7 dicas para aumentar a produtividade da oficina da sua concessionária

Aumentar a produtividade. Esse é o segredo do sucesso de qualquer concessionária ou oficina mecânica. Pois, não adianta você captar clientes se a sua empresa não está preparada para receber a demanda.

Além disso, como a demanda em oficina mecânica pode oscilar ao longo do ano, é necessária uma gestão que garanta bons resultados durante todos os meses.

Mas como aumentar a produtividade? Para te ajudar, nós da Engecass preparamos este post. Nele, você vai aprender 7 dicas para aumentar a produtividade  da sua oficina ou concessionária.

Ficou interessado em conferir tudo com a gente? Então, siga com a leitura!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

1. Invista em capacitação profissional

Um dos primeiros passos para aumentar a produtividade em sua oficina mecânica ou concessionária é investir em capacitação profissional. Seus mecânicos são as pessoas mais importantes da sua empresa. São eles que muitas vezes atendem aos clientes e tiram todas as dúvidas que os consumidores precisam.

No entanto, quando você não capacita os funcionários, aumentam as chances dos serviços simples levarem mais tempo do que o necessário. Entretanto, quando o mecânico sabe o que fazer, ele executa o trabalho com mais rapidez.

Por isso, você deve investir na capacitação do seu time e oferecer serviços da sua oficina ou concessionária de forma inteligente.

2. Defina processos para aumentar a produtividade

Outra dica para aumentar a produtividade é você saber definir seus processos. Por isso,  conheça todo o trabalho interno da sua oficina ou concessionária.

Observe desde a entrega do carro pelo cliente até a sua devolução com os serviços realizados. Saiba que há no mercado alguns aplicativos e softwares que podem te ajudar a organizar um pouco mais a sua oficina mecânica.

3. Monitore os resultados

Para que você saiba se o seu trabalho para aumentar a produtividade está valendo a pena, monitore seus resultados por meio de KPIs. Eles são indicadores-chave que te ajudam a entender como anda a saúde da sua oficina mecânica ou concessionária.

Aumentar a produtividade da oficina da sua concessionária | Monitore os resultados

É como se você fizesse um exame de sangue para saber o que está errado com o seu corpo e, assim, conseguir fazer o tratamento correto.

Com esses indicadores adequados, você verá o que precisa ser feito para aumentar a produtividade da sua empresa. Para isto, basta fazer o seguinte acompanhamento:

  • Verifique o faturamento com a mão de obra e peças;
  • Analise os gastos com retrabalhos e consumo de material;
  • Observe os  gastos x faturamento;
  • Anote quantos veículos passaram por sua oficina mecânica durante o mês;
  • Cheque a quantidade de retrabalhos em relação a quantidade de veículos e trabalhos concluídos;
  • Veja quantos clientes foram conquistados e quantos retornaram ao longo do tempo;
  • Olhe a fonte de obtenção de clientes para saber se eles vieram de seguradoras ou particulares;
  • Estude a possibilidade de oferecer mais capacitação técnica para os colaboradores caso não tenha feito.

4. Controle o estoque de forma eficiente

Outro detalhe importante que ajuda a aumentar a produtividade é controlar o seu estoque. Gastar mais do que se deve ou ter serviços parados à espera de peças significa desperdício para a sua empresa.

Por isso, o controle de estoque é umas das principais ferramentas de gestão, principalmente na sua oficina ou concessionária, onde a demanda por peças de reposição é alta.

Afinal, a disponibilidade de peças e materiais aumenta a satisfação do cliente, que terá seu carro entregue em menos tempo. Por outro lado, as peças paradas por longos períodos é igual a dinheiro parado.

Por isso, fazer o controle do estoque de maneira eficiente é o diferencial que permitirá à sua oficina possuir os materiais certos, na quantidade adequada e no momento certo.

5. Adquire equipamentos de ponta

Mais uma dica para você aumentar a produtividade é dispor de equipamentos de ponta. Os equipamentos novos e com tecnologia de ponta ajudam a economizar tempo na hora de executar reparos.

Por exemplo: uma desmontadora de pneus pode aumentar a produtividade da oficina ou concessionária tornando esse serviço mais rápido e diminuindo os riscos de avarias nos pneus do cliente.

Aumentar a produtividade da oficina da sua concessionária | Adquira equipamentos de ponta

Da mesma maneira, elevadores automotivos são um diferencial para ganhar espaço na oficina, deixá-la mais organizada e facilitar os serviços de manutenção preventiva e reparação.

6. Crie listas de produtividade

Você pode também criar listas de produtividade. Tenha uma lista de tarefas que ajudam seus técnicos a se programarem quando necessário. Faça um calendário e planeje com antecedência as horas com mais demandas do ano. Manter tudo organizado possibilita os lucros para a sua empresa.

7. Contrate bons empregados

Quando contratar alguém, faça várias entrevistas. Não se contente com a primeira pessoa que atenda as qualificações. Pese suas opções e certifique-se de se verificar as referências. Tudo isso ajudará a garantir que você contrate bons funcionários.

Viu como é fácil aumentar a produtividade da sua oficina mecânica ou concessionária? Agora que você aprendeu essas 7 dicas, que tal colocá-las em prática? Comece hoje mesmo e trabalhe para lucrar ainda mais com o seu negócio!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como escolher o elevador automotivo para a sua concessionária ou loja de escapamento!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.