O setor de aftermarket automotivo tem ganhado cada vez mais importância no Brasil, refletindo as mudanças e as novas demandas do mercado.
Pensando nisso, exploramos as tendências e os números mais recentes desse segmento e o que esperar para os próximos anos.
Continue a leitura para ficar por dentro dos negócios de seus clientes!
Mas afinal, o que é aftermarket automotivo?
O aftermarket automotivo deriva de um termo em inglês para referir-se a tudo aquilo que é vendido após a compra inicial do veículo. Ou seja, por exemplo:
- Peças de reposição, como pastilhas de freio, pneus e baterias;
- Acessórios personalizados, como capas de banco, sistemas de som e tapetes;
- Modificações, como melhoria em motores e suspensões;
- Serviços de manutenção preventiva e reparo, como troca de peças.
Geralmente essas soluções são fornecidas por empresas especializadas, mas que não são o fabricante original do veículo. Por isso, se tornam mais acessíveis e até economicamente viáveis.
Logo, é um mercado importante para os consumidores, oferecendo liberdade de escolha para que o veículo se adeque às suas necessidades e preferências, tanto de estética quanto de desempenho.
Consequentemente, é um setor altamente dinâmico e demandado, fortemente influenciado tanto pelas vendas de automóveis quanto pelas mudanças no comportamento do consumidor.
Portanto, é essencial acompanhar de forma constante as mudanças e transformações do mercado do aftermarket automotivo para entender e antecipar as demandas de seus clientes.
Como, por exemplo, a crescente busca por elevadores automotivos que possam suportar veículos mais pesados, como os modelos elétricos.
Leia também: Características e vantagens do Elevador para Bateria de Carro Elétrico
Panorama do aftermarket automotivo no Brasil
Como já destacado, o aftermarket no Brasil é uma parte importante da indústria automotiva. Atualmente, mais do que nunca, é possível perceber essa relevância, principalmente, na economia nacional.
Afinal, segundo dados do SincoPeças, o segmento representa 2,0% do PIB brasileiro. Inclusive, o mercado de reposição brasileira é o 4º maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
Espera-se que o ano de 2024, seja encerrado com um faturamento nominal de R$247,7 bilhões, isto é, 4% a mais do que o ano anterior. Com, inclusive, investimentos podendo chegar a cerca de R$6 bilhões, conforme dados reunidos pelo AutoData.
Esses números demonstram que o aftermarket automotivo no Brasil continua a crescer e se consolidar. A expectativa é que o setor se fortaleça ainda mais, impulsionado por inovações tecnológicas, bem como investimentos em qualificação profissional e infraestrutura para atender às novas demandas do mercado.
Até porque, segundo a McKinsey & Company, é esperado que o setor chegue a US$25 bilhões até 2040. Caso aconteça, esse número vai representar o aumento de quase o dobro do tamanho do mercado, saindo dos US$13 bilhões atuais.
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Quais são as tendências do aftermarket automotivo?
Diante do crescimento projetado do aftermarket automotivo, é possível esperar algumas tendências para os próximos anos. Pensando nisso, reunimos uma lista com 3 das principais.
Confira a seguir!
1. Eletrificação
A eletrificação automotiva é a grande aposta da indústria. A cada ano há um aumento significativo na oferta de carros elétricos.
Por exemplo, segundo a MoveNews, em 2023, houve uma elevação de 48% das vendas de veículos elétricos, chegando a 75 mil unidades.
E conforme mencionado pela McKinsey & Company, se espera que 55% das vendas e 21% da frota brasileira seja composta por veículos elétricos até 2040. O que representará mais de 11 milhões de unidades em circulação.
Com isso, se faz necessário uma mão de obra mais especializada nas novas tecnologias desse modelo. Embora a reposição de peças seja projetada para ser 40% mais barata, a qualificação profissional agregará um valor significativo a esses serviços.
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2. Digitalização
Seguindo o avanço tecnológico esperado na indústria automotiva, a digitalização será um dos pontos de atenção para os próximos anos.
No aftermarket automotivo isso significa um novo canal para novos negócios. Afinal, segundo a McKinsey & Company, é projetado que as vendas online de pneus alcance 20% do total da receita até 2027.
Além da digitalização ser capaz de aumentar o desempenho dos negócios, por meio de softwares ágeis e precisos, ela também abre uma oportunidade para a criação de plataformas que fortalecem a relação com o cliente.
Por exemplo, com essa tecnologia é possível desenvolver aplicativos que permitem agendar um certo tipo de serviço ou até mesmo fazer diagnósticos automotivos e acompanhamento.
3. Sustentabilidade
Por fim, com a sustentabilidade se tornando o principal tema em diversos setores, no aftermarket automotivo não poderia ser diferente.
Conforme o MoveNews, o Brasil é o 2º maior produtor de biocombustível do mundo! Isso porque, somente em 2022, foram produzidos nacionalmente, 30 bilhões de litros de etanol, com motores flex representando mais de 80% da frota de veículos novos.
E, por isso, os especialistas mencionados pelo AutoData esperam que o país se torne um grande hub de exportações de modelos flex.
Além disso, há o crescente investimento em soluções sustentáveis, como programas de reciclagem, que possibilitam a produção de peças remanufaturadas.
Continue informado!
Compreender o cenário nacional do aftermarket automotivo é fundamental para se manter alinhado aos negócios dos seus clientes, permitindo uma conexão mais eficaz e fortalecendo a relação com eles.
Então, para continuar atualizado, baixe gratuitamente nosso dicionário e fique por dentro da linguagem e dos termos essenciais do setor automotivo.
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