Escolha uma Página

Se seu cliente vai pegar estrada de férias ou se ele trabalha viajando de uma cidade para a outra, é importante fazer o checklist do automóvel. A manutenção preventiva é uma tarefa que deve ser realizada de acordo com as indicações do fabricante do veículo. Mas será que a sua oficina mecânica ou auto center estão preparados para fazer essa manutenção?

Apesar deste ser um serviço comum e simples, muitos negócios que prestam esse tipo de serviço se prendem no básico e por isso perdem várias oportunidades de conquistar os clientes.

Um mau exemplo são os serviços mal executados ou entregues com atraso para os clientes. Lembre-se que, os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso você deve se esforçar e entregar um serviço de qualidade.

Mas como fazer um checklist sem defeitos? Neste post, você vai aprender um pouco sobre o assunto. Ficou interessado? Acompanhe a leitura!

Checklist de Manutenção Preventiva - Baixe Gratuitamente nosso material exclusivo - Engecass

O que é o checklist?

Os checklists são documentos importantes porque ajudam a realizar uma análise completa do automóvel, padronizam os processos e aumentam a produtividade da sua empresa, evitam os erros operacionais como o esquecimento, documentam os processos dentro das oficinas mecânicas e dos auto centers e oferecem um serviço completo e diferenciado.

Por que você deve usar o checklist?

Para organizar sua oficina ou auto center

O checklist deixa o ambiente mais agradável, tanto para o cliente como para quem trabalha no local. Além disso, uma empresa organizada atrai todo o tipo de consumidor, inclusive as mulheres que estão cada vez mais interessadas em cuidar do automóvel.

Para reduzir os custos

No caso da oficina mecânica e do auto center, um checklist para as finanças ajuda a fazer o diagnóstico completo dos gastos da sua empresa.

Ele também facilita na hora de elaborar relatórios, estipular as metas para reduzir os custos e elaborar um plano para otimizar a gestão financeira.

Para conquistar mais clientes

Quem gosta dos seus serviços indica sua empresa para os amigos e familiares. Ou seja, quanto melhor a impressão que o cliente tem ao ser atendido, maiores as chances de ele indicar o seu serviço para as outras pessoas.

Uma forma de demonstrar cuidado e atenção, é usar um checklist com informações sobre as condições do veículo. Faça isso assim que seu cliente chegar com o automóvel a oficina ou auto center.

Para ajudar na manutenção necessária

Como já dissemos, o checklist ajuda na manutenção preventiva do automóvel. Você pode criar uma lista de itens que deverão ser verificados, como freios, motor, rodas, troca de óleo, amortecedores, etc.

Como usar o checklist de forma mais eficiente?

Quando o checklist garante a qualidade dos serviços de sua oficina mecânica, ele se torna um documento essencial. Por isso, você deve fazer pelo menos duas cópias reservas (ou mais, dependendo do porte de sua oficina mecânica ou do seu auto center), plastifique-as e as mantenha sempre em locais limpos.

Como usar o checklist de forma mais eficiente?

Além disso, treine seus funcionários para que eles façam o download gratuito e utilize todos os serviços de manutenção preventiva, tanto durante a execução do serviço quanto numa avaliação final do automóvel.

Se achar viável, garanta o comprometimento dos seus funcionários e solicite a assinatura do profissional responsável no checklist usado para cada serviço.

Você também pode:

  • Separar os processos;
  • Fazer um levantamento das atividades, processos e responsabilidades que precisam ser organizados em listas, para que nada seja esquecido. Priorizar tarefas como compra de equipamentos, treinamento da equipe, orçamentos de serviço, procedimentos com os automóveis e planejamento financeiro;
  • Organizar as tarefas de acordo com sua importância para que o resultado final seja algo que tenha que ser eliminado ou postergado;
  • Fazer adaptações necessárias em seu checklist, principalmente em relação a manutenção e consertos dos automóveis. Analisar as tarefas que são realizadas passo a passo e que precisam ser revisadas. Elas também são importantes e devem ser colocadas em prática quando você tiver que mudar os processos.

Viu como é fácil fazer um checklist? Agora que você já entende mais sobre o assunto, que tal fazer um download gratuito do checklist para sua oficina mecânica ou auto center?

Quer conferir mais dicas incríveis como esta? Baixe o nosso e-book e aprenda 60 dicas para oficinas mecânicas! Tenha muito sucesso em seu negócio!