Saiba como montar um plano de crescimento para sua oficina mecânica

Você que trabalha em oficina mecânica, sabe quanto o setor automotivo é concorrido, não é mesmo? Por isso, estudar sobre gestão de negócios e ter um plano de crescimento para sua oficina são duas coisas muito importantes. No entanto, é este plano de crescimento que manterá a sustentabilidade do seu empreendimento e te dará o potencial competitivo a médio e longo prazos.

Caso contrário, a oficina mecânica estagnada pode se prejudicar com a concorrência, perder clientes, colaboradores e até ter prejuízos financeiros. Mas como fazer um bom plano de crescimento para sua oficina mecânica? Neste post, você aprenderá tudo sobre o assunto. E aí, ficou interessado no tema do nosso artigo? Então, acompanhe a leitura!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Estude a sua área de atuação e faça o seu plano de crescimento

A primeira coisa que você deve fazer é estudar a sua área de atuação. É preciso saber quem são seus concorrentes, como está o desempenho deles, quais inovações e equipamentos automotivos que eles utilizam e o que deu realmente certo em cada empreendimento. A partir dessas informações, você elabora um plano de crescimento para sua oficina mecânica.

Dessa maneira, você pode pensar em oferecer os melhores serviços, praticar preços competitivos e atrair novos clientes. Mas aí você pensa: como fazer todo este estudo? Primeiro, comece com uma pesquisa online dos seus concorrentes. Visite o site e as redes sociais das oficinas mecânicas mais próximas à sua.

Veja os serviços que elas oferecem, os equipamentos e ferramentas que possuem e, a média de preço de cada manutenção e reparação automotiva. Se você tiver tempo, faça uma visita nessas oficinas, preste atenção na estrutura do local e como os clientes são atendidos. Tudo isso será importante para você estruturar o plano de crescimento para sua oficina mecânica.

Elabore um plano de ação

Outra dica para montar um plano de crescimento para sua oficina mecânica é elaborar um plano de ação. Para isso, capacite seus mecânicos e invista em equipamentos que agilizam seu serviço. Divulgue seu trabalho. Com todo esse direcionamento, você conseguirá definir com clareza qual é o caminho a seguir para resolver seus problemas e crescer.

Tenha metas e trace objetivos

Tenha metas e trace objetivos realistas. Não adianta querer algo que você não consegue alcançar. Traçar metas impossíveis de atingir é um erro muito comum de quem trabalha com gestão de negócios. Entretanto, para definir as metas certas, crie um sistema e monitore-as. Adquire um software de gerenciamento e faça o seu negócio crescer.

Pense em um estoque para sua oficina mecânica

Planeje a expansão do seu estoque. Este é um item importante que deve ser lembrado no plano de crescimento da sua oficina mecânica. Você precisa pensar no que deseja alcançar e organizar os itens do estoque. No entanto, estude bem para que não tenha peças ou produtos em exagero e evite o desperdício de dinheiro. Também é bom ficar atento a falta de produtos. Afinal, seu cliente não pode se sentir frustrado por não encontrar o que deseja, não é verdade?

Entretanto, para não ter problemas com seu estoque, faça uma previsão de demanda após seu plano de crescimento ter sido colocado em prática. Dessa maneira, você terá uma noção exata dos itens que precisa comprar e de quanto gastar com eles. Uma dica para você trabalhar o seu estoque é contar com um software para isso. Ele é uma boa ferramenta que irá agilizar seus processos.

Invista em tecnologia

Todo mecânico que gerencia o seu negócio e pensa em um plano de crescimento, precisa investir em tecnologia. As soluções tecnológicas são importantes para você se destacar das outras oficinas. No entanto, para adquirir equipamentos ou programas que ajudarão em seus processos, preste atenção para não dar um passo maior que as pernas.

Tenha cautela e faça tudo com os pés no chão. Compare os preços dos seus produtos com os da concorrência, invista em ferramentas que realmente te atenderão e adquira equipamentos de empresas especializadas no assunto e que te darão garantia e condições de pagamento. Compre os melhores equipamentos do mercado automotivo para oferecer os serviços ideais para seus clientes.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Capacite a sua equipe

E não adianta investir em equipamentos e em gestão de negócios se você não capacita a sua equipe. Os colaboradores capacitados vão oferecer para sua oficina mecânica um melhor rendimento. Portanto, apresente o objetivo da sua oficina aos funcionários. Ofereça conhecimento sobre o seu negócio e setor de atuação. Invista na confiança dos seus funcionários e colha resultados.

Um bom exemplo são aqueles que trabalham diretamente com as compras. Instrua e acompanhe suas pesquisas. Produtos de qualidade como biela, guia de válvula e lubrificantes são encontrados no mercado com preços mais em conta. Porém, nem todos têm a mesma qualidade que a sua oficina oferece. Por isso, capacite a sua equipe para que entenda dos serviços e produtos oferecidos. Você, com certeza, lucrará com isso!

Depois que você colocar em prática todas essas dicas sobre plano de crescimento para sua oficina mecânica, poderá traçar e cumprir todas as suas metas. Além disso, será mais fácil colher  os resultados positivos do seu investimento, não é verdade?

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e melhore a sua empresa com o Programa de Qualidade 5s!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Além de fornecedor o melhor produto do mercado a ENGCASS dá dica valiosas de como alavancar o negócio.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.