elevador automotivo

Elevador automotivo eletromecânico, hidráulico e pantográfico: entenda a diferença de cada um

Se você tem uma oficina mecânica, autocenter ou qualquer outro tipo de estabelecimento automotivo e, alguma vez, pesquisou por elevador automotivo, certamente se deparou com uma variedade grande de modelos disponíveis no mercado, tai como: eletromecânicos, hidráulicos e pantográficos!

Mas afinal, qual a diferença desses equipamentos na prática e qual o melhor elevador automotivo para o seu negócio?

Para esclarecer todas essas e outras dúvidas sobre os principais modelos de elevadores automotivos, nós preparamos este miniguia bem detalhado e com dicas essenciais sobre o tema.

Boa leitura!

 

Qual  é a diferença entre cada modelo de elevador automotivo?

A seguir, separamos três tópicos para explicar exatamente as principais diferenças entre elevadores automotivos eletromecânicos, hidráulicos e pantográficos, destacando seus diferenciais e características técnicas.

Confira!

 

Elevadores eletromecânicos

Como o próprio nome já sugere, o elevador automotivo eletromecânico possui um motor elétrico, responsável pela suspensão de sua plataforma e, consequentemente, dos veículos atendidos.

São considerados equipamentos mais tradicionais e atendem perfeitamente a todo tipo de estabelecimento automotivo, agregando mais segurança, praticidade e produtividade aos serviços.

 

Já em relação ao seu sistema de segurança é composto por duas porcas de segurança que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho. 

 

Elevadores hidráulicos

Ainda mais modernos e econômicos, esses elevadores automotivos contam com um cilindro hidráulico e corrente de múltiplos elos, que são a base de seu funcionamento.

Dessa forma, com um sistema hidráulico, não se faz necessário o uso do motor elétrico para descer o veículo, o que agrega ainda mais economia e menos custos com manutenção e troca de peças.

Além disso, o elevador automotivo hidráulico é considerado um equipamento robusto mas com uma estrutura muito bem otimizada, o que proporciona um melhor aproveitamento do espaço físico.

 

Elevadores pantográficos

Já em relação ao elevador pantográfico, a diferença está em sua estrutura física, já que ao invés de colunas fixas de sustentação – como ocorre com os hidráulicos e eletromecânicos – este modelo conta com braços flexíveis (pantográficos) para elevar e descer os veículos, em um movimento sanfona.

Dessa forma, o elevador pantográfico tem a grande vantagem de otimização máxima do espaço físico, inclusive, podendo ser embutido no mesmo nível do chão.

Na prática, isso permite, por exemplo, atender carros modificados e rebaixados.

Quais as principais vantagens desses elevadores automotivos?

Os elevadores automotivos, independentemente do modelo escolhido, são equipamentos essenciais em qualquer oficina mecânica, autocenter, concessionária ou loja de automóveis.

Na prática, esses equipamentos agregam inúmeros benefícios e vantagens na rotina desses estabelecimentos, em especial no que se refere à segurança e à produtividade dos serviços, especialmente em comparação a alternativas obsoletas, tais como as tradicionais canaletas mecânicas, rampas de concreto e equipamentos adaptados.

Assim, investir em um elevador automotivo, seja ele eletromecânico, hidráulico ou pantográfico, é uma garantia de agregar diferenciais como:

  • maior segurança em seus serviços;
  • mais profissionalismos;
  • mais produtividade a sua equipe;
  • maior otimização do espaço físico;
  • redução de custos com manutenção e energia;
  • mais credibilidade ao seu negócio;
  • menos riscos e ocorrências de acidentes;
  • mais qualidade nos serviços prestados;
  • maior diversificação dos serviços oferecidos.

Qual o melhor elevador automotivo para o seu negócio?

Antes de tudo, é importante destacar que não há uma resposta exata para essa pergunta e tudo vai depender das necessidades e características de seu estabelecimento automotivo.

Em outras palavras, elevadores automotivos eletromecânicos, hidráulicos e pantográficos são igualmente eficientes e se adequam aos mais variados requisitos de uma oficina mecânica, autocenter ou loja de automóveis.

Sendo assim, para ajudar você a escolher o melhor elevador automotivo conforme as características de seu negócio, nós separamos uma lista completa com alguns modelos mais renomados do mercado nacional e destacamos os principais pontos fortes de cada um deles.

 

Melhores elevadores automotivos eletromecânicos

Mais robustos e eficientes, os elevadores eletromecânicos são uma excelente alternativa para oficinas mecânicas, autocenters e concessionárias que buscam um equipamento mais tradicional e de excelente custo-benefício.

A seguir, dois modelos de elevadores eletromecânicos de referência no Brasil.

  • ECO-2600 – compacto, versátil e com o melhor custo de operação entre os demais elevadores automotivos;
  • ECO-4100 – elevador eletromecânico robusto e com alta capacidade de elevação de veículos mais pesados.

 

Melhores elevadores automotivos hidráulicos

Ainda mais modernos e inteligentes, os elevadores hidráulicos agregam segurança, economia de energia e menor custo com manutenção, sendo ideias para os mais variados tipos de estabelecimentos automotivos.

Confira alguns modelos de excelência:

  • EH 4000 – um elevador hidráulico de alta tecnologia e desempenho, capaz de elevar veículo de até 4000 Kg e com uma operação suave e com velocidade constante;
  • Elevador pórtico – também com sistema hidráulico, o elevador pórtico possui uma estrutura ainda mais otimizada, ocupando o menor espaço necessário em sua oficina.

 

Melhores elevadores automotivos pantográficos

Como bem destacados, o elevador automotivo pantográfico se destaca pela sua estrutura retrátil, o que possibilita otimizar ainda mais o espaço físico e, inclusive, expandir a sua gama de serviços para outros tipos de veículos, tais como rebaixados e modificados.

Confira alguns dos melhores modelos disponíveis no Brasil.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre os principais modelos de elevadores automotivos, sejam eles eletromecânicos, hidráulicos ou pantográficos. E como bem vimos, cada qual possui características e funcionamentos diferentes, porém todos agregam benefícios e vantagens práticas à rotina do estabelecimento. 

Dessa forma, cabe aos gestores e mecânicos definirem suas reais necessidades e optarem pelo modelo mais adequado ao seu negócio.

Curtiu? Já sabe qual o melhor elevador automotivo para sua oficina? Consulte agora mesmo um de nossos especialistas e faça um orçamento dos equipamentos da Engecass.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.