Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

21 out, 2024 | Assuntos em alta, Carros, Informativos

As demandas de consumo do setor automotivo mudaram! E, com isso, o mercado de autopeças também precisou se adaptar com dinamismo e transformações. 

A partir das frotas de veículos que crescem ano a ano, vem a busca por soluções inovadoras para atender essas novas demandas e desafios.

O principal objetivo deste conteúdo é apresentar dados e tendências desse movimento. Além disso, você também vai ver como surfar nessa onda de maneira competitiva. 

Qual o tamanho do mercado de autopeças no Brasil?

O mercado de autopeças no Brasil é muito significativo e robusto. Com base nas pesquisas que serão mencionadas a seguir, estima-se que o tamanho dele dobrará até 2040.

Entre os principais motivadores:

  • Aumento da frota e, consequentemente, o envelhecimento dela;
  • Sofisticação, eletrificação e modernização dos novos veículos.

Por isso, pensando em tamanho, estima-se um crescimento contínuo e atrelado às novas tecnologias e demandas mercadológicas. 

Somente o segmento de pneus, por exemplo, deve crescer 150% em menos de 20 anos.

Para os consumidores, é sobre ter mais opções, preços competitivos e tecnologias. E no caso das empresas, oportunidades incríveis de escalar negócios!

Leia também: conheça os modelos de desmontadora de pneus Engecass

Mas, como está o mercado de autopeças hoje?

Mas, como está o mercado de autopeças hoje?

Você sabe como está o mercado de autopeças hoje? Muito se falou em uma retomada no período pós-pandemia, não é? Veja o cenário em dados, projeções e tendências!

Dados

Antes de falarmos das autopeças, vale a pena trazer um informativo do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores publicado no Estadão.

Ela diz que o setor automotivo fará o maior ciclo de investimento da história: R$ 100 bilhões, confirmando “a atratividade do Brasil como polo produtor e exportador dos mais variados tipos de autoveículos, máquinas autopropulsadas e componentes”.

Agora, com relação a autopeças, um artigo da Automotive Business trouxe um dado detalhado: R$ 50 bilhões até 2028!

O texto complementa: “os recursos serão aportados na atualização das linhas para produzir novos componentes e não em aumento da capacidade produtiva das fábricas”.

Projeções

A estimativa é a de que o mercado continue crescendo. No entanto, com um adendo: a necessidade de uma rápida reposição de autopeças e com alta qualidade!

Pensando nisso, é possível considerar estratégias:

Conforme informações do Sindipeças, divulgadas no site Autodata, espera-se um faturamento nominal de R$ 247,7 bilhões até o fim do ano. Esse resultado representa 4% acima do período anterior. 

O motivo? As encomendas das montadoras devem voltar a crescer, ficando acima de 61%. Além das exportações que devem voltar a ter um peso acima de 13%.

E há um dado curioso da McKinseyque já mencionamos acima: “o segmento de pneus tem seu crescimento estimado em 150%, resultado de mudanças em suas dimensões”. 

O texto explica: “Nos carros mais modernos, eles são maiores e mais largos. E, nos carros elétricos, são mais reforçados para suportar estruturas mais pesadas”.

Tendências

Ainda com base em informações da Autodata, os próximos anos devem ter a redução da Selic, diminuindo também a inflação. Assim, “as condições de crédito melhorarão”.

E isso abre espaço para o Brasil se tornar uma referência na exportação de carros flex e componentes. Por aqui, há tendências que devem alavancar o setor, por exemplo:

Mas, por que é importante conhecer essas tendências?

O Sebrae responde essa dúvida trazendo os benefícios: antecipar demandas, ter uma adaptação proativa e um negócio competitivo!

Ebook: O futuro da manutenção automotiva

E qual o futuro das autopeças?

O McKinsey tem outro artigo bastante interessante no Brazil Journal em que explica: 

“O cenário é promissor. Nos próximos anos, o mercado brasileiro deve dobrar de tamanho em reais, escalando dos atuais US$ 13 bilhões para US$ 25 bilhões em 2024”.

Após isto, afirma que há dois principais impulsionadores: envelhecimento da frota e sofisticação dos automóveis. Veja alguns detalhes de ambos.

1 – Envelhecimento da frota

Os especialistas explicam que “o aumento da frota se dará pelo aumento da população adulta e da renda per capita”. Em dados, isso indica:

  • Atualmente, são 47 milhões de unidades em circulação;
  • Há uma estimativa de acréscimo de mais 2 milhões por ano. 

Assim, a média de idade dos veículos chegará a 12,8 anos nos modelos à combustão e 5,6 anos para os elétricos

E esse envelhecimento da frota demandará serviços de reposições e reparos!

A Sincopeças tem uma explicação que complementa esse pensamento:

“O volume de vendas de veículos de passageiros é elevado em todo o mundo devido à popularidade. Requerem serviço e manutenção periódica, onde peças velhas e desgastadas são substituídas por novas”.

E também menciona as modernidades:

“Além disso, o volume crescente de vendas de veículos híbridos e elétricos ao nível mundial está a impulsionar ainda mais o crescimento no segmento”. 

Saiba também: As 5 principais peças do carro para o seu cliente

2 – Sofisticação dos automóveis

O segundo motivador vem dos pedidos de veículos com recursos tecnológicos, nos quais podemos incluir:

Dessa forma, a variedade e o volume das peças a serem repostas irão aumentar!

Fechando essa teoria sobre o futuro do mercado de autopeças, o artigo diz:

“[…] o potencial de crescimento do setor está intimamente ligado à capacidade dos competidores de atender – e antecipar – as novas demandas do consumidor”.

O Box Engecass de manutenção de carros elétricos é uma solução robusta para atender essa nova demanda do mercado:

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A expectativa positiva do mercado de autopeças é comprovada em pesquisas, como vimos ao longo deste conteúdo. E um dos motivos vem das novas demandas dos consumidores.

Esse movimento exige adaptações:

  • Investimento em tecnologias automotivas;
  • Oferecimento de serviços de valor agregado;
  • Especialização em nichos de mercado;
  • Construção de um relacionamento forte com o cliente.

Agora, a pergunta é: a sua empresa está preparada?

Independente da sua atuação, que pode ser na manutenção ou estética de veículos, será preciso se adaptar a essas necessidades referentes ao comportamento dos clientes.

Aliás, essa se torna uma oportunidade de vencer a concorrência. 

Dados trazidos pela Contábeis mostraram que “80% dos clientes consideram a experiência como aspecto mais valioso do que os próprios produtos e serviços”.

Então, nem sempre será sobre o que você oferece no seu portfólio, mas como solucionar os problemas das pessoas. E os equipamentos Engecass são colaborativos com essa ideia!

Isso porque são de alta qualidade e confiabilidade, possibilitando atendimentos rápidos e assertivos. Ou seja, vão ao encontro das dores dos motoristas e donos de veículos.

A Engecass possui um catálogo completo de equipamentos: elevadores automotivos, rampas, desmontadoras, duplicadores de vagas e muito mais.

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