Escolha uma Página

O elevador automotivo é um equipamento importante para o seu negócio. São vários os modelos de elevadores para diferentes tamanhos de veículos.

Com ele, você poderá exibir ou consertar qualquer coisa sobre rodas em sua concessionária, loja de escapamentos ou oficina mecânica. Entretanto, para ter um elevador é preciso escolher o equipamento com sabedoria.

Cada modelo é projetado para um propósito e vai apresentar diferentes benefícios. No entanto, antes de escolher qual o melhor tipo de elevador automotivo, tire um tempo para saber o que está disponível no mercado.

Entretanto, para te ajudar na hora de escolher seu equipamento, preparamos este post. Nele, também vamos mostrar os principais modelos de elevadores. Confira!

Quais os principais modelos de elevadores automotivos?

Elevadores Eletromecânicos

Os elevadores eletromecânicos têm uma tecnologia mais antiga em relação a elevação do veículo. Eles utilizam um motor com alavancas e pedais que fazem o acionamento do elevador, elevam ou abaixam a plataforma que sustenta o carro.

Elevadores Hidráulicos

O elevador automotivo hidráulico é bem parecido com o eletromecânico. Porém, seu mecanismo de acionamento funciona de maneira diferente. Ele foi inventado no século XIX, pelo engenheiro Richard Dudgeon, usando o Princípio de Pascal.

Elevadores automotivos - Casal Graxinha | Engecass

Basicamente, esse princípio indica que todo fluído é submetido a uma pressão específica e se expandirá em todas as direções até que atinja o recipiente no qual o mecanismo está armazenado.

Usando essa ideia, o elevador hidráulico funciona acionado por uma unidade hidráulica movida por um motor elétrico, onde esta unidade gera a força e a expansão dos fluídos que realizam a movimentação dos cilindros hidráulicos, elevando a carga do elevador. Com isso, eles conseguem oferecer maior potência e baixo custo de manutenção.

Elevadores Pórtico

Este é um dos modelos mais comuns de elevadores automotivos utilizados. Ele usa duas colunas resistentes com braços e estabilização de suporte que permitem que o elevador segure e levante uma grande variedade de carros.

A maioria das pessoas prefere o elevador pórtico, pois não é apenas acessível, mas também gera uma economia de espaço que proporciona acesso desobstruído a toda parte inferior do veículo.

Elevadores com rampa

Os elevadores com rampa possuem duas plataformas paralelas que elevam o carro. Suas bandejas tornam esse modelo ideal para realizar a troca de óleo e o alinhamento dos automóveis, mas também podem ser usadas para outros serviços, visto que facilitam a subida do veículo no equipamento.

Além disso, alguns modelos de elevadores com rampa permitem a retirada das pranchas, transformando-os em um elevador automotivo convencional.

Elevadores Pantográficos

Os elevadores pantográficos são ideais para as oficinas que precisam aperfeiçoar seus espaços internos. Eles ocupam menos espaço e atendem uma forte demanda de otimização e modernização das oficinas.

Conheça as vantagens do elevador pantográfico da Engecass baixando nosso material gratuitamente!

Apesar de eles possuírem travas automáticas que garantem a elevação segura dos carros e de ser um equipamento robusto, os elevadores pantográficos são mais recomendados para a elevação de veículos com peso máximo de 3000 Kg.

Elevadores com quatro colunas

Os elevadores com quatro colunas são perfeitos para o levantamento de veículos mais pesado. Esses equipamentos podem possuir capacidades mais altas em comparação com os demais modelos devido às colunas de suporte adicionais que possuem.

Além disso, os elevadores com quatro colunas são mais fáceis de operar e podem ser usados para diferentes propósitos, especialmente se você troca escapamentos ou vende carros grandes, como caminhonetes.

Eles também servem para qualquer tamanho de loja, já que não exigem âncoras de chão para sua instalação.

Como escolher o elevador automotivo?

Observe os veículos que serão atendidos

Cada elevador automotivo suporta uma carga máxima. Por isso, você precisa analisar quando escolher o elevador automotivo da sua oficina e o tipo de veículo que ela atende. Os automóveis de passeio ou veículos de pequeno porte possuem um peso menor.

Assim, um elevador automotivo com baixa capacidade, como 2500 kg por exemplo, pode satisfazer a necessidade da sua empresa. Já se você atende veículos maiores, é importante escolher modelos que suportam a carga mais elevada.

Analise os serviços que serão realizados

Embora o elevador automotivo possibilite que sua oficina ofereça diversos tipos de manutenção, alguns modelos facilitam a execução. O elevador com rampa, por exemplo, é ideal para a realização de serviços como troca de óleo.

Veja o tipo de lubrificação equipamento

Outro fator importante na hora de escolher o elevador automotivo da sua empresa é quanto ao tipo de lubrificação do equipamento. Ela pode ser três tipos diferentes: graxa, óleo automático e óleo manual.

A lubrificação com graxa ou óleo manual tende a ser mais econômica, porém, deve ser feita com mais frequência. Já a lubrificação com óleo automático requer uma manutenção em um espaço de tempo maior.

Confira qual espaço disponível em sua oficina

Os modelos de elevadores automotivos também diferem quanto ao espaço que podem ocupar. Por isso, é muito importante levar em conta na hora da escolha qual o espaço disponível em sua oficina.

O elevador pantográfico é o modelo ideal para as oficinas que têm um espaço limitado. O modelo pórtico também é uma ótima opção para quem busca economia de espaço. Já o elevador com rampa ocupa uma área maior.

Viu como é fácil de escolher o elevador automotivo para sua concessionária, loja de escapamentos e oficina mecânica? Agora que você já sabe o que fazer, ficará mais fácil para escolher o seu elevador, não é verdade?

Gostou das nossas dicas? Quer conhecer um pouco mais sobre os elevadores automotivos da Engecass? Baixe agora mesmo o nosso infográfico e veja os principais modelos de elevadores pantográficos!

[ E-Book ] Padrão de cores dos Elevadores Engecass para concessionárias | Baixar grátis