Escolha uma Página

O serviço de alinhamento de veículos é feito em quase todos os auto centers brasileiros. O trabalho consiste em alinhar a direção das rodas e é indicado ao cliente quando há reclamações de que o “carro não acompanha o volante” ou quando existe uma trepidação excessiva e inesperada do veículo em movimento.

É importante dizer que quando esses problemas surgem, eles são resolvidos com o auxílio de equipamentos e técnicas específicas que são utilizadas no alinhamento. Essas técnicas contribuem para o aumento na eficiência do rolamento, melhor dirigibilidade e mobilidade do volante.

Mas quais as noções básicas que você precisa ter sobre serviço de alinhamento de veículos para orientar seu cliente? Pensando nisso, a Engecass preparou este post e listou algumas noções que todos os mecânicos precisam saber. Ficou interessado em conferir o nosso artigo? Acompanhe!

Quando o serviço de alinhamento de veículos deve ser feito?

Apesar de problemas com alinhamento de automóveis ser comum nos auto centers, o serviço é especificado pelo próprio fabricante do veículo. E é preciso saber a importância do alinhamento, quem não o faz, provoca impactos negativos no automóvel, pois não dá para viajar por aqui com o carro cheio de problemas, não é mesmo?

Então, é importante orientar seu cliente para ficar de olho. Caso sinta qualquer problema com a direção ou trepidação, é bom procurar o serviço de alinhamento de veículos no auto center.

Como o serviço funciona?

O alinhamento de qualidade equilibra todas as forças físicas de movimento, como por exemplo: gravidade, centrífuga, impulso e atrito. Tudo isso atua em qualquer automóvel que está em movimento.

O equilíbrio pode ser atingido quando se utiliza dois equipamentos específicos: alinhador de direção e balanceadora de rodas.

Alinhador de Direção

Os alinhadores de direção servem para medir os ângulos das rodas em relação ao eixo do veículo. Na maioria dos casos, essa leitura é feita através de um laser que é direcionado a um painel específico. No entanto, muitos auto centers modernos já contam com o Alinhador de Direção Digital, que torna o processo mais rápido e preciso.

Balanceadora de rodas

Já as balanceadoras de rodas avaliam a distribuição de massa pelo conjunto de pneus e rodas. Em seguida, elas compensam essa desigualdade através da aplicação de um contra peso (chumbo) nas rodas mais leves. O balanceamento é realizado com as rodas no carro (balanceadora local) ou fora dele, através de uma balanceadora de coluna.

Conheça nossa linha de balanceadoras de rodas

Os auto centers modernos agregam valor e atendem um número maior de clientes quando investem em balanceadoras computadorizadas. Elas fazem as medições de forma semi-automática e com mais eficiência do que em processos manuais.

Entretanto, para que você possa atender seu cliente com qualidade, você deve se certificar que todos os equipamentos estão em perfeito estado de conservação. Também é importante fazer o alinhamento de acordo com as especificações do próprio fabricante do automóvel.

Outra noção básica sobre alinhamento de veículos é prestar atenção ao sistema de direção. Ele é composto por rodas, volante, barras, caixas de direção, etc.  Vale lembrar da suspensão, um item que também merece cuidado, pois ela é interligada ao sistema de direção e um depende do outro para funcionar bem.

Quando se entende tudo isso, você oferece ao cliente um alinhamento de veículos eficiente, pois o serviço dependerá da suspensão e do sistema de direção. Esses componentes não podem apresentar desgastes ou folgas que facilitem o desajuste dos ângulos quando o automóvel estiver em movimento.

Para que você compreenda o que estamos falando, é só pensar que da mesma forma que o desempenho dos componentes de direção e suspensão dependem de um alinhamento de qualidade, um alinhamento eficiente e duradouro só é possível a partir de componentes com bom estado de conservação.

Quais as diferenças entre desequilíbrio e inclinação?

Desequilíbrio

O desalinhamento da direção também pode ser a inclinação e/ou desequilíbrio dos componentes da suspensão ou sistema de direção do veículo. O desequilíbrio das rodas é a maior causa das vibrações anormais dos veículos, e ele pode ser dividido em:

Desequilíbrio estático

Causa a sensação de que o carro está “pulando” quando atinge uma velocidade próxima 60 km/h.

Desequilíbrio dinâmico

Quando faz a roda cambalear devido ao conjunto de forças horizontais e verticais que atuam sobre as rodas quando o automóvel está entre 70 a 130 km/h.

Na maioria das vezes, o desequilíbrio pode ser corrigido com o balanceamento das rodas. Isso garante a segurança do automóvel e das pessoas que estão dentro dele, além, é claro, prevenir o desgaste excessivo dos pneus.

Inclinação

A inclinação das rodas é dividida em:

Camber

Quando a inclinação é lateral, da parte superior das rodas para fora (positivo) ou para dentro (negativo). Sua função é distribuir a massa do automóvel de maneira uniforme, evitando o desgaste excessivo dos pneus.

Caster

O caster não influencia muito no desgaste dos pneus, mas afeta a direção do veículo pelo condutor. O caster se refere à inclinação vertical da roda em relação ao eixo de giro, e também pode ser positivo ou negativo.

O problema da inclinação das rodas pode ser corrigido pelo Alinhador de Direção, como os alinhadores da Engecass. No entanto, também é importante contar com um profissional qualificado e seguir as especificações do fabricante do automóvel.

O que é alinhamento traseiro?

A maior parte dos automóveis compactos e médios só recebe alinhamento nas rodas dianteiras. Já os modelos com suspensão traseira independente, como algumas versões do Volkswagen Golf e do Ford Focus, têm necessidade de alinhar os braços da suspensão traseira. O procedimento é realizado porque esses automóveis podem perder a regulagem original.

O automóvel tem que ser balanceado todas as vezes que é alinhado?

A resposta para essa pergunta é não. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento de veículos. A prática só deve ser realizada quando o volante do carro estiver vibrando ou duro demais.

Querendo Montar um Auto Center? Siga nossos passos para diferenciar o seu Auto center - no mercado

Também é recomendado o balanceamento quando o motorista fizer a troca de pneus ou quando a quilometragem estipulada para o serviço for alcançada.

Que curso é indicado para quem deseja oferecer o serviço de alinhamento?

É importante se qualificar para oferecer o serviço de alinhamento de veículos. Por isso, caso você queira fazer algum curso, busque informações sobre capacitações voltadas ao serviço de alinhamento de veículos, como cursos para mecânico de suspensão, direção, freios e alinhamento. 

Esse tipo de capacitação ajuda a diagnosticar e a reparar os sistemas de direção e suspensão, e ainda, fazer com perfeição o alinhamento e o balanceamento de rodas.

Por que é importante conhecer tudo isso?

Qualquer automóvel pode apresentar uma direção desalinhada ao longo do tempo. Por isso, a maioria das montadoras automotivas recomenda que o alinhamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados.

Quando você tem noção do processo e não apenas do procedimento manual, os clientes confiam no seu trabalho e procuram por seu atendimento. Isso também traz um grande valor ao seu empreendimento.

Por isso, é importante deixar claro para seus clientes que o alinhamento de direção traz muitos benefícios para o veículo. Seu cliente precisa entender que o desequilíbrio e a inclinação são problemas distintos, que demandam conhecimento e equipamentos específicos para cada caso.

Ter noções sobre o alinhamento de veículos é importante para esclarecer adequadamente seus clientes. Lembre-se que as pessoas estão cada vez mais exigentes com os serviços e por isso você deve estar sempre bem informado!

Quer conferir mais conteúdos como este? Leia o nosso próximo post e aprenda sobre os tipos de manutenções veiculares!