Dicas de como escolher o pneu certo para seu veículo

12 abr, 2019 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Os pneus são um dos itens mais importantes de segurança. Eles garantem a estabilidade do veículo e ajudam a realizar frenagens seguras. No entanto, o pneu ideal precisa estar de acordo com as especificações estabelecidas para o automóvel. Mas como escolher o pneu certo para seu veículo e também orientar o cliente na hora de optar por esse item?

Neste post, você vai aprender algumas dicas sobre o assunto. Vamos mostrar que não precisa ser um especialista para escolher o pneu certo para seu veículo.

Se interessou em nosso tema? Então, acompanhe com muita atenção o artigo!

[infográfico] Elevador Pantográfico: Quer saber as vantagens? Baixe agora este Infográfico e veja as principais! | Engecass

1. Analise a maciez e o conforto dos pneus

Nem sempre o pneu com perfil mais baixo é a melhor ideia, ainda mais se você passa por ruas e avenidas esburacadas. O problema é que ao escolher esse tipo de pneu, você opta por um item com a camada mais fina, isso aumenta o atrito com as rodas e a pista provocando ainda mais desgaste.

2. Pense na durabilidade

Na hora de escolher o pneu certo para seu veículo, você que trabalha em oficina mecânica ou é proprietário de auto center deve pensar na durabilidade do item.

Os pneus que compõem a categoria highway terrain (HT) e os de passeio duram mais do que os chamados mud terrain (MT) e os de alto desempenho. Aliado a isso, você precisa checar a composição da borracha. As mais macias podem durar menos.

3. Adquira pneus para chuva

Você já reparou que os pilotos de corrida preocupam-se com os pneus apropriados para a chuva? Sabe por qual motivo? Esse modelo favorece a dispersão da água e impede o que você conhece como aquaplanagem.

Esse pneu é ideal para as pessoas que vivem em locais onde a umidade é mais elevada. Portanto, vale a pena procurar por pneus que tenham desenho da banda de rodagem.

4. Busque informações no manual do fabricante do veículo

Busque informações no manual do seu carro. Nele, você vai encontrar as principais características para poder escolher o pneu certo para seu veículo.

Observe a largura, o tamanho e a pressão ideal dos pneus. Siga sempre as especificações do fabricante. Lembre-se que se você não seguir as recomendações, pode causar sérios danos à suspensão e ao sistema de direção do automóvel, além de aumentar o risco de acidentes.

Também não se esqueça que esses componentes foram projetados para aguentar determinadas forças e, usando pneus incorretos, elas podem ultrapassar os limites testados pelo fabricante, além de causar desgaste e quebra.

5. Escolha o pneu de acordo com o seu automóvel

Você que trabalha no ramo automotivo já sabe que cada automóvel tem o seu pneu ideal. Portanto, saber identificar o tipo de veículo é importante. As letras gravadas na lateral determinam o pneu ideal para os veículos. Os carros de passeio, por exemplo, devem usar pneus com inscrição “P”.

No caso de caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores, eles precisam de pneus “LT”. Já os reboques e o motor-homes devem usar pneu “ST” e os caminhões, as vans e as pick-ups de maior porte precisam de pneus  com a inscrição “C”.

6. Tome cuidado com a largura

A largura do pneu, assim como os desenhos dos sulcos, afeta a tração e o desempenho do carro em frenagens. Quando você aumenta essa medida, o contato do veículo com o solo é melhor e a sua estabilidade nas curvas também melhoram.

Como escolher o pneu certo para seu veículo | Dicas | Blog Engecass

No entanto, é preciso tomar cuidado com a largura dos pneus. Isso também aumenta o consumo de combustível e causa estresse aos componentes da suspensão e da direção.

7. Fique atento ao peso máximo suportado

Essa dica é para quem tem pick-ups, SUVs, pequenos caminhões e vans. Se você transporta muita carga ou lota o carro de gente, opte por pneus que suportam o peso. Não ande com itens que não sejam ideais, pois isso pode causar graves acidentes.

8. Fique de olho na procedência

Não compre recauchutados ou pneus de marcas que você nunca ouviu falar. Por mais bonitos que eles sejam por fora, por dentro podem estar um caos. Além disso, o material usado pode não ser de boa qualidade e o barato pode sair muito caro.

Agora você aprendeu a escolher o pneu certo para seu veículo, não é verdade? Além disso, poderá orientar melhor o seu cliente quando ele tiver alguma dúvida sobre o assunto!

Quer continuar bem informado com a gente? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades da Engecass!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *