente parado o carro durante a quarentena toda pode ser prejudicial a “saúde” dele.

Ou seja, ainda que você esteja evitando sair de carro, ou principalmente, se está cumprindo à risca os conselhos do distanciamento e, portanto, nem tira o veículo da vaga, não custa nada criar um hábito de girar o motor de tempos em tempos e conferir sempre algumas partes específicas, justamente para evitar problemas e dores de cabeças futuras.

Quer saber por onde começar? Então, confira nosso artigo até o final e veja algumas dicas essenciais de como cuidar do seu carro durante a quarentena. Vamos começar!

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida! | Clique aqui para baixar agora | Engecass

Qual o problema em deixar o carro parado durante a quarentena?

Assim como qualquer máquina ou equipamento mecânico, um veículo também pode apresentar problemas se ficar muito tempo parado e sem fazer girar todos os seus sistemas e engrenagens. E isso não se limita só em ligar o carro de vez em quando na garagem e muito menos está associado apenas aos modelos mais antigos.

Pelo contrário! Os veículos mais modernos costumam contar com sistemas muito mais completos e complexos, que muitas vezes podem aparecer problemas pela falta de uso, como dispositivos elétricos, baterias e travas.

A seguir, separamos uma pequena lista de possíveis problemas que podem acontecer com o carro durante a quarentena por ficar muito tempo parado. Confira!

  • Gasolina secar no tanque e desencadear problemas na partida com os componentes “secos”;

  • Acumular sujeira e dejetos no fundo do tanque;

  • Os fluidos, assim com o óleo, podem envelhecer ou desgastarem por falta de uso;

  • No caso de carros antigos, as lonas de freio podem travar;

  • Os pneus podem murchar;

  • Os dispositivos elétricos podem apresentar falhas;

  • Borrachas podem ressecar;

  • A bateria descarregar e, em alguns casos, até oxidar;

  • Se o veículo estiver exposto a intempéries, a própria pintura do carro parado durante a quarentena pode sofrer impactos.

E quais cuidados necessários com o carro durante a quarentena?

Sabendo dos inúmeros problemas de ter o carro parado por muito tempo, lá vão algumas dicas imbatíveis para se prevenir e evitar dores de cabeças maiores quando acabar a quarentena. Então, anote aí!

Gire o motor toda semana

carro durante a quarentena

Não precisa, necessariamente, tirar o carro da vaga, mas girar o motor é uma prática essencial para checar o carro durante a quarentena e é recomendado fazê-la, pelo menos, uma vez a cada semana.

Afinal, o simples ato de girar a chave e ligar o veículo por poucos minutos já permite que os sistemas primordiais sejam acionados e façam os pistões trabalharem.

Ou seja, ao fazer isso, de quebra, você já aciona as velas, testa a bateria, faz circular o combustível nas mangueiras, bobinas e filtros e lubrifica os componentes do motor.

Bastante coisa importante para uma prática tão simples, concorda? Então, comece por aí!

Não deixar a bateria descarregar

Outra checagem importante no carro durante a quarentena é não deixar a bateria arriar. Afinal, dentro do complexo sistema elétrico de um carro, ela é o componente mais importante para o funcionamento do veículo.

Por isso, reforçamos a necessidade de girar o motor com frequência para evitar o descarregamento e até mesmo a oxidação dos polos, o chamado zinabre.

Se esses forem os casos, limpar e desoxidar as partes afetadas se faz necessário e um cabo “chupeta” pode ajudar a ligar o carro naquele momento.

No entanto, como forma de prevenção, além de ligar a chave, recomenda-se também abrir o capô e conferir se há algum sinal de desgaste ou ferrugem nos cabos ou nos polos.

Por fim, se você tiver certeza de que a bateria esteja funcionando, mas por qualquer outro motivo seu carro não esteja pegando, o indicado é desconectar os cabos para não a descarregar e aguardar um diagnóstico melhor de um profissional depois.

Verifique os dispositivos elétricos

Uma dica importante de cuidados com o carro parado na quarentena é sempre checar os dispositivos elétricos, já que estes também podem apresentar problemas com a falta de uso. É o caso das travas das portas, do porta-malas, dos limpadores de para-brisas, faróis, luzes internas e entre outros.

Por isso, comece pela chave. Sempre que for ligar o carro, teste se todos os botões do chaveiro estão funcionando normalmente e, caso não consiga abrir o carro por esse dispositivo, certifique-se de que o alarme não irá disparar se você tentar de forma manual.

Não tendo nenhum problema aqui, os outros passos são mais fáceis. Segue um mini checklist para facilitar:

  • Confira todas as luzes do painel;

  • Teste todos os vidros, abrindo e fechando com o carro ligado;

  • Cheque todos os faróis, lanternas, setas, pisca-alertas e as luzes de freio e ré;

  • Acione a água do para-brisas e os limpadores dianteiros e traseiros;

  • Ligue e desligue as luzes internas;

  • Confira a buzina;

  • Ligue o ar condicionado e o deixe funcionando enquanto o carro estiver ligado.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Averigue também os fluidos, óleos e líquidos

Por fim, outra dica fundamental para evitar problemas com o carro durante a quarentena é sempre dar uma olhada mais técnica nos compartimentos do motor. Isso inclui:

  • Nível do óleo;

  • Manter sempre cheio o reservatório de água do para-brisas;

  • Checar o fluido de radiador e de freio.

Enfim, essas são algumas das boas práticas com o seu carro durante a quarentena e que serão fundamentais para manter o funcionamento e o bom desempenho de todos os componentes, após o fim do confinamento. Além delas, manter a limpeza e a higienização do veículo também ajuda a conservá-lo e a deixá-lo sempre impecável!

Como evitar problemas com o seu carro durante a quarentena

Gostou das dicas? Então, aproveite para lembrar alguns amigos, compartilhando o post em suas redes sociais e os marcando para não esquecerem desses cuidados.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários