As demandas de consumo do setor automotivo mudaram! E, com isso, o mercado de autopeças também precisou se adaptar com dinamismo e transformações.
A partir das frotas de veículos que crescem ano a ano, vem a busca por soluções inovadoras para atender essas novas demandas e desafios.
O principal objetivo deste conteúdo é apresentar dados e tendências desse movimento. Além disso, você também vai ver como surfar nessa onda de maneira competitiva.
Qual o tamanho do mercado de autopeças no Brasil?
O mercado de autopeças no Brasil é muito significativo e robusto. Com base nas pesquisas que serão mencionadas a seguir, estima-se que o tamanho dele dobrará até 2040.
Entre os principais motivadores:
- Aumento da frota e, consequentemente, o envelhecimento dela;
- Sofisticação, eletrificação e modernização dos novos veículos.
Por isso, pensando em tamanho, estima-se um crescimento contínuo e atrelado às novas tecnologias e demandas mercadológicas.
Somente o segmento de pneus, por exemplo, deve crescer 150% em menos de 20 anos.
Para os consumidores, é sobre ter mais opções, preços competitivos e tecnologias. E no caso das empresas, oportunidades incríveis de escalar negócios!
Leia também: conheça os modelos de desmontadora de pneus Engecass
Mas, como está o mercado de autopeças hoje?
Você sabe como está o mercado de autopeças hoje? Muito se falou em uma retomada no período pós-pandemia, não é? Veja o cenário em dados, projeções e tendências!
Dados
Antes de falarmos das autopeças, vale a pena trazer um informativo do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores publicado no Estadão.
Ela diz que o setor automotivo fará o maior ciclo de investimento da história: R$ 100 bilhões, confirmando “a atratividade do Brasil como polo produtor e exportador dos mais variados tipos de autoveículos, máquinas autopropulsadas e componentes”.
Agora, com relação a autopeças, um artigo da Automotive Business trouxe um dado detalhado: R$ 50 bilhões até 2028!
O texto complementa: “os recursos serão aportados na atualização das linhas para produzir novos componentes e não em aumento da capacidade produtiva das fábricas”.
Projeções
A estimativa é a de que o mercado continue crescendo. No entanto, com um adendo: a necessidade de uma rápida reposição de autopeças e com alta qualidade!
Pensando nisso, é possível considerar estratégias:
- Digitalização;
- Conectividade;
- Vendas online.
Conforme informações do Sindipeças, divulgadas no site Autodata, espera-se um faturamento nominal de R$ 247,7 bilhões até o fim do ano. Esse resultado representa 4% acima do período anterior.
O motivo? As encomendas das montadoras devem voltar a crescer, ficando acima de 61%. Além das exportações que devem voltar a ter um peso acima de 13%.
E há um dado curioso da McKinsey – que já mencionamos acima: “o segmento de pneus tem seu crescimento estimado em 150%, resultado de mudanças em suas dimensões”.
O texto explica: “Nos carros mais modernos, eles são maiores e mais largos. E, nos carros elétricos, são mais reforçados para suportar estruturas mais pesadas”.
Tendências
Ainda com base em informações da Autodata, os próximos anos devem ter a redução da Selic, diminuindo também a inflação. Assim, “as condições de crédito melhorarão”.
E isso abre espaço para o Brasil se tornar uma referência na exportação de carros flex e componentes. Por aqui, há tendências que devem alavancar o setor, por exemplo:
- Manutenção preventiva;
- Demanda por peças de alta qualidade;
- Digitalização de processos;
- Entregas mais rápidas e online;
- Soluções sustentáveis e ecologicamente corretas.
Mas, por que é importante conhecer essas tendências?
O Sebrae responde essa dúvida trazendo os benefícios: antecipar demandas, ter uma adaptação proativa e um negócio competitivo!
E qual o futuro das autopeças?
O McKinsey tem outro artigo bastante interessante no Brazil Journal em que explica:
“O cenário é promissor. Nos próximos anos, o mercado brasileiro deve dobrar de tamanho em reais, escalando dos atuais US$ 13 bilhões para US$ 25 bilhões em 2024”.
Após isto, afirma que há dois principais impulsionadores: envelhecimento da frota e sofisticação dos automóveis. Veja alguns detalhes de ambos.
1 – Envelhecimento da frota
Os especialistas explicam que “o aumento da frota se dará pelo aumento da população adulta e da renda per capita”. Em dados, isso indica:
- Atualmente, são 47 milhões de unidades em circulação;
- Há uma estimativa de acréscimo de mais 2 milhões por ano.
Assim, a média de idade dos veículos chegará a 12,8 anos nos modelos à combustão e 5,6 anos para os elétricos.
E esse envelhecimento da frota demandará serviços de reposições e reparos!
A Sincopeças tem uma explicação que complementa esse pensamento:
“O volume de vendas de veículos de passageiros é elevado em todo o mundo devido à popularidade. Requerem serviço e manutenção periódica, onde peças velhas e desgastadas são substituídas por novas”.
E também menciona as modernidades:
“Além disso, o volume crescente de vendas de veículos híbridos e elétricos ao nível mundial está a impulsionar ainda mais o crescimento no segmento”.
Saiba também: As 5 principais peças do carro para o seu cliente
2 – Sofisticação dos automóveis
O segundo motivador vem dos pedidos de veículos com recursos tecnológicos, nos quais podemos incluir:
- Veículos elétricos e híbridos;
- Sistemas de assistência ao motorista (ADAS);
- Conectividade e telemetria.
Dessa forma, a variedade e o volume das peças a serem repostas irão aumentar!
Fechando essa teoria sobre o futuro do mercado de autopeças, o artigo diz:
“[…] o potencial de crescimento do setor está intimamente ligado à capacidade dos competidores de atender – e antecipar – as novas demandas do consumidor”.
O Box Engecass de manutenção de carros elétricos é uma solução robusta para atender essa nova demanda do mercado:
Garanta a melhor experiência do consumidor com a Engecass!
A expectativa positiva do mercado de autopeças é comprovada em pesquisas, como vimos ao longo deste conteúdo. E um dos motivos vem das novas demandas dos consumidores.
Esse movimento exige adaptações:
- Investimento em tecnologias automotivas;
- Oferecimento de serviços de valor agregado;
- Especialização em nichos de mercado;
- Construção de um relacionamento forte com o cliente.
Agora, a pergunta é: a sua empresa está preparada?
Independente da sua atuação, que pode ser na manutenção ou estética de veículos, será preciso se adaptar a essas necessidades referentes ao comportamento dos clientes.
Aliás, essa se torna uma oportunidade de vencer a concorrência.
Dados trazidos pela Contábeis mostraram que “80% dos clientes consideram a experiência como aspecto mais valioso do que os próprios produtos e serviços”.
Então, nem sempre será sobre o que você oferece no seu portfólio, mas como solucionar os problemas das pessoas. E os equipamentos Engecass são colaborativos com essa ideia!
Isso porque são de alta qualidade e confiabilidade, possibilitando atendimentos rápidos e assertivos. Ou seja, vão ao encontro das dores dos motoristas e donos de veículos.
A Engecass possui um catálogo completo de equipamentos: elevadores automotivos, rampas, desmontadoras, duplicadores de vagas e muito mais.
Conheça-os e dê o primeiro passo para melhorar a experiência do seu cliente:
0 comentários