Dicas de como escolher o pneu certo para seu veículo

12 abr, 2019 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Os pneus são um dos itens mais importantes de segurança. Eles garantem a estabilidade do veículo e ajudam a realizar frenagens seguras. No entanto, o pneu ideal precisa estar de acordo com as especificações estabelecidas para o automóvel. Mas como escolher o pneu certo para seu veículo e também orientar o cliente na hora de optar por esse item?

Neste post, você vai aprender algumas dicas sobre o assunto. Vamos mostrar que não precisa ser um especialista para escolher o pneu certo para seu veículo.

Se interessou em nosso tema? Então, acompanhe com muita atenção o artigo!

[infográfico] Elevador Pantográfico: Quer saber as vantagens? Baixe agora este Infográfico e veja as principais! | Engecass

1. Analise a maciez e o conforto dos pneus

Nem sempre o pneu com perfil mais baixo é a melhor ideia, ainda mais se você passa por ruas e avenidas esburacadas. O problema é que ao escolher esse tipo de pneu, você opta por um item com a camada mais fina, isso aumenta o atrito com as rodas e a pista provocando ainda mais desgaste.

2. Pense na durabilidade

Na hora de escolher o pneu certo para seu veículo, você que trabalha em oficina mecânica ou é proprietário de auto center deve pensar na durabilidade do item.

Os pneus que compõem a categoria highway terrain (HT) e os de passeio duram mais do que os chamados mud terrain (MT) e os de alto desempenho. Aliado a isso, você precisa checar a composição da borracha. As mais macias podem durar menos.

3. Adquira pneus para chuva

Você já reparou que os pilotos de corrida preocupam-se com os pneus apropriados para a chuva? Sabe por qual motivo? Esse modelo favorece a dispersão da água e impede o que você conhece como aquaplanagem.

Esse pneu é ideal para as pessoas que vivem em locais onde a umidade é mais elevada. Portanto, vale a pena procurar por pneus que tenham desenho da banda de rodagem.

4. Busque informações no manual do fabricante do veículo

Busque informações no manual do seu carro. Nele, você vai encontrar as principais características para poder escolher o pneu certo para seu veículo.

Observe a largura, o tamanho e a pressão ideal dos pneus. Siga sempre as especificações do fabricante. Lembre-se que se você não seguir as recomendações, pode causar sérios danos à suspensão e ao sistema de direção do automóvel, além de aumentar o risco de acidentes.

Também não se esqueça que esses componentes foram projetados para aguentar determinadas forças e, usando pneus incorretos, elas podem ultrapassar os limites testados pelo fabricante, além de causar desgaste e quebra.

5. Escolha o pneu de acordo com o seu automóvel

Você que trabalha no ramo automotivo já sabe que cada automóvel tem o seu pneu ideal. Portanto, saber identificar o tipo de veículo é importante. As letras gravadas na lateral determinam o pneu ideal para os veículos. Os carros de passeio, por exemplo, devem usar pneus com inscrição “P”.

No caso de caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores, eles precisam de pneus “LT”. Já os reboques e o motor-homes devem usar pneu “ST” e os caminhões, as vans e as pick-ups de maior porte precisam de pneus  com a inscrição “C”.

6. Tome cuidado com a largura

A largura do pneu, assim como os desenhos dos sulcos, afeta a tração e o desempenho do carro em frenagens. Quando você aumenta essa medida, o contato do veículo com o solo é melhor e a sua estabilidade nas curvas também melhoram.

Como escolher o pneu certo para seu veículo | Dicas | Blog Engecass

No entanto, é preciso tomar cuidado com a largura dos pneus. Isso também aumenta o consumo de combustível e causa estresse aos componentes da suspensão e da direção.

7. Fique atento ao peso máximo suportado

Essa dica é para quem tem pick-ups, SUVs, pequenos caminhões e vans. Se você transporta muita carga ou lota o carro de gente, opte por pneus que suportam o peso. Não ande com itens que não sejam ideais, pois isso pode causar graves acidentes.

8. Fique de olho na procedência

Não compre recauchutados ou pneus de marcas que você nunca ouviu falar. Por mais bonitos que eles sejam por fora, por dentro podem estar um caos. Além disso, o material usado pode não ser de boa qualidade e o barato pode sair muito caro.

Agora você aprendeu a escolher o pneu certo para seu veículo, não é verdade? Além disso, poderá orientar melhor o seu cliente quando ele tiver alguma dúvida sobre o assunto!

Quer continuar bem informado com a gente? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades da Engecass!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *