Como mensurar o desempenho da sua oficina mecânica

17 dez, 2019 | Informativos, Oficina Mecânica, Super Dicas

Para avaliar os resultados da sua oficina mecânica, você deve observar os indicadores de desempenho. Eles são importantes porque verificam se a sua empresa está no caminho certo e cumpre os objetivos traçados.

Esses indicadores também identificam os erros e as falhas que podem atrapalhar o seu negócio. No entanto, você sabe como mensurar o desempenho da sua oficina mecânica?

Aqui no blog, você já viu o que são indicadores de desempenho e quais os tipos que existem, não é mesmo? Agora vamos te ensinar como trabalhar esses indicadores. Quer conferir tudo com a gente? Siga com a leitura!

Veja a sua capacidade

Este indicador serve para você medir a capacidade de produção. Comece pelo trabalho dos seus funcionários e pelos equipamentos que são utilizados em sua oficina mecânica.

Veja se são eficientes. Depois observe a complexidade do trabalho, o tempo mínimo e máximo para finalizar os serviços.

Em seguida, equipare esses indicadores de produtividade e a capacidade de pensar em diminuir o tempo gasto na realização dos processos, para manter a qualidade do trabalho oferecido.

Também não se esqueça de pensar em ações para melhorar seus processos. Dessa forma, a sua oficina mecânica vai produzir mais e você e seus clientes ficarão satisfeitos.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Analise a produtividade da sua oficina mecânica

Em toda oficina mecânica, a capacidade de produção está ligada aos produtos e serviços. Portanto, analisar a produtividade é importante para qualquer gestor.

Saiba que quanto mais produtos e serviços você ofertar em um curto tempo, maior será o lucro da sua oficina mecânica. Portanto, analise a sua produtividade por hora e defina uma unidade de medida.

Veja o número de serviços prestados e a quantia de vendas em dinheiro em um limite de tempo. Isso pode ser feito por hora, dia, semana ou mês. Para fazer o cálculo, considere que a sua oficina seja especializada em alinhamento de pneus.

Cuide da rotatividade dos funcionários

Este é um indicador importante.  Ao analisá-lo, você melhora os seus processos e descobre como motivar a sua equipe.

Quando há muita rotatividade em sua oficina mecânica é sinal de que alguma coisa está errada.  As pessoas podem não gostar do trabalho ou até mesmo do próprio local que elas executam o serviço.

No entanto, para cuidar da rotatividade, utilize um cálculo. Some o número de admissões e demissões. Em seguida, divida o resultado por dois.

Depois faça uma divisão com o novo resultado pelo número total de funcionários da sua empresa. Para você chegar a um número ideal, considere o tamanho da empresa e o nicho de mercado. A partir desse cálculo você conseguirá ver o que há de errado com a sua oficina mecânica.

Encontre um ponto de equilíbrio

O cálculo do ponto de equilíbrio é feito para mostrar ao gestor qual o valor mínimo de faturamento para custear os seus gastos operacionais. Dessa maneira, você descobre o seu faturamento mínimo mensal e a partir de quanto ele dará lucro.

Veja os processos financeiros

Os processos financeiros é um dos principais indicadores para acompanhar a sua oficina mecânica. No entanto, lembre-se que uma boa gestão em finanças não significa apenas pagar as contas.

Ela é o segredo para que o seu negócio dê certo. Ver e analisar os processos financeiros evitará que a sua oficina feche o mês no vermelho.

Acompanhe a sua margem de lucro

Quando você acompanha a sua margem de lucro, você sabe se está indo bem. Consegue ver se está trabalhando direito ou perdendo dinheiro.

Assim como são importantes os processos financeiros, acompanhar a margem de lucro te dará a certeza se o seu empreendimento está ou não no caminho certo. Portanto, nunca deixe de verificar esse indicador.

Pense na satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos garantem novos negócios. Ao priorizar a satisfação do cliente, você conquista um consumidor fiel que sempre volta em busca de novos serviços.

No entanto, esteja aberto as críticas e reclamações. Assim, você melhora os seus serviços, o atendimento, fideliza mais clientes e se destaca da concorrência.

Viu como é fácil mensurar o desempenho da sua oficina mecânica? Agora que você já sabe o que fazer, poderá gerenciar com mais tranquilidade o seu negócio, não é verdade? Coloque as nossas dicas em prática e continue no caminho certo!

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso post e saiba como montar um plano de crescimento para sua oficina!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários