Entre as diversas vantagens e benefícios que um elevador automotivo tem em relação a outras alternativas comuns em oficinas ou auto centers, como valas ou até mesmo macacos hidráulicos, é o custo benefício do investimento.

Ou seja, ainda que essas alternativas pareçam, a princípio, mais econômicas do que um elevador automotivo, nenhuma delas tem a mesma versatilidade, flexibilidade e capacidade operacional que o equipamento profissional. Por isso, a importância de se relevar a combinação custo X benefício e não unicamente preço de compra ou implementação.

Para exemplificar melhor isso e mostrar como um elevador automotivo rende muito mais na prática e gera resultados infinitamente maiores para o seu negócio, preparamos um post exclusivo e repleto de dicas sobre o equipamento. Vamos conferir?

Elevadores automotivos ou valas e canaletas?

Uma das razões para você adquirir um elevador automotivo para sua loja de automóveis, oficina mecânica ou auto center é o custo benefício. Muitos proprietários dessas empresas não conhecem realmente as vantagens deste equipamento e apostam em outras alternativas, como macacos hidráulicos e fossos para fazer a manutenção na parte inferior dos veículos.

No entanto, essas alternativas não são tão eficientes como o elevador automotivo, que oferece segurança ao operador e ao mesmo tempo agilidade no serviço. Ainda assim, o próprio equipamento se paga, pois com ele você poderá atender uma demanda maior de serviços e em menos tempo.

Apenas para destacar as vantagens que o elevador automotivo tem em relação às tradicionais valas ou canaletas nas oficinas, confira alguns dos diferenciais do equipamento:

  • aumenta a segurança e reduz os riscos de acidentes com o carro do cliente;

  • melhora o desempenho dos mecânicos, pois oferece mais flexibilidade de movimentação, luminosidade e organização;

  • proporciona uma imagem mais profissional ao estabelecimento, atraindo mais clientes e fidelizando o público;

  • facilita a higiene e o asseio do ambiente;

  • possibilita mudanças de layout e organização dos espaços;

  • otimiza o espaço físico do estabelecimento;

  • não requer obras ou paralisação das atividades para a instalação.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Por que um elevador automotivo se paga?

Quando se pretende investir no próprio negócio, é esperado um retorno rápido e rentável. Indiscutivelmente, o ROI de um elevador automotivo é muito superior que todas as demais alternativas como as valas e canaletas, tendo em vista que seus serviços serão mais otimizados, ágeis e com qualidade superior.

A seguir, destacamos alguns desses benefícios práticos que provam que um elevador automotivo se paga ao longo de seus serviços prestados:

Aumenta a produtividade da sua empresa

A produtividade é o segredo para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, você deve encontrar maneiras de aumentar sua prestação de serviços. E como fazer isso? É fácil! Com o elevador automotivo, o trabalho de manutenção dos automóveis é feito com mais rapidez e tranquilidade.

Dessa maneira, você terá um maior retorno financeiro devido ao investimento no equipamento e o bom funcionamento das atividades realizadas na sua empresa, como reparos e manutenção de automóveis.

Oferta outros serviços

Com um elevador automotivo você pode ofertar outros serviços, como por exemplo, a substituição da embreagem de um automóvel. Esse trabalho é executado com mais rapidez e segurança se você tiver um elevador hidráulico. Isso porque para realizar esse tipo de manutenção é necessário elevar o automóvel várias vezes durante o serviço.

Além disso, algumas peças que precisam ser removidas são pesadas e de difícil acesso. Para alguns veículos, é praticamente impossível trabalhar sem o elevador. Por isso, um elevador automotivo tem um excelente custo benefício para sua empresa.

Oferece mais segurança

Você que é empreendedor sabe a importância da sua equipe trabalhar em segurança e ao mesmo tempo fazer um reparo ou manutenção do automóvel sem provocar danos no bem do cliente. O elevador automotivo evita acidentes com o veículo e com os mecânicos.

Como escolher um elevador automotivo ideal?

Hoje, há diversos modelos de elevadores automotivos disponíveis no mercado, cada qual com funcionalidades e capacidades diferentes para as necessidades das oficinas, concessionárias e auto centers

No entanto, recomenda-se ficar atento a alguns detalhes e estratégias na hora de escolher o equipamento automotivo mais adequado para o seu estabelecimento e, por isso, destacamos algumas dicas a seguir.

Observe o tipo de veículo que você atende

Cada elevador automotivo é preparado para suportar uma carga máxima. Por isso, antes de escolher um equipamento para sua oficina, você deve pensar qual o tipo de veículo que ela atende. Os automóveis de passeio ou veículos de pequeno porte possuem um peso menor.

