O elevador automotivo é um equipamento profissional indispensável não somente em oficinas mecânicas, mas também pode ter papel fundamental em concessionárias de veículos, em auto centers e em lojas de escapamento. 

As vantagens desse equipamento automotivo vão desde uma imagem mais profissional ao seu estabelecimento, até o aumento da eficiência operacional, permitindo assim mais serviços em menos tempo, otimização do espaço físico e máxima qualidade nas entregas. 

No entanto, escolher um elevador automotivo para concessionárias ou loja de escapamento requer uma pesquisa mínima, suficiente para saber diferenciar os modelos existentes e poder acertar na escolha do fornecedor mais adequado. 

E você? Querendo modernizar a concessionária ou loja? Então, continue até o final e tome nota das dicas que separamos ao longo do texto. Vamos lá! 

Quais os modelos de elevadores automotivos para concessionárias? 

Hoje, há diferentes tipos de elevadores automotivos disponíveis no mercado, cada qual com suas especificidades, características, tamanhos e capacidades operacionais. 

Da mesma forma que são instalados em oficinas mecânicas, estes equipamentos cumprem perfeitamente suas funções em serviços de concessionárias, em lojas de escapamento ou qualquer outro estabelecimento automotivo. 

Ou seja, atendem às manutenções gerais, revisões programadas, trocas de peças, estética automotiva, entre outros serviços. 

A seguir, destacamos alguns desses diferentes modelos. Confira! 

Elevador automotivo Eletromecânico 

Como o nome já sugere, automotivos eletromecânicos operam a partir de um motor elétrico acoplado ao equipamento, que é responsável pela suspensão dos veículos. 

Elevador automotivo eletromecânico | Engecass

Extremamente robusto e moderno, esse tipo de elevador automotivo é indicado para concessionárias, oficinas e lojas de escapamentos com alta rotatividade de serviços e com variedade de modelos de veículos. 

Por comportar um motor, necessita proximidade com a rede elétrica e é ligeiramente maior que outros modelos. 

Elevador Automotivo Hidráulico

O elevador automotivo hidráulico é considerado um dos equipamentos mais modernos para concessionárias, oficinas e lojas automotivas da atualidade.  

Isso se dá pelo fato de ser um maquinário igualmente robusto ao anterior, porém com uma estrutura mais leve e otimizada, o que possibilita aproveitar melhor os espaços do estabelecimento sem abrir mão da segurança e da qualidade dos serviços. 

Elevador automotivo Hidráulico 4000kg | Engecass

Basicamente, o elevador automotivo hidráulico funciona acionado por uma unidade hidráulica, movida por um motor elétrico, no qual é responsável por gerar a força e a expansão dos fluídos que realizam a movimentação dos cilindros hidráulicos, elevando a carga do elevador. Com isso, eles conseguem oferecer maior potência e baixo custo de manutenção. 

Elevador hidráulico Pórtico 

Este é um dos modelos mais comuns de elevadores automotivos para concessionárias. Ele usa duas colunas resistentes com braços e estabilização de suporte, que permitem que o elevador segure e levante uma grande variedade de carros. 

Elevador automotivo hidráulico pórtico | Engecass

Este elevador automotivo é indicado para concessionárias, oficinas e lojas de escapamento que querem ocupar menos espaço possível, mas ao mesmo tempo, garantir serviços profissionais de qualidade e com total segurança. 

Elevadores com rampa 

Os elevadores automotivos possuem duas plataformas paralelas que elevam o carro. Suas bandejas tornam esse modelo ideal para realizar a troca de óleo e o alinhamento dos automóveis, mas também podem ser usadas para outros serviços, visto que facilitam a subida do veículo no equipamento. 

Elevador automotivo com rampa para troca de óleo | Engecass

Além disso, alguns modelos de elevadores com rampa permitem a retirada das pranchas, transformando-os em elevadores automotivos convencionais. 

Elevador Automotivo Pantográfico 

Os elevadores pantográficos são ideais para as oficinas que precisam aperfeiçoar seus espaços internos. Eles ocupam menos espaço e atendem à forte demanda de otimização e modernização das oficinas. 

