Se você é dono de uma loja de automóveis e quer aumentar os lucros do seu negócio, talvez uma franquia de oficina especializada seja uma boa opção. Saiba que vale a pena investir neste tipo de empreendimento. No entanto, é preciso pensar nas vantagens e nas desvantagens antes de montar uma oficina especializada.
Portanto, para que você entenda tudo sobre o assunto, preparamos este post. Nele, você vai saber o que é uma franquia e ter a ideia se esse será um bom negócio. Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!
O que é uma franquia de oficina especializada?
A franquia de uma oficina especializada é uma estratégia utilizada em administração. Ela tem o objetivo de oferecer um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede o direito de uso da sua marca, know how, infraestrutura e direito de distribuição de produtos ou serviços.
Do outro lado, o franqueado investe na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob forma de royalties. Essa modalidade é popular e beneficia os dois lados.
Quais as vantagens da oficina especializada?
Você não precisa se preocupar com o planejamento
Com uma franquia de oficina especializada você não precisa se preocupar com o planejamento, pois ele já será repassado para sua empresa. Nunca se esqueça que contar com um bom plano de negócios é garantir o sucesso da sua empresa.
Você conta com um treinamento de qualidade
A matriz da franquia oferece um treinamento de qualidade para que você possa resolver todos os problemas que surgirem pelo caminho. O treinamento também estabelece um padrão dos atendimentos, serviços, gestão de estoque, entre outros.
Além disso, caso haja dúvidas em relação a administração do seu negócio, você poderá contar com todo o suporte de uma equipe especializada em gestão, o que o ajudará a qualquer momento que precisar.
Você poderá trabalhar com uma marca reconhecida
Ter uma oficina especializada (ser um franqueado) é abrir mão de algumas coisas. Entre elas, a identidade visual da marca, que não pode ser alterada. Também é possível despadronizar o serviço. Contudo, isso significa que você terá um bom reconhecimento da marca.
Você terá mais credibilidade
Quando você opta por uma franquia, tem um reconhecimento prévio no mercado e, consequentemente, confiança por parte dos clientes já existentes. Além disso, a padronização já estabelecida também aumenta a confiabilidade na marca.
Você divide os gastos com publicidade
Os gastos com publicidade expandem a presença da marca no mercado e aumenta as vendas. Por ser de interesse mútuo (franqueado e franqueador) dividem os gastos com publicidade, sendo possível investir mais e melhor, por um preço bem menor. Dessa forma, investir em uma franquia vale a pena, mas o sucesso do seu empreendimento dependerá da sua dedicação e do seu esforço.
Quais são as desvantagens deste tipo de negócio?
A autonomia é limitada
Nem tudo é vantagem em relação a oficina especializada. Com a franquia, você tem a sua autonomia limitada. E isso, para alguns empreendedores, a limitação estética e padronização dos serviços representam problemas.
Nestes casos, fica evidente que quem visa um negócio idealizado, que desejam que os produtos tenham a sua cara, não deve optar pelas franquias.
Além disso, quem tem franquia passa por uma espécie de monitoria administrativa. Isso funciona como um pente fino. O franqueador fiscaliza como o franqueado administra a oficina especializada. A ideia aqui é evitar que o proprietário da franquia tome decisões ilegais ou inadequadas, como por exemplo, a evasão de impostos.
A localização é determinada
Muitas vezes, o local para a instalação da franquia é preestabelecido pela franqueadora. Isso acontece porque a decisão já foi tomada com base em estudos e pesquisas de mercado.
Portanto, mesmo você sugerindo outros locais, a diretoria da marca pode determinar o que achar melhor para a oficina especializada.
O sistema pode ser problemático
Aqui, cabe fazer uma pesquisa de mercado. Junto da marca você receberá um novo sistema de gestão e logística. Alguns softwares e servidores poderão ser problemáticos. Você também poderá ter problemas com contratos de transportadoras, que não cumprem aquilo que prometem.
Mas há uma maneira de se evitar esses problemas. Basta você fazer uma pesquisa de opinião sobre a franquia. Busque informações com outros empreendedores que já são franqueados. Veja como tem sido a experiência de trabalhar com a marca da empresa e como é o relacionamento com os franqueados.
Como você pode ver, uma oficina especializada apresenta uma probabilidade de sucesso maior em longo prazo. No entanto, para saber se vale a pena investir em uma, analise o local que você terá que montar a franquia, veja a sua clientela e verifique a credibilidade da marca. Afinal, esses são alguns cuidados que você deverá ter para começar um negócio com o pé direito.
Quer ter mais ideias de negócios? Acesse o nosso próximo post e veja como abrir uma concessionária!
0 comentários