Assim, um elevador como o ECO-2600 da Engecass, poderá satisfazer a necessidade da sua empresa.  Já se sua oficina atende veículos grandes, dê preferência aos elevadores com capacidade para 4000 ou 5000 kg, como o elevador 4 colunas 4B-4000/4B-5000 e o elevador 4 colunas com plataforma 4B-4000/4B-5000, que suportam uma carga mais elevada.

Pense no serviço que será oferecido

O elevador automotivo possibilita que sua oficina ofereça vários tipos de serviços, como reparos e manutenção preventiva. Alguns modelos podem facilitar a execução dos trabalhos. O elevador com rampa, por exemplo, como o modelo ECO-4100 tem a capacidade de carga de até 4100 Kg e vem com uma rampa que facilita o serviço de troca de óleo do automóvel.

Também tem o elevador pantográfico SL-3000 indicado para elevar veículos leves e ideal para os automóveis rebaixados. Então, se você tem muitos clientes que gostam de carros neste estilo, é importante adquirir esse elevador automotivo.

Veja qual é o melhor sistema do equipamento

Além dos diferentes modelos, os elevadores são divididos entre mecânico, hidráulico e pantográfico. O elevador mecânico, possui alavanca manual, com chave elétrica reversora e motor acionado por alavancas para elevar e baixar o veículo. O elevador hidráulico possui um sistema de travamento que fica sempre acionado durante a elevação do automóvel.

Outra vantagem deste equipamento é que ele não necessita de motor para descer o carro, mantendo assim a operação suave e com a velocidade constante para economizar energia. Já o elevador pantográfico possui cilindros e conjunto de travas automáticas que garantem a elevação segura do equipamento.

Escolha um tipo de lubrificação

Para escolher o elevador automotivo você também precisa pensar no tipo de lubrificação. Ela pode ser de graxa, óleo manual ou óleo automático. As lubrificações com graxa ou óleo manual, são consideradas as mais econômicas.

Porém, para que você tenha esse resultado, é necessário lubrificar o equipamento com mais frequência. Já a lubrificação com óleo automático pode ser feita em um tempo maior.

[casal graxinha] O melhores Elevadores Automotivos a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Como saber qual é a melhor marca do elevador automotivo?

Além dos modelos e funcionalidades do seu elevador automotivo, leve em consideração também o fornecedor e seus diferenciais comerciais.

Afinal, quando se trata de investir em custo benefício, é fundamental que o equipamento automotivo apresente resistência e durabilidade, assim como é papel do fabricante oferecer garantias e suporte técnico em caso de manutenções.

Confira as dicas para uma escolha mais assertiva.

Analise o tempo de mercado da empresa

No Brasil, existem mais de 50 marcas de fabricantes de elevadores automotivos. Algumas dessas marcas estão há anos no mercado. Pesquise no site da empresa sua história, veja há quanto tempo ela está no mercado. Também vale a pena fazer uma pesquisa no site Reclame Aqui para saber se há alguma reclamação sobre a empresa.

Verifique a marca do motor do elevador

Essa dica também é importante, pois uma marca boa não te dará dor de cabeça pelos próximos 30 anos, já uma marca mais fraca pode te deixar na mão em pouco tempo. Por isso, verificar o motor do equipamento garante que você tenha em sua oficina mecânica um elevador automotivo preparado para atendê-lo em qualquer tipo de necessidade.

Avalie o custo benefício

O preço é muito importante na hora de escolher o elevador automotivo. Mas não se engane! O barato demais pode sair muito caro! Lembre-se que quando falamos em elevadores automotivos, não estamos nos referindo a uma simples ferramenta de trabalho, mas a um equipamento que deve aguentar o dia a dia puxado das oficinas mecânicas, lojas de automóveis e auto centers. Por isso, muito cuidado na hora de escolher seu equipamento!

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis na hora de investir em um elevador automotivo. Vale ressaltar que, indiscutivelmente, esse equipamento gera retornos e resultados muito superiores e mais profissionais ao seu estabelecimento do que qualquer alternativa, como valas ou macacos hidráulicos, gerando redução de custos, mais produtividade e, principalmente, melhores experiências ao cliente final.

Gostou? Quer saber um pouco mais sobre os elevadores automotivos e suas vantagens para sua oficina ou auto center? Então, confira também o nosso próximo post e saiba como escolher o elevador ideal para o seu negócio!