Escolha uma Página

Com a alta concorrência do mercado automotivo é importante você investir na certificação de oficinas mecânicas. O motivo é simples. É que você, como empreendedor, deve se diferenciar no mercado e oferecer algo a mais para o seu cliente, além de um excelente serviço de reparo e manutenção.

Mas o que é essa certificação de oficinas mecânicas, quais os tipos que existem, quais as vantagens e como obtê-las? Todas essas perguntas vamos responder ao longo deste post. Você quer aprender tudo com a gente e ter uma oficina diferenciada para atender com qualidade seu cliente? Então, preste muita atenção em nosso artigo!

O que é a certificação de oficinas mecânicas?

A certificação de oficinas mecânicas é fornecida pelas instituições responsáveis pelo ramo do mercado. Elas não são eternas, mas garantem, por escrito, que sua oficina está dentro dos padrões de qualidade exigidos por essas instituições.

Precisando de mais clientes? 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica

As certificações também são muito respeitadas no mundo dos negócios e podem ser uma exigência de alguns clientes na hora de fechar um contrato ou sociedade. Um exemplo de corporação que exige certificação são as seguradoras de automóveis.

Quais os tipos de certificação que existem?

Qualificação de Mecânico de Manutenção

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma técnica nº 15681/2009 chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção capacita e padroniza a atuação dos profissionais que trabalham com reparos automotivos.

Para possuir essa certificação, o mecânico pode ter diferentes níveis de escolaridade, de acordo com a especialização desejada. O requisito mínimo para essa certificação é ter completado o 4º ano do ensino fundamental.

ISO 9001

A certificação de oficinas mecânicas conhecida como ISO 9001 garante a qualidade da gestão da empresa. Para que sua oficina mecânica tenha direito a essa certificação, ela deve atender uma série de normas que dizem respeito ao meio ambiente, segurança dos trabalhadores, saúde ocupacional, etc.

Carga Secreta

Ela serve para ajustar sua oficina aos requisitos da certificação ISO 9001. Para isso, é importante definir um plano de implementação que pode incluir uma consultoria para desenvolver e diagnosticar as melhores práticas para sua oficina.

Qualificações específicas

A certificação de oficinas mecânicas para qualificações específicas representam um grande diferencial para sua oficina. Essas certificações são as voltadas para áreas como reparação, módulos diesel e imobilizadores, injeção eletrônica, funilaria e pintura, transmissão, sistema elétrico e hidráulico, e diagnóstico de motores.

Quais as vantagens da certificação?

Você obtém produtos e serviços

Quando você implanta um sistema de gestão de qualidade, você obtém produtos e serviços que vão além das exigências do Inmetro. E isso é importante para conquistar e fidelizar clientes, que a cada dia estão mais exigentes e preferindo as oficinas mecânicas certificadas.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação!

Você ganha a admiração dos clientes

Conforme dito acima, os clientes estão cada vez mais interessados em oficinas que se preocupam com a qualidade dos serviços prestados. Esses clientes terão a certeza que sua empresa é diferente das demais, que você possui certificações de qualidade e, claro, se preocupa com o meio ambiente.

Você eleva o padrão de qualidade do seu negócio

Além da sua oficina ser um diferencial no mercado, com a certificação de oficinas mecânicas você otimiza os seus negócios e eleva o padrão de qualidade da sua empresa. Possuir uma certificação é mostrar ao cliente que ele pode confiar na sua oficina, é oferecer segurança na hora de escolher a empresa que fará os serviços de reparo e manutenção do automóvel.

Como obter a Certificação?  

Ao todo, 140 itens serão avaliados para obter a certificação. Entre eles, destacamos:

  • Organização: serão avaliadas desde a direção, funcionários, documentações da empresa, sistemas de gestão, missão, visão e valores, gestão de estoque, entre outros quesitos;
  • Instalações: organização espacial, avaliação da infraestrutura, layout e segurança do trabalho;
  • Responsabilidade ambiental: capacidade da empresa em atender as necessidades básicas de respeito do ecossistema como o descarte dos óleos e lixo;
  • Marketing: estratégias de promoção, capacidade e fidelização de clientes, pesquisas de satisfação e planejamento de divulgação.

Viu como a certificação de oficinas mecânicas pode alavancar seus serviços? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal investir em algumas certificações?

Quer aprender um pouco mais sobre o nosso tema? Acesse o nosso próximo post e saiba como obter o certificado de qualidade para sua oficina!