Escolha uma Página

Todos nós sabemos que não é fácil gerenciar um negócio, não é verdade? Quem trabalha com oficina mecânica, costuma ter várias questões administrativas para resolver. Além de se preocupar com as questões de mão de obra, prestar um bom atendimento ao cliente, também há outras tarefas importantes para serem executadas. Daí a importância de se fazer o checklist.

Portanto, neste post, vamos mostrar alguns motivos para você usar o checklist em sua oficina mecânica. Por aqui, você vai entender o quanto ser organizado ajuda atrair clientes e ao mesmo tempo colabora com a produtividade dos seus colaboradores. Ficou interessado em nosso tema? Então, acompanhe o artigo!

Baixe agora gratuitamente nosso e-book de 60 dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica

1º motivo – Para deixar a oficina mecânica organizada

Essa é sem dúvida a primeira vantagem de um checklist. Essa prática deixa todo o ambiente mais agradável, tanto para o cliente como para quem trabalha no local. Além disso, uma oficina mecânica organizada atrai todo o tipo de cliente, inclusive as mulheres que estão cada vez mais interessadas em cuidar do automóvel.

2º motivo – Para aumentar a produtividade

O checklist também tem um impacto na produtividade. Ele faz com que os funcionários não percam tempo procurando suas ferramentas de trabalho. Além dos ganhos em tempo, o aumento da satisfação dos funcionários em relação às suas condições de trabalho, torna a equipe mais produtiva.

3º motivo – Para reduzir os custos

Um checklist para as finanças ajuda a fazer o diagnóstico completo dos gastos da oficina mecânica. Ele também facilita na hora de elaborar relatórios, estipular as metas para reduzir os custos e elaborar um plano para otimizar a gestão financeira.

4º motivo – Para cumprir os prazos

Outro fator que causa transtorno tanto para os clientes como para quem presta o serviço é o descumprimento dos prazos. Por isso, nessa hora também é preciso colocar no papel. O checklist permite organizar melhor as tarefas e estabelecer as prioridades na execução dos serviços.

5º motivo – Para fazer a gestão do estoque

O checklist também ajuda fazer a gestão do estoque. Ele organiza, categoriza e posiciona as autopeças de maneira mais eficiente. Isso evita gastos desnecessários, porque você consegue controlar o que entre e o que sai do estoque. Além disso, dá para saber onde cada peça se encontra, o que facilita o trabalho da equipe.

6º motivo – Para conquistar mais clientes

Quem gosta dos serviços da sua oficina mecânica indica para os amigos e familiares. Ou seja, quanto melhor a impressão que o cliente tem ao ser atendido, maiores as chances de ele indicar o serviço para outras pessoas. Uma forma de demonstrar cuidado e atenção é usar um checklist com informações sobre as condições do veículo assim que o cliente chega.

7º motivo – Para aumentar a lucratividade

Quando você faz o controle financeiro da oficina, você gasta menos e tem maior lucratividade. Além disso, o empreendedor terá mais segurança na tomada de decisões e nas opções de investimentos. Uma forma de otimizar a gestão do capital de giro é fazer um controle eficiente do estoque, dos recebimentos e dos pagamentos a fornecedores.

8º motivo – Para ajudar na manutenção do automóvel

O checklist também ajuda a fazer a manutenção preventiva do automóvel. Você pode criar a lista e colocar os itens que deverão ser verificados por seus funcionários. Dá para incluir e verificar sistemas de freios, motor, rodas, troca de óleo, amortecedores, calibragem dos pneus, rodízio das rodas, enfim, tudo para que seu cliente fique satisfeito com o trabalho realizado na sua oficina mecânica.

9º motivo – Para adquirir os equipamentos necessários

O checklist também é importante para você adquirir os equipamentos e as ferramentas necessárias na sua oficina mecânica. Você pode, por exemplo, anotar os equipamentos que necessitam de manutenção e aqueles que precisam ser trocados. Também dá para fazer uma lista das principais ferramentas que vão ajudar seus colaboradores no trabalho que será executado na sua oficina mecânica.

10º motivo – Para melhorar o atendimento ao cliente

O checklist também melhora o atendimento ao cliente. É que quando você organiza o trabalho em sua oficina mecânica, você consegue priorizar as demandas mais urgentes. Dessa maneira, você melhora o atendimento e faz com que sua oficina mecânica seja um destaque no mercado automotivo que é tão concorrido.

11º motivo – Para evitar erros na oficina

Quando você faz o checklist na oficina mecânica, você evita erros. Você anota as tarefas que não podem ser esquecidas como por exemplo, qual serviço executar primeiro, para qual cliente ligar e até quais demandas precisam ser resolvidas com seus colaboradores. O checklist serve como uma orientação para gerenciar seu negócio.

Agora que você já conhece esses 10 motivos para fazer um checklist, que tal colocá-los em prática? Comece hoje e tenha sucesso em sua oficina mecânica!

Gostou das nossas dicas?  Acesse o nosso site e baixe o nosso checklist!