Apesar de eles possuírem travas automáticas, que garantem a elevação segura dos carros, e de serem equipamentos robustos, os elevadores pantográficos são mais recomendados para a elevação de veículos com peso máximo de 3000 Kg. 

Elevador automotivo com quatro colunas 

Os elevadores automotivos com quatro colunas são perfeitos para o levantamento de veículos mais pesado. Esses equipamentos podem possuir capacidades mais altas, em comparação com os demais modelos, devido às colunas de suporte adicionais que possuem. 

Elevador automotivo 4 colunas 4000kg/5000kg | Engecass

Além disso, os elevadores com quatro colunas são mais fáceis de operar e podem ser usados para diferentes propósitos, especialmente se você troca escapamentos ou vende carros grandes, como caminhonetes. 

Eles também servem para qualquer tamanho de loja, já que não exigem âncoras de chão para sua instalação. 

Elevador automotivo para concessionárias: como escolher? 

Agora que vimos a variedade e principais diferenças entre os elevadores automotivos para concessionárias e lojas de escapamento, saiba o que levar em consideração na hora de realizar esse investimento. 

Abaixo, destacamos algumas dicas importantes. Confira! 

Observe os veículos que serão atendidos 

Cada elevador automotivo suporta uma carga máxima. Por isso, é fundamental ter em mente quais tipos de veículos serão atendidos na concessionária, loja ou oficina mecânica. 

Assim, um elevador automotivo com baixa capacidade, como 2500 kg por exemplo, pode satisfazer a necessidade da sua empresa, caso o foco seja apenas carros de passeios. Já se você atende veículos maiores, como Vans, ônibus e Pick-ups, é importante escolher modelos que suportam cargas mais elevadas. 

Analise os serviços que serão realizados 

Embora o elevador automotivo possibilite que sua oficina ofereça diversos tipos de manutenção, alguns modelos facilitam a execução. O elevador com rampa, por exemplo, é ideal para a realização de serviços como troca de óleo. 

Já os elevadores pantográficos são indicados para estética automotiva. Por fim, os demais modelos atendem a todos os tipos de serviços mecânicos para as revisões de sua concessionária, troca de peças, manutenções etc. 

Veja o tipo de lubrificação do equipamento 

Outro fator importante na hora de escolher o elevador automotivo da sua empresa é quanto ao tipo de lubrificação do equipamento. Ela pode ser de três tipos diferentes: graxa, óleo automático e óleo manual. 

A lubrificação com graxa ou óleo manual tende a ser mais econômica, porém, deve ser feita com mais frequência. Já a lubrificação com óleo automático requer uma manutenção em um espaço de tempo maior. 

Confira qual espaço disponível em sua oficina 

Os modelos de elevadores automotivos também diferem quanto ao espaço que ocupam. Por isso, é muito importante levar em conta, na hora da escolha, qual o espaço disponível em sua oficina. 

O elevador pantográfico é o modelo ideal para as oficinas e concessionárias que têm espaço limitado. O modelo pórtico também é uma ótima opção para quem busca economia de espaço. Já o elevador com rampa ocupa uma área maior. 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Pesquise sobre o fabricante 

Hoje, o Brasil fabrica excelentes equipamentos automotivos e conta com fabricantes de alta qualidade e com tecnologia de ponta em seus produtos. 

Porém, muito além disso, o fornecedor precisa oferecer também assistência técnica, suporte para instalação, garantias de fábrica e custo-benefício. 

Sendo assim, leve sempre em consideração esses pontos na hora de investir no elevador automotivo para sua concessionária, oficina ou loja de escapamento. 

Em resumo, essas são as dicas e informações úteis sobre como escolher o elevador automotivo para sua concessionária, oficina mecânica ou loja de escapamento. Como bem visto, há diferentes modelos disponíveis no mercado, o que tornam as opções mais flexíveis e personalizáveis, conforme as necessidades de seu negócio. 

Além disso, investir em um elevador automotivo profissional para seu estabelecimento é sempre um compromisso com seus clientes, garantindo mais segurança, profissionalismo, agilidade e qualidade nas entregas. 

Gostou das nossas dicas? Quer conhecer os principais diferenciais dos elevadores automotivos da Engecass? Então, baixe agora mesmo o nosso infográfico e veja os principais modelos de elevadores pantográficos!