Com o isolamento social, dirigir tem se tornado algo cada vez mais raro no dia a dia da maioria dos brasileiros. Porém, enquanto esta medida visa reduzir um pouco a propagação da doença entre as pessoas, por outro lado, deixar completamente parado o carro durante a quarentena toda pode ser prejudicial a “saúde” dele.

Ou seja, ainda que você esteja evitando sair de carro, ou principalmente, se está cumprindo à risca os conselhos do distanciamento e, portanto, nem tira o veículo da vaga, não custa nada criar um hábito de girar o motor de tempos em tempos e conferir sempre algumas partes específicas, justamente para evitar problemas e dores de cabeças futuras.

Quer saber por onde começar? Então, confira nosso artigo até o final e veja algumas dicas essenciais de como cuidar do seu carro durante a quarentena. Vamos começar!

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida! | Clique aqui para baixar agora | Engecass

Qual o problema em deixar o carro parado durante a quarentena?

Assim como qualquer máquina ou equipamento mecânico, um veículo também pode apresentar problemas se ficar muito tempo parado e sem fazer girar todos os seus sistemas e engrenagens. E isso não se limita só em ligar o carro de vez em quando na garagem e muito menos está associado apenas aos modelos mais antigos.

Pelo contrário! Os veículos mais modernos costumam contar com sistemas muito mais completos e complexos, que muitas vezes podem aparecer problemas pela falta de uso, como dispositivos elétricos, baterias e travas.

A seguir, separamos uma pequena lista de possíveis problemas que podem acontecer com o carro durante a quarentena por ficar muito tempo parado. Confira!

  • Gasolina secar no tanque e desencadear problemas na partida com os componentes “secos”;

  • Acumular sujeira e dejetos no fundo do tanque;

  • Os fluidos, assim com o óleo, podem envelhecer ou desgastarem por falta de uso;

  • No caso de carros antigos, as lonas de freio podem travar;

  • Os pneus podem murchar;

  • Os dispositivos elétricos podem apresentar falhas;

  • Borrachas podem ressecar;

  • A bateria descarregar e, em alguns casos, até oxidar;

  • Se o veículo estiver exposto a intempéries, a própria pintura do carro parado durante a quarentena pode sofrer impactos.

E quais cuidados necessários com o carro durante a quarentena?

Sabendo dos inúmeros problemas de ter o carro parado por muito tempo, lá vão algumas dicas imbatíveis para se prevenir e evitar dores de cabeças maiores quando acabar a quarentena. Então, anote aí!

Gire o motor toda semana

carro durante a quarentena

Não precisa, necessariamente, tirar o carro da vaga, mas girar o motor é uma prática essencial para checar o carro durante a quarentena e é recomendado fazê-la, pelo menos, uma vez a cada semana.

Afinal, o simples ato de girar a chave e ligar o veículo por poucos minutos já permite que os sistemas primordiais sejam acionados e façam os pistões trabalharem.

Ou seja, ao fazer isso, de quebra, você já aciona as velas, testa a bateria, faz circular o combustível nas mangueiras, bobinas e filtros e lubrifica os componentes do motor.

Bastante coisa importante para uma prática tão simples, concorda? Então, comece por aí!

Não deixar a bateria descarregar

Outra checagem importante no carro durante a quarentena é não deixar a bateria arriar. Afinal, dentro do complexo sistema elétrico de um carro, ela é o componente mais importante para o funcionamento do veículo.

Por isso, reforçamos a necessidade de girar o motor com frequência para evitar o descarregamento e até mesmo a oxidação dos polos, o chamado zinabre.

Se esses forem os casos, limpar e desoxidar as partes afetadas se faz necessário e um cabo “chupeta” pode ajudar a ligar o carro naquele momento.

No entanto, como forma de prevenção, além de ligar a chave, recomenda-se também abrir o capô e conferir se há algum sinal de desgaste ou ferrugem nos cabos ou nos polos.

Por fim, se você tiver certeza de que a bateria esteja funcionando, mas por qualquer outro motivo seu carro não esteja pegando, o indicado é desconectar os cabos para não a descarregar e aguardar um diagnóstico melhor de um profissional depois.

Verifique os dispositivos elétricos

Uma dica importante de cuidados com o carro parado na quarentena é sempre checar os dispositivos elétricos, já que estes também podem apresentar problemas com a falta de uso. É o caso das travas das portas, do porta-malas, dos limpadores de para-brisas, faróis, luzes internas e entre outros.

Por isso, comece pela chave. Sempre que for ligar o carro, teste se todos os botões do chaveiro estão funcionando normalmente e, caso não consiga abrir o carro por esse dispositivo, certifique-se de que o alarme não irá disparar se você tentar de forma manual.

Não tendo nenhum problema aqui, os outros passos são mais fáceis. Segue um mini checklist para facilitar:

  • Confira todas as luzes do painel;

  • Teste todos os vidros, abrindo e fechando com o carro ligado;

  • Cheque todos os faróis, lanternas, setas, pisca-alertas e as luzes de freio e ré;

  • Acione a água do para-brisas e os limpadores dianteiros e traseiros;

  • Ligue e desligue as luzes internas;

  • Confira a buzina;

  • Ligue o ar condicionado e o deixe funcionando enquanto o carro estiver ligado.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Averigue também os fluidos, óleos e líquidos

Por fim, outra dica fundamental para evitar problemas com o carro durante a quarentena é sempre dar uma olhada mais técnica nos compartimentos do motor. Isso inclui:

  • Nível do óleo;

  • Manter sempre cheio o reservatório de água do para-brisas;

  • Checar o fluido de radiador e de freio.

Enfim, essas são algumas das boas práticas com o seu carro durante a quarentena e que serão fundamentais para manter o funcionamento e o bom desempenho de todos os componentes, após o fim do confinamento. Além delas, manter a limpeza e a higienização do veículo também ajuda a conservá-lo e a deixá-lo sempre impecável!

Como evitar problemas com o seu carro durante a quarentena

Gostou das dicas? Então, aproveite para lembrar alguns amigos, compartilhando o post em suas redes sociais e os marcando para não esquecerem desses cuidados.