Escolha uma Página

O Brasil é considerado um dos países com muitas pessoas apaixonadas por carros. E essa é uma das principais razões para você investir em franquias automotivas. Os brasileiros adquirem cada vez mais automóveis, pois querem ter a liberdade para se locomover de uma região para a outra sem ter a necessidade de ficarem dependentes do transporte público, o que não oferece uma boa infraestrutura.

Portanto, o fato de haver mais carros circulando nas cidades abriu espaço para o desenvolvimento de serviços voltados para este tipo de público, como lava jatos, reparo e manutenção. Além desses serviços, as franquias automotivas surgiram como um novo tipo de negócio.

Mas você sabe porque investir nessas franquias? Neste post, vamos falar um pouco sobre o assunto. Ficou interessado? Então, acompanhe com muita atenção a leitura!

O que são franquias automotivas?

As franquias automotivas ou franchisings são empresas que consolidaram no mercado e contam com representantes que tornaram-se franqueados. No entanto, para você ter uma franquia é necessário pagar taxas e adequar-se a uma série de requisitos, os quais são informados na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Por que investir em uma franquia automotiva?

Além de ser um negócio lucrativo, é uma oportunidade segura. Também há vários tipos de franquias automotivas que você pode investir. Elas vão desde as atividades prestadas até os serviços especializados. Porém, para você acertar no tipo de franquia é necessário fazer uma ampla pesquisa e descobrir qual é a franqueadora que mais se enquadra no seu perfil profissional e no orçamento disponível.

Outro bom motivo para você investir em franquias automotivas é que esse tipo de negócio cresce a cada ano. Só para você ter ideia, em 2015, o segmento cresceu 8,8%. Já em 2014, o número de franquias abertas no país aumentou em 27% e as perspectivas não pararam por aí. De acordo com a projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2050 serão 130 milhões de veículos leves, ou seja, a entidade estima que serão 1,7 brasileiros para cada veículo. Portanto, dá para ver porque vale a pena investir nas franquias automotivas, não é mesmo?

Quais são as melhores franquias?

Franquias de manutenção

Uma das melhores franquias automotivas para se investir são das de manutenção. Em janeiro de 2016, as vendas de carros, comerciais leves, ônibus e caminhões registraram uma queda de 31,8% em comparação a dezembro. Já em relação ao mesmo mês de 2015, elas despencaram em 38,8%, totalizando 155,3 mil unidades. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com a queda nas vendas, aumentou o investimento na manutenção dos automóveis, o que tornou a franquia de manutenção um excelente tipo de negócio.

Especialização

Outro segmento que vale a pena é o de especialização. Alguns exemplos são: lavagem ecológica, rastreamento e monitoramento de automóveis. Também vale a pena pensar nos reparos tecnológicos e na funilaria, que são serviços voltados para o segmento de veículos. No entanto, é um mercado que ainda tem um potencial que precisa ser explorado.

Quais os tipos de franquias automotivas?

Lavagem ecológica

Há franquia especializada em lavagem ecológica. Um exemplo é a Acquazero. No sistema da empresa, a lavagem dos veículos é feita com pouca água. Uma boa para esses tempos atuais em que é preciso economizar esse líquido tão precioso, não é verdade? São três modelos de negócio, incluindo a modalidade delivery.

Rastreamento e Assistência de Veículos

A Auto Brasil é voltada para o rastreamento e a assistência de veículos. Ela conta com dez unidades franqueadas e não demanda capital de giro, nem de instalação. As vantagens para o cliente final é que ele consegue rastrear o automóvel por meio de SMS, chamadas no celular ou pelo próprio site da marca.

Serviços relacionados a UnderCar

A Bono Pneus também é um bom tipo de negócio para se investir. A franquia conta com 55 unidades espalhadas pelo Brasil. O seu diferencial está nos serviços relacionados a Undercar (parte baixa do carro) e nos horários diferenciados de shoppings centers.

Agora que você já sabe porque deve investir em franquias automotivas, poderá escolher a que tem a ver com sua loja de automóveis, auto center ou oficina mecânica, não é verdade?

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como diferenciar seus ganhos!