Escolha uma Página

O elevador hidráulico é considerado o equipamento fundamental em qualquer oficina mecânica ou auto center. Ele facilita a vida dos profissionais mecânicos e possibilita vários reparos nos veículos. Por isso, os equipamentos são feitos com a mais alta tecnologia e qualidade para oferecem segurança aos operadores e tranquilidade aos clientes.

No entanto, apesar de todas essas vantagens, é preciso que você tenha alguns cuidados para utilizar o elevador hidráulico no dia a dia. Dessa maneira, você irá conservá-lo por muito mais tempo e ficará ainda mais satisfeito com as possibilidades de serviços que ele poderá oferecer.

Portanto, para ajudá-lo a conservar seu elevador hidráulico preparamos o post de hoje. Aqui você saberá tudo sobre o assunto. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

Como cuidar do seu elevador hidráulico?

1. Não suba nos braços do equipamento

Ao erguer o veículo, jamais suba nos braços do elevador automotivo. Além de ser perigoso para você ou para o profissional que opera o equipamento, os riscos de quedas e machucados são grandes. Outro problema é que ao subir no elevador, você pode prejudicar a distribuição do peso do veículo e causar vibrações na ferramenta.

2. Não lave veículos no elevador

É importante não lavar ou molhar os veículos suspensos no equipamento. A água pode danificar os componentes eletrônicos ou ocasionar oxidações. Caso você queira lavar os veículos, há no mercado elevadores automotivos específicos para isso. Esses elevadores têm uma preparação própria que evita a oxidação das partes metálicas.

3. Não se esqueça de lubrificar o elevador automotivo

É importante não se esquecer de lubrificar o elevador automotivo. Isso porque a lubrificação assegura a segurança do equipamento. Quando lubrificar, siga as recomendações do fabricante. Dependendo do modelo do equipamento, ela pode ser feita por meio de lubrificação manual a óleo, automática ou por meio de graxa.

4. Não se esqueça de revisar o equipamento

A cada 12 meses você deve revisar o elevador automotivo. A não-prevenção dos elevadores pode causar queda de automóveis e colocar em risco a vida dos profissionais que trabalham na sua oficina mecânica ou auto center.

Como utilizar o elevador?

1. Treine o operador do elevador

Para utilizar o elevador hidráulico é preciso você treinar o funcionário que vai operar o equipamento. O profissional deve entender como funciona o elevador automotivo, se ele é lubrificado a óleo e se precisa ser engraxado. Com um profissional treinado, você terá equipamento por muito tempo!

2. Posicione o veículo adequadamente

Quando posicionar o veículo no seu elevador hidráulico, coloque-o no centro do equipamento. Dessa forma, o peso será distribuído corretamente. Isso também evita perigos, deslizamento lateral do automóvel e previne que as partes do elevador sejam danificadas.

3. Observe os pontos de apoio

É importante você observar os pontos de apoio do elevador automotivo. Você precisa verificar as marcações do fabricante do veículo para o local onde se encaixa as sapatas de sustentação. Também deve-se verificar o macaco. No entanto, no caso do elevador hidráulico, essas marcações são muito importantes já que o carro será completamente suspenso.

4. Faça um teste antes de subir com o veículo

É importante fazer um teste antes de subir com o veículo por completo. Puxe a alavanca rapidamente apenas para que o carro saia um pouco do chão. Confira se tudo está certo para depois erguer o veículo. Tomando esses cuidados você garante que nada dê errado ou fique enroscado entre o veículo e o elevador durante o processo.

Quanto tempo pode durar um elevador hidráulico?

Um elevador hidráulico tem garantia de um ano de uso. Porém, o equipamento pode durar até 30 anos. Isso depende da qualidade da marca. Por isso é importante comprar esse tipo de equipamento de empresas especializadas. Dessa maneira você terá um elevador de qualidade e não correrá riscos de ser deixado na mão.

Viu como é fácil cuidar do seu elevador hidráulico? Agora que você já sabe, poderá colocar nossas dicas em prática e terá um equipamento por muitos anos, não é mesmo? Lembre-se que cuidar do seu elevador automotivo é oferecer serviços de qualidade para os seus clientes!

Tem mais alguma dúvida sobre os cuidados com o elevador hidráulico? Escreva para gente nos comentários! Veja também tudo o que você precisa saber sobre esses equipamentos que facilitam sua oficina.