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Setor automotivo: Ford EcoSport não possui mais estepe na traseira em 2019

O setor automotivo está cheio de novidades. Após anos de recusas, a Ford finalmente lançou no Brasil o Ford EcoSport sem o estepe pendurado na tampa do porta-malas.

A configuração chegou às lojas em fevereiro e será oferecida, por enquanto, em versão única de acabamento. O modelo é um Titanium 1.5, de até 137 cv, com câmbio automático tradicional (com conversor de torque) de seis marchas.

Mas por que você deve saber dessa novidade? Para estar preparado ao receber o Ford EcoSport na sua oficina mecânica, no seu auto center ou na sua loja de automóveis. Afinal de contas, quem trabalha no setor automotivo precisa estar sempre atualizado com as novidades do mercado, não é verdade?

Portanto, neste post, vamos falar um pouco sobre a decisão da Ford em fabricar um EcoSport sem o estepe na traseira. Quer ficar por dentro deste assunto? Então, acompanhe!

Quais são as características do Ford EcoSport sem estepe na traseira?

Além de não contar com o pneu na traseira, este automóvel é visualmente idêntico as versões vendidas na Europa e nos Estados Unidos. O pacote de equipamentos se parece com a versão do Titanium 2.0, com destaque para o controle de estabilidade, ar-condicionado digital de uma zona, chave presencial, sensor de câmera de ré, sete airbags e teto-solar.

Setor automotivo:  Ford EcoSport sem estepe na traseira

No entanto, apesar da remoção de suporte, pneu extra e roda, a inclusão de mais equipamentos e o peso maior dos pneus run flat deixaram o modelo 13 Kg mais pesado em relação ao FreeStyle 1.5 A/T) e 17,3 cm mais curto. Além disso, no lugar do estepe, a Ford incluiu um kit de reparo para furos e trocou os pneus 205/50 R17 por modelos run flat com a mesma medida.

O que é um pneu runflat?

O pneu run flat tem flancos laterais mais resistentes. Isso permite que você rode com o pneu mesmo com perfurações. Nesse caso, as bancas laterais com paredes mais grossas fazem com que os pneumáticos continuem rodando mesmo se ocorrer perda de pressão.

Por esse motivo, o estepe é dispensado. Essa medida é inédita no setor automotivo, em relação ao segmento SUVs compactos.

O pneu usado no EcoSport é um Michelin Primacy HP ZP. Ele é capaz de rodar até 80 Km a até 80 km/h. Com as mudanças, o kit de reparo tem uma durabilidade maior. Ela aumenta para 200 km, sem alterar na velocidade máxima. O conjunto atual inclui monitoramento ativo de pressão dos pneus porque o carro tem pneus run flat.

É importante lembrar que desde o lançamento do EcoSport, em 2003, o SUV manteve o quinto pneu aparente em todas as versões no Brasil. No entanto, hoje, o EcoSport é o único modelo da Ford no Brasil com pneus run flat. Segundo a montadora, nem os premium Fusion, Edge e Mustang têm tais recursos.

Por que retirar o estepe?

Em 2003, quando o automóvel foi lançado no Brasil, o estepe na traseira fez muito sucesso porque transmitia a impressão de robustez e o modelo era inédito.

Entretanto, com a invasão de concorrentes, o estilo ficou ultrapassado. Além disso, nenhum dos novos modelos da categoria adotou esse tipo de solução e o estepe à vista deixou de ser um aliado nas vendas e tornou-se um problema para a montadora.

Portanto, para que o Ford EcoSport não perca espaço no setor automotivo, pensou-se em uma solução inteligente, e por isso, retirou-se o estepe da traseira. E com os pneus run flat, o motorista fica mais tranquilo e pode rodar com o carro por mais tempo sem se preocupar com danos nos pneus.

Agora que você viu essa novidade do setor automotivo, ficará preparado para atender seus clientes, não é verdade? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, procure sempre estar atualizado!

Gostou do nosso conteúdo? Leia o nosso próximo artigo sobre os carros mais seguros do Brasil!

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